Mobilização dos sindicatos offshore faz Petrobrás marcar reunião sobre desimplantes

A pressão coletiva dos sindicatos que representam os trabalhadores offshore surtiu efeito. Após a reunião unificada realizada na manhã da última sexta-feira (24), a Petrobrás marcou um encontro com as entidades com data para esta quarta, 29, ou quinta, 30, com horário a ser confirmado, com o objetivo de tratar dos desimplantes em massa que vêm atingindo dezenas de petroleiros sem explicações claras por parte da gestão.

O movimento sindical avalia que a rápida resposta da empresa é resultado direto da força demonstrada pela unidade dos sindicatos, que se reuniram em defesa dos trabalhadores e deixaram claro que não aceitarão a retirada de direitos e o descaso com os empregados em regime especial.

“O fato de todos os sindicatos offshore estarem articulados e mobilizados já provocou um impacto dentro da Petrobrás. Isso mostra que quando nos unimos, somos ouvidos”, destaca o Coordenador do Sindipetro-NF, Sérgio Borges.

O momento, segundo Borges, exige mobilização e participação massiva da categoria nas assembleias, que acontecem entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro. É nelas que serão debatidos os rumos da campanha e as estratégias de enfrentamento às políticas da gestão da Petrobrás que afetam diretamente os trabalhadores.

“Essa resposta rápida da empresa comprova o que sempre dissemos: a nossa única força está na união e no número. Quando a categoria se organiza, quando participa e fala em uma só voz, a Petrobrás precisa escutar”, reforça o diretor de Comunicação do NF, Johnny Souza.

A reunião com a direção da companhia será um momento importante para exigir explicações formais sobre os desimplantes e reafirmar a posição firme das entidades em defesa de todos os trabalhadores afetados — e de toda a categoria, que pode ser atingida a qualquer momento.