Nascente 1292

[VERSÃO EM PDF NA ÍNTEGRA NO FINAL DA PÁGINA]

A SEMANA

Contra toda forma de opressão

O movimento sindical sempre lutou contra todas as formas de opressão, até porque, historicamente, elas recaem com muito mais peso sobre a classe trabalhadora. A burguesia liberal gosta de dizer que luta por liberdade individual e de costumes, mas a realidade é que todos os avanços, mesmo nesta área, foram frutos de movimentos fortes de bases populares — seja pelo viés classista, seja pelo viés identitário, ou, como está cada vez mais amadurecido, em uma confluência de ambas perspectivas.

É por isso que o Sindipetro-NF tem um imenso orgulho de pautar, lado a lado com todas as muitas lutas petroleiras, as discussões e reivindicações relacionadas às opressões de orientação sexual e de identidade de gênero, tanto na categoria petroleira quanto na sociedade em geral. Somos uma entidade plural, sintonizada com os debates contemporâneos, e isso em nada impede ou enfraquece a nossa atuação nas pautas tradicionais — ao contrário, até fortalece.

Nesta semana em que a entidade realiza a segunda edição do Seminário Diversidades, o sindicato reforça as pautas construídas pela Frente Petroleira LGTBQIA, em debate no GT de Diversidade, que passam pelo tratamento humanizado para pessoas transgênero na saúde Petrobrás e benefício farmácia, pois as pessoas estão tendo suas demandas de saúde negadas tanto na cobertura clínica, cirurgias e terapias.  São pontos como inclusão da hormonioterapia no benefício farmácia, capacitação dos médicos do trabalho para acompanhamento periódico das pessoas transgênero e mudança na estrutura dos comitês de diversidade (com participação de representantes dos trabalhadores eleitos ou indicados pelas entidades sindicais).

Não há mais espaço para o comportamento homofóbico que busca silenciar ou desconsiderar estas lutas. Todos os segmentos da categoria devem ser igualmente respeitados e representados. Todes juntes somos muito mais fortes.

Parceria garante ingresso em Picnic

O NF volta a apoiar a realização do Picnic do Glaubinho, em Macaé. Para ter gratuidade no acesso, o petroleiro ou petroleira deverá fazer inscrição (pelo qr acima) e aguardar um e-mail de confirmação (somente filiados ao NF). O período de inscrições segue até o próximo dia 20. O Picnic será realizado no dia 25 de junho, a partir das 11h às 18h, no Rancho São Francisco. Mais informações em @picnicdoglaubinho.

Aposentados

Aposentados e pensionistas têm reunião setorial nesta quarta, 7, às 10h, na sede do Sindipetro-NF em Campos dos Goytacazes. A categoria tem na pauta da semana assuntos gerais e avaliações do Ato da Petros e do Congresso da Anapar. Haverá ônibus com saída da sede de Macaé, às 8h.

Pressão na AMS

Os aposentados e pensionistas do Sistema Petrobrás querem uma definição imediata sobre a suspensão dos descontos abusivos da AMS. A cobrança, que vem sendo feita reiteradamente pelas organizações sindicais, foi novamente reforçada em reunião na sexta, 02, pelos representantes da FUP no GT AMS e da Petros e a resposta é aguardada para muito breve.

Aperto nelas

O Sindipetro-NF protocolou no último dia 1º, na Petrobrás, nas gerências de Relações Sindicais e na Gerência Geral da UN-ES, ofício onde cobra da companhia a atuação fiscalizadora em relação aos contratos de prestação de serviços das empresas Heftos e MSL, ambas alvos de denúncias de irregularidades no cumprimento de direitos trabalhistas.

NF ao vivo

Nesta semana, em razão da otimização de equipe e de recursos para realização do Seminário Diversidades, na quarta à noite, não haverá o programa. A edição da semana passada, sobre as ações jurídicas da categoria petroleira como as que envolvem PLR, FGTS, Horas Extras, Imposto de Renda e Petros, assim como as demais, continuam disponíveis no Youtube do sindicato.

Sede de Macaé

Nesta semana, entre a segunda, 5, e a sexta, 9, não há atendimento na sede da entidade em Macaé. O prédio está fechado para manutenção, com interrupção da disponibilidade de energia elétrica e de água. Estão sendo feitas a manutenção na caixa d’água da sede (impermeabilização) — que atende ao sistema de combate a incêndio e ao consumo geral —, e a reforma na caixa de entrada de energia elétrica, com investimento de aproximadamente R$ 10 mil.

