Movimento sindical lança cartilha com informações sobre prevenção ao suicídio

Sabemos que muitas vezes não é fácil suportar toda a carga que a exploração do mundo do trabalho nos impõe e suportar tudo isso sozinho é ainda pior, trazendo grandes consequencias para a nossa saúde mental.

Para contribuir com essa luta, nesta quarta-feira, 08, durante o NF ao Vivo sobre a campanha Setembro Amarelo, entidades do movimento sindical, entre elas o Sindipetro-NF, lançaram uma cartilha com informações importantes, que envolvem a prevenção ao suicídio e os cuidados com a saúde mental do trabalhador, que você pode conferir abaixo.

Participam as áreas de saúde da CNQ (Confederação Nacional dos Químicos), da FUP (Federação Única dos Petroleiros), da CUT-RJ (Central Única dos Trabalhadores) e do Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense).

“Lembrem-se somos heróis, somos heroínas, mas também precisamos nos cuidar, de si e dos outros. Saúde mental é uma obra coletiva podemos atuar para prevenir transtornos de ansiedade, depressão e até mesmo suicídios. Ninguém é uma ilha e ninguém é de ferro. Nossa força guerreira vem de estarmos juntos. Precisamos criar um ambiente de trabalho em que o diálogo seja franco e permanente, com os colegas, com o sindicato, com os coletivos de saúde e com as estruturas públicas de saúde mental. Não é vergonha pedir ajuda e não é invasivo ajudar. Cuidado, empatia e solidariedade são os valores dos verdadeiros heróis e heroínas”, afirma trecho da cartilha.

Cartilha_Setembro Amarelo_090921