NADA É MAIS URGENTE QUE A LUTA PELA VIDA!

O Sindipetro-NF mantém para todo este domingo o chamamento à realização de Assembléias nas plataformas para avaliar indicativo de paralisação de emissão de PTs nesta segunda, 28. O sindicato foi informado de que, ontem, algumas gerências de unidades marcaram atividades para o horário da Assembléia, às 19h, além de terem impedido nos últimos dias que os trabalhadores tivessem acesso aos boletins Nascente Fax.

Para a entidade, no entanto, nada disso é motivo para não realizar Assembléias e a mobilização. A convocação vem sendo feita há vários dias, por vários boletins, no site do sindicato e na falas dos diretores do NF nos aeroportos.

O sindicato orienta que os trabalhadores cobrem dos Geplat´s das suas unidades o acesso a estes boletins, que não participem de atividades festivas programadas para hoje e, em respeito às vítimas de acidentes e doenças, realizem assembléias até a noite desse domingo, 27.

Vamos construir uma mobilização forte! É preciso mostrar à Petrobrás que os trabalhadores não vão aceitar, calados, que acidentes e doenças façam mais vítimas na Bacia de Campos!

Quadro na Bacia de Campos

Até às 11h deste domingo, 27, dez plataformas haviam realizado Assembléias. Todas aprovaram o indicativo de paralisação. O total parcial no momento é de 281 votos favoráveis, 11 contrários e 12 abstenções.

O porquê do 28 de Abril

Em 1969, no dia 28 de abril, uma mina explodiu nos Estados Unidos, matando 78 mineiros. A tragédia fez com que os trabalhadores passassem a reconhecer esta data como o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho reconheceu oficialmente o dia 28 de abril em seu calendário de luta. No ano seguinte tiveram início no Brasil as primeiras manifestações sobre a data, que foi reconhecida oficialmente em 2005.
 Para os petroleiros, a data é também uma oportunidade para protestar contra a insegurança crônica dos vôos para embarques e desembarques e nas áreas operacionais, além de manifestar a solidariedade da categoria aos demais trabalhadores. Cerca de 500 mil pessoas são vítimas de acidentes de trabalho por ano no Brasil.

Confira os indicativos do NF

1  Não emitir, liberar, requisitar ou acompanhar PT’s.
2  Não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos.
3  Não realizar tarefas que não estejam relacionadas com habitabilidade e segurança.
4  Formar uma comissão de mobilização em cada unidade.
5  Não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente.
6  Suspender as PT´s de CIPA
7  Discutir na assembléia e listar na ata as deficiências de segurança e efetivo da unidade.

Imprensa do NF – 27/04/2008