Metalúrgicos da Ford de São Bernardo do Campo entram em greve

Da Agência Brasil

Em assembleia ocorrida na manhã desta quinta-feira (10), os trabalhadores da fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado em protesto contra o corte de pessoal.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que ainda está fazendo um levantamento sobre o total de demissões que incluem, segundo a entidade, empregados em sistema layoff(suspensão temporária dos contratos de trabalho) e também os que estão afastado em folga obtida por meio do banco de horas.

De acordo com o sindicato da categoria, dos 4,3 mil trabalhadores dessa unidade, 160 estão em layoff, desde 11 de maio, e 59 afastados em banco de horas.

Em nota divulgada antes da decisão de greve, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, manifestou surpresa pela atitude da montadora. “Não esperávamos demissões na Ford. Há mais de um ano vínhamos conversando com a fábrica e encontrando alternativas em conjunto para enfrentar o cenário adverso”.

Apesar de reconhecer o impacto do desaquecimento da economia sobre o setor, o líder sindical considerou precipitada a decisão da empresa de eliminar vagas. “Sempre há espaço para negociação”, defendeu ele.