Mais de dez mil manifestantes ocupam a Esplanada pelos 10% do PIB, por combate à precarização e garantia de direitos

Leonardo Severo, de Brasília

Rumo ao Congresso Nacional, milhares marcham pela educação e pelo trabalho decente em BrasíliaCom bandeira na mão, garrafinha d’água na mochila e boné na cabeça, mais de dez mil manifestantes, vindos em caravanas de todo os recantos do país, enfrentaram o sol quente e o ar seco da capital federal para pintar com o verde e amarelo da Pátria e o vermelho sangue da vida o 5 de setembro, Dia Nacional de Mobilização da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e data da VI Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
“Defendemos os 10% do PIB para a educação, o piso do magistério, carreira, e aprovação do Plano Nacional de Educação, porque são medidas imprescindíveis para o desenvolvimento do país, que dialogam com o presente e o futuro da nossa nação, da mesma forma que o combate à precarização e à terceirização”, declarou Carmen Foro, dirigente da executiva nacional da CUT, que coordenou a manifestação ao lado de Fátima Aparecida da Silva, da CNTE. A seu lado no caminhão de som, Fátima lembrou que a ampliação
Carmen Foro, da CUT Nacional, organiza a chegada das delegaçõesdos investimentos é essencial para termos uma educação à altura do país e de seu povo, com o fortalecimento da ciência e da tecnologia nacional. “Por isso o lema da nossa manifestação é ‘Independência é educação de qualidade e trabalho decente’, pois são ações imprescindíveis para o nosso desenvolvimento soberano”, frisou Fátima.
Dirigente nacional da CUT e da CNTE, Antonio Lisboa ressaltou que as mobilizações dos dois últimos meses, onde os cutistas dirigiram um processo intenso de greves de servidores federais e estaduais, arrancaram bons resultados, dobrando a intransigência dos que se recusavam a negociar e diziam não ter recursos. “O caminho é esse, é botar a massa na rua para garantir direitos e ampliar conquistas. Com mobilização o dinheiro aparece”, frisou.

Leia a íntegra em http://www.cut.org.br/destaques/22509/mais-de-dez-mil-manifestantes-ocupam-a-esplanada-pelos-10-do-pib-por-combate-a-precarizacao-e-garantia-de-direitos