Manifesto: trabalhadores de P-52 denunciam perseguição

Os trabalhadores de P-52 encaminharam para o Sindipetro-NF um manifesto repudiando a atitude unilateral da empresa de punição de um companheiro e do corte do pagamento da hora extra realizada em feriados. “Acreditamos que os direitos dos trabalhadores não são o que causa prejuízo à Petrobrás” – descreve o manifesto.

Perseguição

Os trabalhadores de P-52 também denunciaram que o companheiro André Martins foi desimplantado, com o argumento de que não há vagas na plataforma. O Sindipetro-NF repudia veementemente a atitude da empresa, principalmente porque, André é um companheiro combativo e que sempre lutou em defesa da categoria petroleira.

A empresa passa por um momento de baixa de efetivo, principalmente depois do PIDV, quando 6 mil trabalhadores foram desligados. Para a diretoria do NF, o argumento de não ter vaga na plataforma não é verdadeiro.

“O Sindicato será duro na cobrança pela reimplantação, principalmente porque está clara a perseguição. Os gerentes estão mapeando os trabalhadores mais combativos para serem perseguidos e assim enfraquecer a mobilização legitima e justa dos trabalhadores. Atitudes anti-sindicais e de falta de ética” – conclui Breda.

Hora extra

O Sindipetro-NF alerta que a alteração da forma de pagamento do feriado trabalhado é ilícita, e completamente nula, conforme os artigos 9° e 468 da CLT. O Departamento Jurídico do NF já está agindo e cobrará na justiça o corte desse direito.

Para a diretoria do Sindicato, os gerentes que determinaram esse corte estão agindo de forma irresponsável, como usualmente o fazem. Com essa prática constituirão mais um passivo trabalhista, a ser pago pela empresa com juros e correção monetária.

Além de cobrar por esse corte, o NF também entrará na justiça pela manutenção do pagamento como vinha sendo praticado e responsabilizará judicialmente os gestores, por improbidade administrativa.

“Essa é a prática dos que querem quebrar a Petrobrás. Gerar prejuízos à empresa, com decisões inconsequentes, pelas quais não pretendem responder” – afirmou o Coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda.

A categoria não aceitará que nenhum direito seja cortado e como afirmado no item 13 da Pauta Pelo Brasil, os petroleiros estão dispostos a fazer a greve por nenhum direito a menos.