Manifesto da P-43 contrário a mobilização

Leia a integra do manifesto e os esclarecimentos do Sindipetro-NF

MANIFESTO DA P-43

Os trabalhadores da Petrobras, embarcados nesta data na P-43, vem por meio deste manifestar sua insatisfação com a postura e com as práticas adotadas pelo Sindipetro-NF na campanha reivindicatória atual.

No entendimento dos trabalhadores da P-43, o Sindipetro-NF está mudando o foco da campanha atual, que é o ACT-2011, comprometendo o bom andamento das negociações e eficácia do movimento.

Os trabalhadores reiteram o compromisso contra as punições e represálias gerenciais adotadas nos últimos anos, mas alegam que o momento ao qual foi lançado o último boletim de convocação é inoportuno e malicioso, visto que as retaliações relatadas no boletim de convocação ocorreram em Agosto (22/08/2011) e só agora o Sindipetro-NF se manifestou.

Acreditamos que o momento é de mobilização em prol do melhor ACT-2011 possível. Mobilizações paralelas enfraquecem o movimento.

Lembramos ao Sindipetro-NF que a nossa recente campanha da PLR-2010 ocorreu uma situação semelhante a qual estamos passando. No meio da campanha da PLR iniciou-se um movimento que pleiteava a paralisação por mais segurança nos voos, desestabilizando a campanha da PLR. Não que o pleito não seja importante, mas o momento ao qual foi colocado.

Sendo assim, o Sindipetro-NF só nos faz acreditar que está utilizando a “tática” anteriormente adotada, tirando o foco, desarticulando o movimento, beneficiando a empresa e usando a categoria como massa de manobra para seus interesses. Macaé, 31 de Outubro de 2011.

Em resposta aos companheiros da P-43 o sindicato tem os seguintes esclarecimentos:

1. A mobilização proposta e já aprovada por 18 plataformas é uma reação aos abusos gerenciais que culminaram com demisões de três companheiros terceirizados e o afastamento da comissária cipista em PVM-2. As demissões foram anunciadas no dia 14 de outubro e duas delas homologadas na semana passada.

2. Em diversas plataformas temos denuncias de que são utilizados como método gerencial o assédio, as ameaças e a perseguição, incluindo entre elas a própria P-43. Este método está diretamente ligado a capacidade de organização da categoria petroleira, ou seja, onde há mais militância e engajamento com a luta, temos um maior grau de assédios. Isso de forma alguma é mudar o foco. Pelo contrário promove ainda mais a organização para a luta.

3. A mobilização citada pelos companheiros foi a “Greve pela Vida” em reação a queda de uma aeronave, com quatro vítimas fatais, em 22 de agosto de 2011. Seminários da categoria apontaram para realização de uma greve a cada morte e o sindicato cumpriu esse encaminhamento. Esse indicativo pode ser repetido a qualquer momento, bastando que aconteça uma nova morte por acidente. Este é um compromisso assumido em defesa da saúde e da segurança dos trabalhadores que o sindicato tem como prioridade.