Médico Dr. Ricardo fala sobre a responsabilidade das empresas com relação à saúde do trabalhador em meio a pandemia do Covid-19

O posicionamento incoerente da Petrobras e das demais empresas diante da pandemia do Covid-19 foi um dos temas abordados no segundo dia do Congrenf. Na tarde desta terça-feira, 30, o médico Dr. Ricardo Garcia criticou a falta de medidas concretas para garantir a promoção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

Garcia lembrou que desde o início da pandemia, o sindicato vem cobrando de forma incisiva a transparência sobre o número de casos e quais medidas estão sendo tomadas, porém, a empresa tem apresentado resistência em passar as informações.

Um dos motivos seria os procedimentos incoerentes que estão sendo aplicados. Um dos exemplos é que a empresa teria distribuído máscaras aos funcionários, que não estão de acordo com as normas da organização de saúde, teria demorado a adotar testes nos funcionários.  Além disso, insiste nos testes rápidos, que não oferecem resultados precisos, colocando em risco a vida do trabalhador, que já pode estar contaminado, assim como ampliando a possibilidade de expansão da doença.

Dr. Garcia criticou a falta de medidas de prevenção das outras doenças respiratórias como H1M1, que possuem vacinas. “Não temos ainda uma vacina ou um tratamento padrão para o Covid-19. Mas, há tratamentos e prevenções para outras doenças respiratórias, que podem ajudar a saúde do trabalhador, como é o caso da H1N1”.

O médico finalizou frisando que a pior morte é morrer pela omissão.

Saiba mais sobre o Congrenf

Lembrando que as palestras acontecem no horário marcado, mas ficam disponíveis para acesso gratuito até o final do congresso. Sendo assim, você terá mais tempo para ver e rever todo o conteúdo e não perder nada!

O XVI Congrenf segue até a próxima sexta-feira, totalmente online. As mesas e palestras também serão disponibilizadas em vídeo nas redes sociais do Sindipetro-NF. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em congresse.me/eventos/congrenf.