Mobilização começa à 0h. Confira os procedimentos

Começa à 0h desta quarta, 6, a mobilização dos petroleiros de todo o País em defesa de uma PLR justa. Na Bacia de Campos, a base de Cabiúnas e as plataformas adotarão procedimentos especiais de paralisação (abaixo).

Nas bases de Imbetiba e Parque de Tubos haverá atrasos de duas horas na entrada do expediente, com realização de assembleias.

Trinta e cinco plataformas realizaram assembleias e aprovaram o indicativo de mobilização, das cerca de 40 unidades da Bacia. O Sindipetro-NF convocou as restantes a também aderirem ao movimento.

Confira abaixo os procedimentos e os horários das assembleias.

Procedimentos e orientações sobre a Mobilização

Parque de Tubos e Imbetiba:

– Atraso de duas horas na entrada do expediente da quarta, 6, com participação em Assembleia a partir das 7h.

Plataformas e Cabiúnas:

– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.

– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.

– Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.

– Suspender as PTs de CIPA.

– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.

– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.

– Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.

– A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento.

Orientações adicionais para plataformas:

Os trabalhadores sabem que cada plataforma tem suas peculiaridades técnicas e de ambiência. Sendo assim, sempre irão surgir questionamentos sobre a realização da mobilização. O sindicato divulga abaixo orientações que podem auxiliar na realização da mobilização.

1. Reunir na noite da terça, 5 para organizar a mobilização.

2. O sindicato indica escolher de três a cinco companheiros para uma comissão de mobilização

3. Não aceitar provocações ou ameaças por parte da gestão da empresa e denunciar ao sindicato o nome e função de quem adotar estas práticas.

4. Observar a situação de operação da unidade no início do movimento. Como prevê o último ítem dos procedimentos (acima), nenhuma atividade será realizada para acrescentar produção em relação aquela do início do movimento. Também não serão realizadas atividades para retomar a produção eventualmente reduzida ou interrompida durante o movimento.

5. Poços problemáticos – Eventualmente o item acima pode estar relacionado a um poço cuja permanência parado possa prejudicar a sua produção futura. Nesses casos, uma análise do caso específico deve ser realizada para decidir o procedimento a ser adotado para a segurança do poço.

6. Não autorizar realização de trabalhos que tenham sido programados para aproveitar o momento da mobilização com a desculpa de que estão relacionados a segurança mas que nunca foram priorizados antes.

Assembleias de Terra nesta quarta, dia 6

Cabiúnas / Grupo D   – 0h