Representantes de partidos políticos de esquerda, sindicatos, movimentos sociais e estudantil realizaram hoje, 11, pela manhã, a interrupção do tráfego na BR-356 que liga o município de Campos dos Goytacazes ao município de São João da Barra e ao Porto do Açu, no movimento que é nacional pelo “dia de luta pela democracia Lula Livre”.
O movimento, que é nacional, faz parte do calendário de mobilização organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em defesa da democracia e pela liberdade de Lula.
Durante a atividade, foi distribuído um panfleto que explicava os motivos do movimento. “A manifestação é um veemente repúdio à condenação e prisão de Lula, com acusações inverídicas e sem provas, sem garantir o efetivo direito de defesa, desconsiderando os mais elementares direitos assegurados pela nossa Constituição. Lula foi preso por uma questão de luta de classes. Para se tentar sequestrar a ideia de um país justo e democrático. A sistemática perseguição política a Lula e sua condenação e prisão visam retirá-lo da disputa para presidente da República, porque Lula lidera com folga todas as pesquisas eleitorais. Querem impedir que o povo reconduza Lula à presidência da República porque não querem que o povo volte a ocupar papel de destaque na economia, com emprego e oportunidade para todos e todas” – descreve o documento.
Por volta das 7h, a Polícia Militar chegou e dialogou com os manifestantes e tentando liberar o trânsito, mas os manifestantes seguiram na pista.
A manifestação na BR-356 aconteceu até às 7h42 na localidade de Martins Lages e segundo informações, o congestionamento passou dos 6 km nos dois sentidos.