Módulos Temporários de Acomodação de P-35 estão irregulares

Uma denúncia feita pelos trabalhadores da plataforma P-35 resultou em mudanças nas condições dos Módulos de acomodação temporária (MTAs) e na infraestrutura geral da unidade. A denúncia foi encaminhada à Petrobras e à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o que resultou em uma reunião tripartite para tratar das questões levantadas .

O Coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, detalhou o desenrolar da reunião sobre os MTAs na Petrobrás. Na reunião tripartite, a SRTE alertou a Petrobras sobre a irregularidade dos atuais módulos de acomodação temporários. A legislação não permite a permanência desses módulos sem um prazo definido. Portanto, foi enfatizado que a Petrobras deveria solicitar a autorização para a utilização dos mesmos, incluindo um prazo determinado para sua utilização, não apenas na P-35, mas em todas as unidades.

No que diz respeito à P-35, a Petrobras comunicou que todos os MTAs foram interditados para reforma. A empresa se comprometeu a ocupá-los novamente somente após a conclusão da reforma e após enviar a documentação necessária para a solicitação de uso. Além disso, a Petrobras prometeu melhorias adicionais, como aprimoramento do sinal de Wi-Fi, atualização dos ramais e a criação de uma nova área de convivência na unidade.

O Sindipetro-NF destacou a importância da interdição dos MTAs, enfatizando que más condições de acomodação não apenas afetam o bem-estar físico e mental dos trabalhadores, mas também aumentam o risco de acidentes. A atuação conjunta dos trabalhadores, sindicato e SRTE demonstra a eficácia de denúncias e do diálogo em busca de melhorias nas condições de trabalho e segurança nas unidades offshore.

“Esse caso serve como exemplo de como a colaboração entre as partes envolvidas pode levar a mudanças positivas e impactantes nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos trabalhadores. Ações como essa reforçam a importância da vigilância constante da categoria e da busca por soluções conjuntas para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos” – disse Alexandre Vieira.