Na Rio +20, FUP debate modelo energético de países em desenvolvimento

Da Imprensa da FUP

Após duas décadas da Eco-92, o Rio de Janeiro volta a ser o centro das discussões sobre o modelo consumo e produção que serão adotados no mundo nos próximos anos, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Paralelo ao evento oficial, as centrais sindicais e os movimentos sociais também estão presentes na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, onde acontece a participação efetiva dos trabalhadores. A Cúpula foi organizada pela sociedade civil global e, ocupa o Aterro do Flamengo entre os dias 15 e 23 de junho. O movimento já é grande, com espaço para grupos de discussões autogestionados e, Assembleia Permanente dos Povos, que também vai garantir às organizações e movimentos sociais exporem, praticarem e dialogarem com a sociedade sobre suas experiências e projetos, num local chamado de Territórios do Futuro.

Nesta segunda e terça, 18 e 19, a FUP participa das oficinas organizadas pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e entidades parceiras. Os debates serão em torno do combate à mercantilização e privatização da água e sobre o modelo energético de países em desenvolvimento. O estante fica no Aterro do Flamengo e, sua localização, tem como ponto de referência o Hotel Novo Mundo. Os debates do dia 18 acontecem de 9h às 11h e do dia 19, de 11h10 às 13h30, ambos com horários rigorosamente cumpridos, devido às outras atividades previstas para o local.

Comunicação, justiça ambiental e social

No final de semana, entre os dias 16 e 17 de junho, A Cúpula dos Povos foi o cenário de debates sobre direito à comunicação, políticas públicas, apropriação tecnológica e movimentos sociais, através do II Fórum Mundial de Mídias Livres, no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lá, os ativistas, pesquisadores e comunicadores da mídia alternativa se reuniram em atividades de formato aberto, com painéis, debates livres, oficinas entre outras ações que vão agregar comunicação e cultura às pautas em prol da justiça ambiental e social.