Mundo se levanta em defesa do meio ambiente na Greve Global pelo Clima

Mais de 150 países registram mobilizações para alertar autoridades e empresas da necessidade de ter responsabilidade com a preservação ambiental

As ruas de mais de 150 países se levantam hoje (20) na Greve Global pelo Clima. Os atos chamam a atenção para a necessidade de redução da emissão de gases do efeito estufa, que provocam mudanças climáticas. Além disso, os manifestantes cobram mais responsabilidade de empresas e governos com o meio ambiente. A data antecede a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada na segunda-feira (23), em Nova York.

A onda de protestos já passou por boa parte do mundo. Na Austrália, mais de 300 mil pessoas lotaram as ruas de 100 cidades. Destaque para Sidney, que concentrou uma grande número de jovens e adultos. Por toda a Europa, multidões nas ruas. Na Alemanha, por exemplo, 500 cidades anunciaram protestos. Nos Estados Unidos não foi diferente: 800 cidades aderiram à mobilização. Nova York já amanheceu com atos e a concentração de pessoas impressiona. Wall Street, famoso centro financeiro, foi totalmente tomada com cerca de 1 milhão de pessoas.

No Brasil, houve concentrações na parte da manhã e estima-se que haja atos em ao menos 40 cidades.

Nota da Redação: O Sindipetro-NF realizou atos pela manhã em frente à Petrobrás em Imbetiba. Diretoras e diretores do dialogaram com a categoria petroleira sobre a realidade brasileira e distribuiram uma edição extra do Nascente com os principais impactos da proposta do TST para o ACT e exemplares do jornal Brasil de Fato.

Em Campos, diretores do Sindipetro-NF e outros dirigentes sindicais realizaram na tarde de hoje, uma passeata do Sindicato dos Bancários até o “Pelourinho” no Centro da cidade. Esse ato público também faz parte de um chamado sindical nacional em defesa do meio ambiente, dos direitos sociais, trabalhistas, pela educação e contra as privatizações.