Mutirão para ninguém ficar de fora

A força de uma mobilização começa na assembleia. É muito importante que todas ou a grande maioria das plataformas da região façam a avaliação do indicativo de mobilização para a próxima quarta, 27. Além de ser um direito dos trabalhadores, é um dever solidário para conservar a unidade de ação da categoria e reafirmar a capacidade de organização dos petroleiros.

Até agora as plataformas PCP-1, P-09, P-17, P-20, P-23, P-31, P-33, P-52, P-54 e P-56 aprovaram a mobilização. Caso a sua unidade ainda não tenha realizado a assembleia, reúna seus companheiros e procure organizá-la. Se a assembleia da sua plataforma já foi feita, mantenha-se informado e faça contato com companheiros de unidades que ainda não a realizou.
Na mobilização do último dia 6 participaram 38 plataformas, quase a totalidade de unidades marítimas da Bacia de Campos, além das bases de terra.

Dúvidas frequentes

Pergunta da categoria: O que será recomendado ao petroleiro no momento de embarque no dia da paralisação? A empresa vem utilizando de termos de compromisso de não-greve para assinatura no momento do embarque, se recusamos a assinar, não embarcamos. Haverá representantes do sindicato nos aeroportos no dia da paralisação?

Resposta do Sindipetro-NF: Assinar que não vai fazer greve seria abrir mão de um direito legal. O sindicato recomenda que não assinem, preferencialmente de forma coletiva. A atitude da empresa é ilegal, deve ser denunciada se possível com gravação da conversa e o nome da pessoa que ofereceu o documento.
Sim, os diretores programaram a presença nos aeroportos nas trocas de turma.

Veja no site do NF (clique aqui) outras respostas a dúvidas mais frequentes sobre as assembleias e a mobilização de 27/07

Calendário e Indicativos

Local    Data Horário
Cabiúnas / Grupo C Quarta, 27 0h
Cabiúnas / Grupo B e ADM Quarta, 27 8h
Cabiúnas / Grupo A Quarta, 27 16h
Imbetiba   Quarta, 27 7h
Parque de Tubos Quarta, 27 7h

Plataformas: Da sexta, 22, até o domingo 24. Retorno de atas até às 12h da segunda, 25.

Indicativos:

Imbetiba e Parque de Tubos:
1 – Atraso de duas horas no expediente do dia 27 de julho de 2011, com realização de assembleias a partir das 7h.

Plataformas e Cabiúnas:
1 – Realização de Mobilização de 24 horas no dia 27 de julho de 2011, de acordo com procedimentos abaixo.
2 – Realização de Ato Simultâneo também no dia 27 de julho de 2011, às 19h, seguindo orientações-surpresa que serão enviadas pelo Sindipetro-NF na véspera da mobilização, incluindo todos os petroleiros a bordo, da Petrobrás e de empresas privadas.

Procedimentos para a mobilização:

– Não planejar, não emitir, não executar, não acompanhar, não requisitar e não liberar PT.
– Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
– Paralisação de serviços rotineiros (exemplos: serviços em oficinas, movimentações de cargas, etc…), mesmo que não necessitem de PT´s.
– Suspender as PTs de CIPA.
– Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
– Transferir o planejamento da PT’s previstas e suas recomendações adicionais para o fim da mobilização.
– Realizar somente as atividades para a manutenção da segurança e habitabilidade das 24 horas da mobilização.
– A mobilização não é de parada de produção, no entanto se ocorrer redução ou queda da produção por outros motivos só haverá trabalhos para sua retomada após o término do movimento.

Orientações adicionais para plataformas:

1 – Enviar atas da mobilização somente para o sindicato. Os trabalhadores não devem informar ou entregar documentos para gerentes. Cabe ao sindicato a divulgação da mobilização.
2 – A decisão tomada na assembléia deve ser acatada pelos demais trabalhadores da unidade que embarcam entre a data da assembléia e o dia da mobilização.
3 – Uma reunião de organização deve ser realizada na plataforma no dia 26/07, véspera da mobilização. Nesta reunião, o sindicato recomenda formar comissão de organização da mobilização, de três a cinco companheiros.
4 – O sindicato vai divulgar na véspera do movimento mais orientações sobre o Ato que será realizado às 19h do dia 27 de julho – Dia de Prevenção de Acidentes. Essas orientações devem ser discutidas na reunião indicada no ítem anterior.
5 – Não aceitar provocações ou ameaças por parte da gestão da empresa e denunciar ao sindicato o nome e função de quem adotar estas práticas.
6 – Observar a situação de operação da unidade no início do movimento. Como prevê o último ítem dos procedimentos (acima), nenhuma atividade será realizada para acrescentar produção em relação aquela do início do movimento. Também não serão realizadas atividades para retomar a produção eventualmente reduzida ou interrompida durante o movimento.
7 – Poços problemáticos – Eventualmente o item acima pode estar relacionado a um poço cuja permanência parado possa prejudicar a sua produção futura. Nesses casos, uma análise do caso específico deve ser realizada para decidir o procedimento a ser adotado para a segurança do poço.
8 – Não autorizar realização de trabalhos que tenham sido programados para aproveitar o momento da mobilização com a desculpa de que estão relacionados a segurança mas que nunca foram priorizados antes. Isso também é válido para treinamentos.