“Mulheres em Ação” foi tema de Roda de Conversa hoje, 17, na sede do NF em Macaé

A Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT RJ, Virginia Berriel e a diretora do Sindipetro-NF, Conceição de Maria participaram de uma roda de conversa na sede do NF, em Macaé. O evento faz parte de uma programação organizada pelo departamento de formação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Virgínia fez um relato da situação da mulher na atualidade e no movimento sindical, ressaltando a importância de sermos protagonistas na lutas do país. “O mundo do trabalho é cruel com as mulheres. Diariamente são discriminadas em seus postos de trabalho. Até no serviço público, as mulheres exercem as mesmas funções dos homens e ganham até 25% menos. Precisamos empoderar a mulher petroleira e para isso é necessário que participem do movimento sindical” – comentou.

Uma das sugestões de Virgínia Berriel para trazer a petroleira para o sindicato é a criação de uma Secretaria de Mulheres e um coletivo de mulheres no Sindipetro-NF, que foi aprovado por todas as pessoas que estavam no teatro do Sindipetro. “Oitenta por cento dos sindicatos filiados à CUT possuem Secretaria de Mulheres. O Sindipetro Caxias já criou sus secretaria, agora é a vez do NF. Precisamos trazer as mulheres para dentro dos sindicatos para conseguirmos compor as direções com 30% de mulheres. Na CUT, já vamos implantar a paridade na direção a partir do próximo Congresso” – disse.

Conceição falou das mulheres que estão avançando no mercado de trabalho, em funções que até pouco tempo eram consideradas masculinas e concordou com a necessidade de criação de uma Secretaria de Mulheres no Sindipetro-NF. “Se a cUT indica esse espaço de discussão, é importante que seja consolidado. Assim teremos um espaço para debate de nossos assuntos e para formação” – concluiu.