Ministério reconhece mais 19 profissões. Agora, são 2.685

RBA – Com mais 19 atividades, o Ministério do Trabalho atualizou nesta segunda-feira (19) a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), uma relação usada para estatísticas e implementação de políticas públicas. Agora, o total de ocupações reconhecidas chega a 2.685.

Entre as novas atividades, estão algumas ligadas às áreas de televisão (assistente de direção e continuísta) e espetáculos (diretor de programação e de produção), segurança (polícia legislativa). Também se inclui o chamado lobista, sob o nome profissional de relações institucionais e governamentais (confira a lista ao final do texto).

“As atualizações da CBO atendem a demandas da sociedade, entidades governamentais, conselhos federais, associações, sindicatos, empresas, instituições de ensino e trabalhadores autônomos”, diz o ministério. “Quem melhor pode falar sobre uma ocupação é quem desempenha a função”, afirma a coordenadora da CBO, Cláudia Maria Virgílio de Carvalho.

Ainda na segunda-feira, foi feita uma atualização de conteúdo na “família” de porteiros e vigias. “O objetivo foi readequar o texto de acordo com as atividades desses profissionais.” As ocupações incluem porteiros de hotel, de edifícios, de locais de diversão, vigias (de rua e noturno) e fiscais de loja.

Confira as novas ocupações da CBO:

* Engenheiro de logística

* Registrador de câncer

* Amarrador e desamarrador de embarcações

* Polícia Legislativa

* Instalador de sistemas fotovoltaicos (reparação de linhas de cabos) 

* Rejuntador cerâmico

* Profissionais de relações governamentais e institucionais

* Assistente de direção (TV)

* Diretor de imagem (TV)

* Continuísta

* Diretores de programação

* Diretores de produção

* Diretor artístico

* Coordenador de programação (registros sonoros/audiovisuais)

* Assistente de operações

* Supervisor de operações (mídias audiovisuais)

* Supervisor técnico (mídias audiovisuais)

* Sonoplasta

* Analista musical