Mensagem da FUP no Dia Nacional dos Aposentados

No dia de hoje, 24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados, devemos homenagear todas as trabalhadoras e trabalhadores aposentados e pensionistas que estão sempre presentes em todas as lutas em defesa da democracia, contra a venda de ativos e a privatização do Sistema Petrobrás.

Também devemos comemorar as conquistas dos beneficiários dos acordos administrativos ou extrajudiciais celebrados com a Petros, após muita pressão da FUP e de seus sindicatos filiados. O Conselheiro Deliberativo eleito da Petros, Paulo César, ressalta que se não houvesse a pressão do movimento sindical, certamente o resultado seria outro, com enormes prejuízos aos associados (as).

Uma grande vitória dos petroleiros foi a manutenção do Benefício Farmácia, que havia sido suspenso em 2015 pela Petrobrás. O programa não só voltou a ser um direito dos trabalhadores, como também foi conquistada a garantia de reembolso dos gastos com medicamentos dos trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas, com efeito retroativo de setembro de 2015 a agosto de 2016.

Outra conquista que merece ser comemorada é a garantia dos direitos conquistados no ACT 2015-2017 aos aposentados e pensionistas. Assim foi com o pagamento dos níveis 2004, 2005 e 2006, tanto os que foram ganhos através das ações judiciais.

Sempre na luta, os aposentados e pensionistas são incansáveis nas batalhas pelos seus direitos e contra o desmonte da Petrobrás.