VOCÊ TEM QUE SABER

Uma Bacia de problemas na hotelaria

Cresce a cada semana a insatisfação da categoria petroleira com os serviços prestados de hotelaria nas plataformas da região, com impactos sobre a ambiência, a saúde e a segurança dos trabalhadores. O sindicato cobrado da Petrobrás e encaminhado para órgãos de fiscalização diversos casos graves. Entre as denúncias recentes está a situação enfrentada pelos trabalhadores da Plataforma P-09, que lidam com a precariedade nas refeições com falta de insumos e mantimentos.

Os desabafos dos trabalhadores destacam o péssimo serviço prestado pela empresa responsável pela hotelaria de P-09, que estaria economizando com alimentação dos trabalhadores a bordo. Além da baixa qualidade nutricional do cardápio e dos ingredientes ofertados, há um envio de rancho com uma frequência inferior ao que foi contratado, segundo os relatos dos trabalhadores.

No final de maio, as denúncias chegaram das plataformas Pampo e P-25, sobre problemas na habitabilidade. Em Pampo, os relatos foram de problemas crônicos no sistema de HVAC (ventilação e ar condicionado) em um dos módulos de acomodação e em escritórios próximos à planta de processo, além de precariedade nos banheiros. A categoria também denunciou que há segregação entre brasileiros e estrangeiros: “até o lanche é diferente. Os estrangeiros têm lanche diferenciado”, relatam os trabalhadores.

Na P-25, os petroleiros a bordo ficaram pelo menos dois dias sem o jantar, em razão de um entupimento na tubulação da cozinha. No lugar do jantar foi oferecido um lanche para a categoria.

Em outra unidade, a P-43, o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, e o coordenador do Departamento de Saúde e Segurança da entidade, Alexandre Vieira, embarcaram para verificar as denúncias da categoria de assédios, falta de acesso a direitos, insegurança no trabalho e habitabilidade precária. A unidade também havia passado por uma auditoria interna.

NF expõe pautas da categoria em reunião com gerente geral da UO-BC

Em cenário de maior diálogo e de respeito à representação dos trabalhadores, a diretoria do Sindipetro-NF se reuniu com a Gerência Geral da Unidade Operacional da Bacia de Campos, na última sexta, para discutir diversos temas relevantes para categoria petroleira. Os problemas enfrentados pelos trabalhadores nas plataformas, como cardápio nutricional e alimentação inadequada, estiveram entre as pautas tratadas, que também incluíram passagem de serviço com limitações (negligenciando a segurança dos profissionais); Afretamento, descomissionamento e antecipação questionável da desativação de unidades; Discussão sobre o efetivo; Escalas e trocas de turnos indevidos; Manutenção das unidades; Melhoria de treinamentos através da Cipa; Problemas com remunerações e benefícios incorretos; Acordo Coletivo, entre outras.

Sobre a passagem de serviço que está ocorrendo com limitação de tempo em algumas plataformas, foi constatado que o serviço está intrinsecamente ligado à segurança, portanto, é importante que acidentes anteriores como o de Piper Alfa sejam lembrados como forma de evitar fatalidades. O Sindipetro-NF manifestou preocupação acerca dos casos de desativação de unidades, percebendo uma aparente aceleração de retirada dessas unidades de operação e solicitou uma reunião pontual para estudar o problema.

Outros tópicos levantados durante a reunião foram: o efetivo profissional e a forma incorreta com a qual os trabalhadores estão sendo escalados em seus turnos de trabalho. Segurança das aeronaves, manutenção e higiene das plataformas com serviço de dedetização, por exemplo, aumento do contingente de hotelaria, questões de habitabilidade, vazamentos de água, cardápio adequado, melhorias para os momentos de lazer em áreas comuns, cobrança de mais rigidez na fiscalização dos contratos, foram outros temas que receberam destaque, além de pagamentos incorretos, atrasados e incoerentes, erro no pagamento dos benefícios e adicionais de embarque, e acordo coletivo também estiveram em pauta na reunião.

Jurídico inicia ações individuais do IR no PED

O Sindipetro-NF inicia a distribuição individual de ações que visam declarar as despesas com o pagamento de contribuição extraordinária à Petros (PEDs) como passíveis de dedução fiscal até o limite de 12%. A ação abarca os cinco anos passados de contribuições e o direito de fazer a declaração dessa forma a partir do trânsito em julgado da ação.

