Começa à 0h desta quarta, 6, a mobilização dos petroleiros de todo o País em defesa de uma PLR justa. Na Bacia de Campos, a base de Cabiúnas e as plataformas adotarão procedimentos especiais de paralisação (abaixo).
Nas bases de Imbetiba e Parque de Tubos haverá atrasos de duas horas na entrada do expediente, com realização de assembleias.
Trinta e cinco plataformas realizaram assembleias e aprovaram o indicativo de mobilização, das cerca de 40 unidades da Bacia. O Sindipetro-NF convocou as restantes a também aderirem ao movimento.
Confira abaixo os procedimentos e os horários das assembleias.
Procedimentos e orientações sobre a Mobilização
Parque de Tubos e Imbetiba:
– Atraso de duas horas na entrada do expediente da quarta, 6, com participação em Assembleia a partir das 7h.
Plataformas e Cabiúnas:
– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
– Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.
– Suspender as PTs de CIPA.
– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
– Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
– A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento.
Orientações adicionais para plataformas:
Os trabalhadores sabem que cada plataforma tem suas peculiaridades técnicas e de ambiência. Sendo assim, sempre irão surgir questionamentos sobre a realização da mobilização. O sindicato divulga abaixo orientações que podem auxiliar na realização da mobilização.
1. Reunir na noite da terça, 5 para organizar a mobilização.
2. O sindicato indica escolher de três a cinco companheiros para uma comissão de mobilização
3. Não aceitar provocações ou ameaças por parte da gestão da empresa e denunciar ao sindicato o nome e função de quem adotar estas práticas.
4. Observar a situação de operação da unidade no início do movimento. Como prevê o último ítem dos procedimentos (acima), nenhuma atividade será realizada para acrescentar produção em relação aquela do início do movimento. Também não serão realizadas atividades para retomar a produção eventualmente reduzida ou interrompida durante o movimento.
5. Poços problemáticos – Eventualmente o item acima pode estar relacionado a um poço cuja permanência parado possa prejudicar a sua produção futura. Nesses casos, uma análise do caso específico deve ser realizada para decidir o procedimento a ser adotado para a segurança do poço.
6. Não autorizar realização de trabalhos que tenham sido programados para aproveitar o momento da mobilização com a desculpa de que estão relacionados a segurança mas que nunca foram priorizados antes.
Assembleias de Terra nesta quarta, dia 6
Cabiúnas / Grupo D – 0h
Imbetiba – 7h
Parque de Tubos – 7h
Cabiúnas / Grupo C e ADM – 8h
Cabiúnas / Grupo B – 16h