Morre um dos mais influentes jornalistas contemporâneos, Paulo Henrique Amorim, aos 77 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu na manhã desta quarta, 10, aos 77 anos,  em sua casa no Rio de Janeiro, vítima de um infarto fulminante.  A informação foi confirmada pela TV Record, onde exerceu sua última ocupação.

O jornalista teve passagem por diversas emissoras de televisão, como Globo, Bandeirantes, Cultura e Record. Nesta última, foi apresentador do programa “Domingo Espetacular”, onde ficou de janeiro de 2006 até junho passado. Crítico do atual governo Jair Bolsonaro, ele havia sido afastado do programa, após a Record ser pressionada por apoiadores do ministro da Justiça, Sergio Moro, e do presidente Bolsonaro pela demissão do jornalista.

Paulo Henrique Amorim mantinha o blog Conversa Afiada, que se notabilizou pela defesa de uma mídia democrática e com críticas frequentes à Lava Jato e a Bolsonaro. O jornalista popularizou o termo “PIG”, o Partido da Imprensa Golpista, usado para criticar os meios de comunicação que apoiaram o golpe contra os governos de Lula e Dilma.

PHA no Sindipetro-NF

Em comemoração aos 20 anos do Sindipetro-NF, o teatro da entidade em Macaé recebeu no dia 18 de fevereiro de 2016 o jornalista Paulo Henrique Amorim, para uma palestra de lançamento do livro “O quarto poder – uma outra história” (Hedra) .  O lançamento foi organizado pelo cursos de Comunicação Social da Faculdade da Salesiana de Macaé, em parceria com o Sindipetro-NF.

O livro “O quarto poder – uma outra história” traz memórias e história: a história pouco conhecida dos meios de comunicação no Brasil desde os primórdios, no período Vargas, passando pela criação e pelo apogeu da Rede Globo, a partir do governo militar, e incluindo os bastidores de grandes momentos da história contemporânea.

PHA foi um dos mais influentes jornalistas brasileiros contemporâneos. “O jornalismo de qualidade é aquele que se nutre pelo princípio fundamental que é que jornalista existe para dar notícia, informar. Numa sociedade democrática o papel do jornalista é oferecer ao seu leitor informações precisas e imparciais, para que ele, usufruindo do seu preceito de cidadania, possa escolher e fazer opções com liberdade” – afirmou Paulo Henrique Amorim durante o lançamento do livro.

Clique aqui e assista a palestra de Paulo Henrique no Sindipetro-NF

Imprensa da CUT e Sindipetro-NF