MPT investiga denúncia de contaminação por radioatividade no Parque de Tubos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Ministério Público do Trabalho (MPT) esteve na terça, 18, realizando uma auditoria no Parque de Tubos para averiguar denuncia protocolada em fevereiro deste ano de ameaça grave e iminente de contaminação por radiação dos trabalhadores daquela base. Além de uma procuradora, participaram da investigação uma médica do trabalho, uma engenheira de segurança e o diretor do Sindipetro-NF, Rafael Crespo.

“O MPT analisou a denuncia e encontrou irregularidades. Agora precisamos esperar para a análise final do Ministério e definição de próximas ações” – explicou Crespo. 

A denuncia foi protocolada tanto no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) quanto na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e Ministério Público do Trabalho (MPT). Como denunciado no Nascente 975, a Petrobrás estava utilizando cinco tendas de lona para armazenamento de resíduos radioativos, já que os dois galpões de alvenaria certificados pela CNEN encontravam-se sem espaço.

Reunião de Cipa

A Auditoria do MPT sobre a Radioatividade do Marimbondo no Parque de Tubos foi um dos temas da reunião da CIPA de Imboassica, que aconteceu hoje, 19.  Participaram os diretores Rafael Crespo e Benes Junior (atual vice-presidente da Cipa) e o Coordenador Geral do NF, Tezeu Bezerra.