Nascente 1285

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

[VERSÃO EM PDF NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL NO FINAL DA PÁGINA]

A SEMANA

Editorial

Caos aéreo: não há conquista sem luta

Se tem uma coisa que a classe trabalhadora aprendeu desde quando se constituiu de forma massiva, organizada, em decorrência da Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XVIII, é que não se conquista nada no mundo do trabalho que não seja por meio da luta. Há brechas a explorar, como nas batalhas jurídicas, e espaços institucionais a ocupar, como nas instâncias de poder constituídas nos ambientes do Legislativo e do Executivo. Mas, na tensão permanente entre capital e trabalho, só a pressão da luta promove avanços.

É por isso que o Sindipetro-NF reforça o chamado para que os petroleiros e as petroleiras que embarcam em plataformas da região façam as assembleias a bordo e entrem na luta contra o caos aéreo — que, a curto prazo, se materializa por reivindicações objetivas para, ao menos, mitigar os graves transtornos enfrentados pela categoria: pagamento de hora extra, passagens aéreas e redução de POBs (pessoal a bordo), sempre que houver indisponibilidade de aeronave. É o básico. É a empresa assumindo os riscos do seu negócio, como deve ser.

Mas nenhuma dessas medidas, seja em qual cenário político for, vem por mera licenciosidade de uma gestão empresarial. Vem a partir do peso de mobilização demonstrado pelos maiores interessados, os trabalhadores. Portanto, é fundamental participar das assembleias e fortalecer a luta.

Pessoal dos dutos mantém a pressão

Em documento enviado à empresa no último dia 14, a FUP cobrou da Transpetro a retomada das negociações sobre o Adicional de Turno e Terminal, propondo uma primeira reunião para esta quinta, 20, às 14h. Este segmento da categoria segue mobilizado em todo o país. No NF, houve assembleia no último dia 11 e setorial no último dia 6 na base de Cabiúnas. “Na campanha reivindicatória do ano passado, esse tema esteve em mesa, mas não avançou. A FUP vem tentando há mais de seis anos negociar com a Transpetro um novo adicional para a faixa de dutos e terminais”, explicou a Federação em informe publicado em seu site nesta semana.

Petroleiras 01

Sob o tema Nunca mais sem Nós, mulheres petroleiras ligadas à FUP e à FNP vão se reunir pela primeira vez para discutir assuntos relacionados à luta e resistência das mulheres. O objetivo é tirar diretrizes de enfrentamento e instrumentalização para combater as formas de opressão.

Petroleiras 02

O encontro das mulheres petroleiras das duas federações será entre os dias 23 e 25 de maio, em Cajamar (SP). As palestrantes atualizarão as participantes sobre políticas públicas voltadas para a desigualdade de gênero e sobre o que está acontecendo nos movimentos sociais acerca das cotas e comissões de ética.

Conquista dos PCDs

A Petrobrás aprovou no último dia 13 a reivindicação da FUP de garantir aos petroleiros com deficiência a possibilidade de trabalho remoto em tempo integral. A reivindicação de extensão do trabalho remoto para todos os dias da semana foi atendida, a princípio, para os empregados do administrativo que tenham algum tipo de deficiência. A FUP continuará buscando estender a conquista para os PCDs dos demais regimes de trabalho e também pais de PCDs.

Logística 01

Desde a semana passada o sindicato tem recebido relatos de que a Petrobrás está interrompendo a hospedagem de trabalhadores mesmo com conhecimento prévio sobre o adiamento do voo. Depois de ficar uma diária em um hotel — por exemplo, em Macaé —, o trabalhador precisa ir ao Farol apenas para saber em qual hotel passará a diária seguinte.

Logística 02

A própria empresa já admitiu o erro após cobrança do NF e afirmou que iria solucioná-lo. Casos, no entanto, continuaram a acontecer. Mais relatos podem ser enviados para o e-mail [email protected]. Para soluções e dúvidas imediatas o contato da empresa é com o Compartilhado pelo telefone (22) 98183-0070.

Luto

A categoria petroleira está em luto pela perda, no último dia 14, do petroleiro Otávio Henrique da Cruz Henaut, 54 anos, vítima de câncer. Henaut estava afastado da empresa em razão do problema de saúde e teve, como mais recente lotação, o FPSO Guanabara, no Campo de Mero, na Bacia de Santos, e estava programado para atuar no projeto de um novo FPSO, na China. O Sindipetro-NF manifesta as condolências.

