O sindicato recebeu hoje, domingo, 13, manifesto elaborado na P-40, em reunião setorial que contou com petroleiros da Petrobras e de empresas contratadas. O Sindipetro-NF tem incentivado as plataformas a exporem suas pendências de segurança, saúde e também os abusos gerenciais. O movimento foi iniciado em Namorado 1 e foi seguido por outras plataformas.
Após o incêndio ocorrido em Cherne-2, o sindicato solicitou e os trabalhadores da plataforma, em atitude corajosa, listaram todos os problemas que estavam enfrentando após o acidente. A plataforma foi interditada. No mesmo dia, sexta, 11, o Coordenador Geral do Sindipetro-NF José Maria Rangel, no site do sindicato e na Radio-NF, incentivou que os trabalhadores de outras plataformas manifestem apoio a Cherne 2 e atualizem suas pendências de segurança. Foi o que fez P-40 em setorial histórica neste sábado, 12.
Leia aqui a íntegra do documento enviado ao sindicato:
MANIFESTO DA PLATAFORMA DE P40.
Nós trabalhadores embarcados na UM-P-40, presente nesta reunião setorial,histórica,pois tivemos a presença de vários companheiros da Petrobras,e de empresas Prestadores de serviço ,onde viemos expressar aqui em primeiro momento a nossa solidariedade aos combativos companheiros da bacia de campos, em especial aos de PCH-1, PCH2, PVM1, 2,3, que de forma responsável e determinada vem enfrentando os algozes da gestão do desmando da Petrobrás.
Queremos informar que aqui na P-40, também temos enfrentado alguns dissabores no que tange ao cumprimento das NR’S vigentes, na área de RH e bem estar dos residentes.
Tivemos a quadra de esporte, interditada, com a justificativa de um acidente, mas o que ocorreu de fato foi o atendimento na enfermaria de um trabalhador com dores lombares, o qual continuou no seu posto de trabalho e desembarcou na sua escala normal. Cadê o acidente? Segundo a gerência, cumprindo determinações do Ativo, a quadra ficará interditada toda vez que houver acidente na mesma. Acreditamos que essa prática desestimula empregados que porventura venham a se acidentar, a registrar os acidentes.
Não satisfeito o Geplat a bordo, também retirou do ponto intitulado como “FUMODROMO” área externa, os bancos e cadeiras que serviam a aquele espaço, como ponto de integração entre os residentes, afirmando ele que estaria cumprindo uma orientação da DIRETORIA EXECUTIVA a qual era para não dar conforto para o fumante e não facilitar a sua “vida de fumante”. Esta prática antidemocrática vem causando um descontentamento e fadiga entre os usuários daquele local.
No atendimento as NR’S, vale ressaltar que a P-40, foi alvo de Fiscalização do SRTE/SINDIPETRO-NF, nos anos de 2008, 2009, 2010, pois tivemos aqui pendências de CIPA que se arrastava a mais de cinco anos, após atuação da fiscalização a obra saiu em 10 dias, podem acreditar, pois já naquele período falava-se em interdição.
No momento estamos em desacordo nos seguintes itens:
Sistema de ar condicionado (foi projetado para atender 100 pessoas, estamos convivendo há anos com uma média de 180 pessoas /dia, NR-30, ANEXO, II, ITEM. 10.1.1. II – “As instalações sanitárias, vestiários, refeitórios, cozinhas, camarotes, alojamentos temporários e as instalações de lazer devem ser projetados, considerando: condições de vivência adequadas ao conforto dos trabalhadores embarcados.”
Temos seis (6) Camarotes com mais de quatro (4) pessoas, NR-30, ANEXO II, 10.5.1.2 “–O camarote não pode acomodar mais do que quatro pessoas e a área disponível não pode ser inferior a 3,6 m² por pessoa”
NR-17(ergonomia), mobiliário, cadeiras /colchões, sendo emitida nota de compra, depois de muito desgaste entre as partes.
Os MTA (Modulo Temporário de Acomodação), no que se refere à NR-30, ANEXO II, 10.2.5, em andamento a adequação do sistema. “(-Os vasos sanitários devem ser sifonados ou dotados de outro mecanismo que impeça o retorno de odores…)”
Atualização do PPRA-NR9, uma vez que houve alteração nos postos de trabalho e na Exposição aos riscos físicos, químicos, biológicos, para efeitos de recolhimento do GFIP, que é mensal.
Cumprimento do padrão Coorpotarivo PP-1E1-00210, item -1.3.2- Capacitação.
“O Empregado sem função gerencial, de coordenação ou supervisão, somente deve emitir PT relativa aos postos de trabalho em que tenha atuado por mais de seis meses,…”
O desafio é a nossa marca, com profissionalismo, auto-estima e caráter fazendo, parte do nosso cotidiano, e é o que nos fortalece, pois na seca conhecemos as boas fontes e na adversidade os verdadeiros companheiros, que vem lutando contra estes algozes de plantão.
A resposta, o “chão de fabrica”, saberá dar, muitos têm no seu currículo a faculdade da vida off-shore /on-shore, e lembraremos sempre dos que sucumbiram ao longo destes 35 anos da Bacia de Campos.
Pois quem diria que as torres gêmeas iriam cair (ataque terrorista em 11/09/2001).
P-33 iria ser interditada pela SRTE/SINDIPETRO-NF/BASE, em 11/09/2010.
PCH-2 iria ser interditada pela SRTE/SINDIPETRO-NF/BASE, em 11/02/2011.
Estamos nós trabalhadores fazendo historia para esta geração e deixando bem claro para os SERVIÇAIS do CAPITALISMO SELVAGEM, que a luta pela dignidade humana, o seu bem maior que é a VIDA, será sempre o nosso objetivo, sendo este um principio constitucional, vivemos em um estado democrático de direito ou em uma DEMOCRATURA.
P-40,
Sudações, combativas e a luta continua…