Manifesto dos estudantes da Ocupação do Polo Universitário de Macaé

DESCULPE O TRANSTORNO, A LUTA É POR VOCÊ!!

Bom dia a todas e todos. Hoje, dia 7 de dezembro de 2016, será discutida em segundo turno no senado a PEC 55, chamada “PEC do fim do mundo”. Nós, cidadãos consignatários da Constituição Federal de 1988 e estudantes do Polo Universitário de Macaé, seguindo a agenda nacional de lutas e nossa própria trajetória de mobilização contra os retrocessos do atual governo, fechamos temporariamente o acesso ao bloco A, em demonstração do nosso repúdio e da nossa força frente ao desmantelamento dos direitos sociais. A PEC 55, acompanhada de outros projetos, ataca diretamente a educação pública, gratuita, crítica, universal e de qualidade, reduzindo-a à mera profissionalização de mão de obra para o mercado, descumprindo sua função de formar cidadãos com pleno gozo de seus direitos políticos e sociais e agentes transformadores da sociedade.

Somos contrários ao congelamento de verbas para a educação. Com essa PEC, o investimento per capita irá diminuir consideravelmente ao longo dos anos, resultando em menos concursos públicos, biblioteca desatualizadas, menos vagas oferecidas, salas desestruturadas, salários desvalorizados, ou seja, o sucateamento geral da educação. A nossa preocupação especial com a UFF Macaé e FeMASS se dá pela vulnerabilidade dessas duas universidades dentro da Cidade Universitária. Tendo em vista as atuais políticas de enxugamento da máquina pública, a UFF já foi ameaçada diretamente pelo reitor de ser retirada do Polo por não ter nenhum tijolo construído em Macaé. E a FeMASS, que não possui nenhum professor concursado, ameaçada pela reforma administrativa em trâmite na Câmara dos Vereadores de Macaé.

Nós estudantes da UFF, UFRJ e FeMASS, lutamos contra a precarização da universidade e por mais investimentos na assistência estudantil, através da construção de um restaurante universitário (nos moldes da sede), por uma moradia estudantil e mais bolsa de permanência, ou seja, medidas que radicalizam a democratização do acesso ao ensino superior.
Convocamos todas e todos que acreditam na luta pela educação como ferramenta transformadora da sociedade, todas e todos que acreditam em um Estado Democrático de Direito que exista com o fim de garantir os direitos fundamentais, e na constituição da qual somos signatários, a somar forças nessa jornada.