VOCÊ TEM QUE SABER

Assembleias prorrogadas nas plataformas

A diretoria do Sindipetro-NF prorrogou o prazo para que a categoria realize assembleias e envie atas até a próxima quinta, 20 de abril. O prazo foi ampliado para que mais petroleiros e petroleiras das plataformas possam avaliar o indicativo de aprovação de estado de greve devido ao caos aéreo que se agravou nas últimas semanas.

Segundo informações da própria Petrobrás, houve uma redução de 40% no número de aeronaves que atendem à empresa no Heliporto do Farol de São Tomé. Há impactos também sobre outros aeroportos da região.

O Sindipetro-NF está chamando assembleias por que a categoria petroleira é quem está pagando a conta desse problema com as aeronaves. “A diretoria já colocou para a empresa algumas reivindicações que quer ver solucionadas o mais rápido possível. São elas o pagamento de todas as Horas extras (horas extras) geradas por conta do atraso de voos ser feito no próximo contracheque, assim como o pagamento das passagens para quem não mora na região, quando acontecer o atraso no voo. Não podemos ser prejudicados por uma realidade que não foi causada por nós”, protesta o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

Além do pagamento de horas extras e do pagamento de passagens, a categoria também reivindica a redução do POB (pessoal a bordo) enquanto não houver a resolução do problema de indisponibilidade de aeronave.

O modelo de ata e mais informações sobre as assembleias e o caos aéreo estão disponíveis no site do Sindipetro-NF.

Mais no NF ao vivo

No último dia 12, os transtornos enfrentados pelos trabalhadores também foram debatidos no programa NF ao vivo (is.gd/nfaovivo33), com diretores dos Sindipetros Norte Fluminense, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Litoral Paulista. As lideranças sindicais deram uma panorâmica dos impactos do caos aéreo nas suas bases e falaram sobre as formas de luta para reverter o problema.

 

Eleições do NF: Votação começa neste sábado com formatos online e presencial nas bases

CARVALHO Eleição é processo único

Começa no próximo sábado, 22, o período de votação nas eleições para a Direção Colegiada e Conselho Fiscal do Sindipetro-NF para o mandato 2023/2026. O coordenador da Junta Eleitoral, Vitor Carvalho, 59 anos, conversou com o Nascente sobre a organização das eleições e as formas de votação.

Ele explica que a votação será híbrida, presencial e online. A que começa neste sábado é a votação online, por meio de link que será divulgado pelo Sindipetro-NF. Já a votação física será feita por meio de sete urnas nas bases, que também terão seus locais divulgados. As votações nos dois formatos duram até o dia 5 de maio.

Integrante da direção nacional da CUT, tendo integrado o Conselho Nacional de Imigração e representado a Central na construção do Anexo II da NR-30 e da NR-37, o sindicalista também avalia que a próxima direção do sindicato terá um papel importante em um cenário de reconstrução do Brasil. Nesta semana, ele voltará a dar mais informações sobre as eleições sindicais, com participação agendada para o programa NF ao vivo (quarta, 19h30), pelo Youtube e pelo Facebook do Sindipetro-NF.

A Junta Eleitoral, que também é formada pelos petroleiros Luis Alves e Wilson Reis, é responsável por toda a organização do pleito. Confira abaixo a entrevista com Carvalho.

Nascente – Como avalia a condução do processo eleitoral do NF até o momento?
Vitor Carvalho – A eleição segue dentro dos prazos regimentais do Estatuto do Sindipetro-NF e do edital divulgado à categoria.

Nascente – Muda algo quando se tem chapa única? Há preocupação com o quorum, por exemplo?
Vitor Carvalho – O processo eleitoral é único, tendo uma ou diversas chapas. Com relação ao quórum mínimo, se não for solicitada a sua decadência, o que é permitido, a Comissão Eleitoral, o fará se cumprir.

Nascente – Sua missão atual é na Junta Eleitoral, mas também foi diretor do NF e viveu todos os momentos da entidade desde a fundação. Como avalia o cenário histórico atual comparado a eleições passadas?
Vitor Carvalho – Cada momento histórico tem sua característica própria na conjuntura vivida à época. Neste próximo ciclo de reconstrução, não só do Brasil, mas das relações no trabalho e na ação sindical, a próxima direção terá papel significativo na vida dos trabalhadores e trabalhadoras e na sociedade como um todo.

Nascente – Você pode antecipar algo sobre como será a votação? Vai ser online? Com urna física e voto em papel? Como vai funcionar?
Vitor Carvalho – A eleição será híbrida. De maneira virtual se iniciará do dia 22/04 a 05/05. Já de forma física, a categoria poderá votar presencialmente em sete urnas espalhadas pela base do Sindipetro-NF, ocorrendo de 24/04 até 05/05.

