Manutenção da Petrobrás integrada é foco da categoria petroleira

Na última semana, mudanças na estrutura da Petrobrás estão sendo apresentadas pela sua diretoria na mídia, sem antes passar pelo Conselho de Administração. Já comunicaram a venda da Transpetro, o aumento das demissões de terceirizados e hoje, 22, saiu uma notícia que a Petrobrás pretende cortar 1/3 dos seus gerentes executivos. Para a Companhia a solução é vender ativos e cortar investimentos.

Na visão do movimento sindical petroleiro, a saída é a manutenção da empresa integrada e o retorno dos investimentos, colocando a Petrobrás como mola propulsora do desenvolvimento do país e geradora de empregos. Os representantes da FUP no Grupo de Trabalho da Pauta pelo Brasil ressaltaram que o atual momento exige a busca de saídas para resolver os problemas de curto prazo, sem abrir mão dos projetos prazos mais longos, tendo como premissa a manutenção das atividades produtivas e as relações com os diversos públicos de interesse da Companhia (trabalhadores, fornecedores, consumidores, acionistas e sociedade).

A forma que os trabalhadores tem para influenciar a construção do Plano de Negócios 2016-2020 é através desse Grupo de Trabalho, que ao seu término irá gerar um relatório para diretoria da Petrobrás e Conselho de Administração.