Mobilização conquista proposta para Dia de Desembarque

Reunida na manhã de hoje na cidade de Aracruz (ES), onde acontece o XIV Confup, a diretoria do Sindipetro-NF e os delegados de base eleitos para o Congresso, avaliaram a proposta apresentada na noite de ontem pela Petrobrás para o Dia de Desembarque e definiram por indicar para a categoria petroleira a sua aceitação, com a conseqüente suspensão do movimento de Greve marcado para começar nesta terça, 5.

A avaliação da diretoria do Sindipetro-NF é a de que, mais uma vez, os petroleiros da Bacia de Campos empreenderam um movimento vitorioso pelo Dia de Desembarque, que gerou avanços também na mobilização nacional pela PLR.

O sindicato lembra que, há não muito tempo, a Petrobrás sequer considerava o Dia de Desembarque um problema e não aceitava discutir o assunto. Após a assinatura do Acordo Coletivo de 2007 e o compromisso da Companhia em discutir esse assunto em 60 dias, a categoria petroleira da Bacia de Campos iniciou sucessivas mobilizações, dois seminários, a greve de cinco dias que mobilizou todas as plataformas e a mais recente paralisação de 96 horas, a empresa passou a adotar postura bastante diferente, tendo que produzir uma proposta que efetivamente trouxesse conquistas para os trabalhadores.

“Os trabalhadores da Bacia de Campos estão de parabéns. Aqui no Confup, ouço de delegados de outros estados elogios aos companheiros da nossa região. Conquistamos uma boa proposta, e isso não cairia do céu, não teria sido possível sem a força e a mobilização que foi feita”, disse o coordenador geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel.

O coordenador também lembrou que este é o estilo de luta dos petroleiros, que nunca pára. “A proposta é muito boa. Mas ficou alguma coisa de fora? Ficou. Mas temos que garantir e comemorar o que já conquistamos, e seguir adiante para buscar aquilo que ainda acreditamos ser nosso direito. Disposição, organização e união para isso não faltam”, afirmou Rangel.

Caiu a máscara

O movimento pelo Dia de Desembarque também teve um efeito paralelo interessante, na avaliação do sindicato. Foi o de fazer cair a máscara da gerência conservadora da empresa, que perseguiu trabalhadores, fez ameaças, promoveu embarques e desembarques, inventou cursos, abusou de todas as formas de assédio moral.

Na proposta da empresa, também há o compromisso de que eventuais casos de punição serão avaliados com a participação do sindicato. A entidade avalia que não houve nada que justificasse esta medida extrema.

Propostas

No caso do Dia de Desembarque, a categoria deve ter claro que ao aprovar essa proposta saímos vitoriosos de uma luta história dos trabalhadores com grandes conquistas como o reconhecimento do intervalo de 11 horas entre jornadas retroativo a janeiro de 2007, o retorno da manutenção para o turno que foi retirado em 1997 e transformar procedimentos em ítens de termo aditivo ao Acordo (Veja quadro na página seguinte).

No caso da PLR, O piso avançou de 22,5% em relação à primeira proposta apresentada; sobre a relação piso-teto foi para 2,5 vezes a diferença entre o menor e o maior valor, aumento do valor provisionado para 14,2% dos dividendos. A Petrobrás também paga um abono equivalente a 40% de uma RMNR ou R$ 1.500,00, o que for maior. Para PLRs futuras,a Petrobrás propõe negociar com a FUP o regramento do pagamentos das PLRs futuras, estabelecendo prazo até o dia 25 de setembro de 2008 para conclusão desta negociação.A Petrobrás se compromete a efetuar o pagamento do adiantamento a partir de 10/01/2009, com base em critérios estabelecidos na proposta.

O pagamento da PLR 2007 está previsto para nove dias após a assinatura do acordo.

Assembléias

O Sindipetro-NF convoca os trabalhadores das unidades marítimas da Petrobrás a realizar Assembléias neste sábado, 02 e domingo, 3, com retorno das atas na segunda às 12 horas. As bases de terra realizam assembléias na terça, 05 para avaliar o indicativo do sindicato de suspensão da greve marcada para iniciar no dia 5 e aprovação das últimas propostas apresentadas pela Companhia sobre Dia de Desesmbarque e PLR .

Calendário de Assembléias

Plataformas – Dias 2 e 3 de agosto, com retorno das atas até às 12h do dia 4.

Bases de Terra

Praia Campista, Parque de Tubos, UN-Rio e Santa Mônica – terça, 5 – 7h

Cabiúnas – terça,5 – 0h Grupo C ; 8h – ADM e Grupo B e 16h – Grupo A

Indicativos para plataformas