Nascente – O que a Junta Eleitoral pode dizer sobre o estímulo à categoria ao voto?
Vitor Carvalho – Como toda eleição, o resultado massivo legitima o sindicato nas futuras negociações e embates com as empresas. Todos e todas ao voto, para um Sindipetro-NF fortalecido e unido.

SAIDEIRA

Plenária nesta quarta elege delegados para congresso

Aposentadas, aposentados e pensionistas do Sindipetro-NF têm plenária marcada para esta quarta, 19, às 10h, na sede do Sindipetro-NF em Campos dos Goytacazes, para escolher delegados e delegadas ao XXIV Congresso da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão).

“Para quem tiver interesse em participar que for de Macaé e localidades próximas estará saindo um ônibus às 8h de Macaé. Por favor quem vier tem que passar o nome para a funcionária do Departamento Ivana de Fátima”, explica o coordenador do Departamento, Antônio Alves, o Tonhão.

O contato com a funcionária Ivana de Fátima pode ser feito pelo whatsapp (22) 981780079 ou pelo e e-mail [email protected].

Mais sobre o congresso

A XXIV edição do Congresso Nacional da Anapar será realizado nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo, e será o primeiro em formato presencial após três edições online em decorrência da pandemia da Covid-19.

A programação completa do congresso da Anapar e mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.anapar.com.br.


CIPA DE CABIÚNAS O Sindipetro-NF participou no último dia 13 de inspeção da Cipa na base de Cabiúnas. A comissão encontrou pendências em duas áreas, que foram isoladas: na Estação de Tratamento de Água Desmineralizada (ETA Desmi) e na Unidade de Recuperação de Líquidos (URL). Outras pendências, repassadas em reunião no dia anterior, também foram verificadas. O sindicato reconheceu e elogiou a conduta preventiva da gestão em retirar os equipamentos envolvidos de operação, isolar as áreas e estabelecer medidas de controle.

NORMANDO

A sagração da ignorância

Normando Rodrigues*

Dizia-se no Império Romano que a ignorância de um fato pode ser desculpável, mas a das leis, não. Bem depois dos romanos, a sabedoria popular juntou à ignorância sua inafastável filha, a arrogância.

Essas lembranças são úteis para medir personagens como o almirante imperial John Kirby, que enquanto dublê de conselheiro de segurança do Imperador Biden, e ex-porta-voz do Departamento de Estado do Imperador Obama, teria por dever o conhecimento dos princípios fundamentais e regras básicas do Direito Internacional.

Mais milico do que diplomata, o comodoro Kirby incorporou seu xará da Nintendo para engolir do chão e disparar à distância um petardo ideológico: Lula “papagaia” (repete como um papagaio) a propaganda russa e chinesa sobre a guerra na Ucrânia.

A frase é sintoma da principal moléstia que aflige o Império Americano, desde sua expansão para fora da América do Norte em 1898: a infecção da ignorância, o intencional desconhecimento das particularidades e interesses de qualquer outra nação eventualmente resistente aos comandos de Washington.

Exemplo didático, por ignorar que a Guerra do Vietnã era essencialmente um conflito de independência nacional – como, aliás, a própria American Revolution de 1765-1791 – que os EUA sofreram a pior derrota militar de sua história, apesar dos colossais gastos públicos com tecnologia e armamento. Gastos em função dos quais o dólar foi desvinculado do ouro em 1971, daí passando a ser uma moeda garantida pelas armas.

A resposta americana à ruína no Vietnã foi a aposta na manutenção da hegemonia ideológica via disseminação da televisão no Terceiro Mundo, sempre combinada com a enorme dianteira na hegemonia militar.

É o investimento ideológico americano, por sua vez, a razão pela qual de editorialistas e colunistas vira-latas da grande mídia, se dedicam a preceder e agigantar a fala do grosseiro capitão Kirby.

Que os comandantes Kirbys da vida ignorem a trajetória da competente diplomacia brasileira (intervalo fascista-terraplanista à parte) e até as falas de Lula a respeito da guerra, quando ainda em campanha eleitoral, é até compreensível. Trata-se da escusa de ignorar os fatos.

Mas, como diziam os romanos, a mesma desculpa não perdoa a ignorância do Direito.

Dez meses antes de Nixon romper com o padrão ouro sem nenhuma prévia consulta à Europa ou ao resto do mundo, a Assembleia Geral da ONU votou a resolução 2.625, ratificadora dos princípios do privilégio da solução pacífica de controvérsias, da igualdade soberana dos estados e da autodeterminação dos povos.

Princípios que, combinados, determinam a única resposta coerente ao tenente Kirby:

“Cale-se!”.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP. [email protected]

 

1285merge