Manifesto de apoio da Diretoria do Sindipetro-NF à Chapa União e Luta na eleição 2017 do Sindipetro-CE/PI

Primeiramente, FORA TEMER e Diretas já!!!

A diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, vem por meio desse manifesto declarar apoio a Chapa CUTista e FUPista União e Luta na eleição que do Sindicatos do Petroleiros do Ceará/Piauí.

No momento em que o mundo vive um crescente avanço das políticas neoliberais direitistas e o Brasil vive em um estado de exceção após um golpe Legislativo, Jurídico e Midiático em que a Presidenta Dilma Rousseff foi deposta da Presidência da República não por ter cometido algum crime e sim por representar um projeto de país que revolucionou a vida dos mais pobres, dando o mínimo de dignidade a quem sempre foi esquecido pelo estado, fazendo assim uma clara disputa com as elites. Temos que ter clareza sobre qual caminho devemos seguir para lutar e resistir.

Ao longo do governos Lula e Dilma uma revolução aconteceu na maior empresa do Brasil, pois uma política de estado foi aplicada para que os recursos oriundos do petróleo fosse mantido no Brasil e usado para desenvolver nosso país. Isso aconteceu por meio das parcerias com as universidades, escolas técnicas e outras instituições que ajudaram por exemplo, a desenvolver a tecnologia necessária para explorar o pré-sal, assim como também pela retomada da indústria naval brasileira que contou com a construção das plataformas que foram bancadas pelo governo no Brasil chegando a gerar mais 1,5 milhões de empregos simultaneamente na cadeia do Petróleo e com a construção de novas refinarias, ampliações das refinarias existentes e também com construção de polos petroquímicos.

Os erros, crimes de corrupção e quaisquer outros desvio que tenha sido cometido, em qualquer período, devem ser investigados e os culpados punidos, porém temos que ter clareza que a entrega do patrimônio e riquezas nacionais estão sendo feitas com a desculpa de que isso acontece para acabar com a corrupção e a ineficiência do estado e das estatais. Não podemos jamais compactuar com isso e teremos muitos desafios pela frente para lutar contra a Privatização da Petrobrás.

Sabemos que a unidade na base do CE/PI foi tentada e que até poucos dias atrás alguns companheiros que estão nas duas chapas estavam juntos tentando fazer esse trabalho de unidade, porém não houve acordo em fazer uma divisão de mandato da presidência proposta pela chapa 1 para ser metade E&P e metade Lubnor, assim também como condicionantes colocadas por ambas as partes para que essa unidade fosse construída. Porém vemos que a atual diretoria do Sindipetro-CE/PI tem feito um excelente trabalho na defesa dos trabalhadores, seus direitos e que lutou assiduamente contra o Golpe e contras esses avanços da direita facistas, porém não temos como andar de mãos dados com membros do PSTU e “Bolsonaristas” nessa luta que ainda vamos travar pela frente, pelo simples fato de sabermos que os projetos de país que defendemos são diferentes.

Reconhecemos também o trabalho desenvolvido pela Central Única dos Trabalhadores do Ceará que ajudou na construção da luta contra os cortes de direitos, contra a entrega do Pré-sal e contra a venda dos ativos.

Viemos assim pedir que os companheiros filiados ao Sindipetro-CE/PI votem na Chapa 1 União e Luta, demonstrando que a luta se constrói com participação e trabalho.

Diretoria Colegiada do Sindipetro-NF