A orla da Praia de Copacabana receberá no próximo domingo, 28, a quinta edição Marcha de Mulheres Negras, organizada pelo Fórum de Mulheres Negras do Rio de Janeiro . Um ônibus sairá às 6h da sede do Sindipetro-NF em Macaé.
A concentração acontece por volta das 10h, no Posto 4 e costuma terminar em frente ao Hotel Copacabana Palace. No percurso, as ativistas entoam cantos, dançam, ocupam as ruas da cidade e lutam pelo direito igualitário das mulheres dentro da sociedade, contra o racismo, o sexismo e todas as formas de violência.
“Já passou do momento de virarmos a página dessa história. Desde a abolição da escravatura nós estamos lutando para alcançar o espaço dentro dessa sociedade”, destacou a professora Maria Helena Martins, de 57 anos, durante a marcha ano passado..
25 de Julho – Dia de Luta
“No seio de Mato Grosso, a festança começava
Com o parlamento, a rainha negra governava
Índios, caboclos e mestiços, numa civilização
O sangue latino vem na miscigenação”
Os versos acima foram entoados pela escola de samba Unidos do Viradouro, em homenagem à rainha Tereza de Benguela, no ano de 1994.
O Dia Nacional de Tereza de Benguela e do Dia Internacional das Mulher Negra Latino Americana e Caribenha é comemorado do dia 25 de julho. A data em homenagem à Tereza de Benguela no Brasil foi reconhecido durante o Governo Dilma é se transformou como um marco na visibilidade da luta das Mulheres Negras. Para as mulheres negras, a data é um dia de luta e resistência!