Os filiados do NF que tiverem interesse na ação devem enviar para [email protected] com assunto da mensagem “Ação dedução dos pagamentos do PED”, já acompanhado dos documentos pessoais, digitalizados: Documento de identificação com foto e CPF, frente e verso; Comprovante de residência dos últimos três meses (conta de luz, gás ou telefone); Comprovante dos pagamentos do PED dos últimos cinco anos (normalmente o contracheque da Petrobrás ou Petros); Últimos cinco anos de declarações de Imposto de Renda – Pessoa Física; e Procuração e contrato de honorários (fornecidos individualmente).

Não há pagamento agora

Não há pagamento prévio de valores para entrada da ação para os filiados do NF. Ao fim da ação será devido o pagamento de 10% sobre o eventual sucesso de causa. Se necessária a atuação de contador (a depender do caso concreto) o valor desse serviço costuma variar entre R$ 200 e R$ 400.

O NF distribuiu uma das primeiras ações coletivas no tema e conseguiu vitória em segunda instância. No entanto, a União não reconheceu o pleito e recorreu. Porém, considerando a pacificação do tema nos juizados especiais, o Jurídico do NF avalia ser vantajosa para os petroleiros a distribuição nessa modalidade individual.

SETORIAL WELBORE – Petroleiros e petroleiras da empresa Welbore, em Macaé, participaram na manhã desta terça, 06, de reunião setorial com a diretoria do Sindipetro-NF para dialogar sobre demandas da categoria. O Departamento do Setor Privado segue com agenda intensa de setoriais, assembleias e consultas às bases sobre propostas para Acordos Coletivos. Nesta terça também foi realizada reunião com representantes da Oiltanking.

SAIDEIRA

Sindicato volta a pautar tema da Diversidade em Seminário

O Sindipetro-NF realiza nesta semana o 2º Seminário de Diversidades “Nas Cores da nossa luta”, no Clube Cidade do Sol, em Macaé. O evento conta com palestra da influencer Rita Von Hunty e acontece nesta quarta, 7, às 19h. “O seminário é dedicado à promoção da igualdade e respeito às diferenças. Será uma oportunidade valiosa para compartilharmos conhecimentos, experiências e construirmos um ambiente mais plural, inclusivo e acolhedor. Contamos com a presença de todos vocês para enriquecer esse importante momento de troca de ideias e aprendizado mútuo”, destaca o Departamento de Cultura do Sindipetro-NF.

Rita Von Hunty é uma persona de Guilherme Terreri Lima Pereira, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Em suas palestras, busca quebrar estereótipos sobre drag queens e aprofunda o debate sobre temas contemporâneos dos costumes e da política.

Atividade pioneira no movimento sindical petroleiro, o Seminário Diversidades busca estimular na categoria a discussão sobre homofobia e outras formas de preconceito de orientação sexual e de gênero. Para a entidade, é necessário lutar contra todas as formas de opressão (leia mais no editorial desta edição do Nascente).

IRATAS E INSPETORES – A FUP e seus sindicatos, entre eles o Sindipetro-NF, tem mantido entendimentos com entidades representativas dos Alpinistas Industriais (Irata) e dos Inspetores de Equipamentos que somam esforços na luta pelo reconhecimento destas profissões. Nesta sexta, 2, o diretor do Sindipetro-NF, Alessandro Trindade, participou de reunião de sindicalistas com o deputado federal do Psol-RJ, Glauber Braga, sobre o tema.

NORMANDO

As cuecas do senador

Normando Rodrigues*

Mister Moro, quando ainda juiz ladrão, combinou com os acusadores de Lula e especialmente com o grileiro de terras e apartamentos Deltan, como e em que momento eles acusariam.

Felizes de terem um magistrado que, mais do que os ensinar a trabalhar, lhes garantia previamente os resultados políticos e financeiros que almejavam, a turminha da 5ª série da Lava Jato se mostrou um bando de pavões boquirrotos.

E dentre as inconfessáveis confissões vazadas, veio a constatação de que a trama da garantia de resultados envolvia os desembargadores da 8ª turma do TRF4:

“A Rússia (Moro) já deve ter conversado com a sua Rússia (8ª Turma)”. O “Kremelin” (os dois “e” vêm do dialeto dallagnolês) está “a par”.
O que agora se descobriu é que a trinca chamada de Kremlin, os juízes federais de 2° grau Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus, era ligada a Moro pelas cuecas.

São vários os casos entre senadores bolsonaristas e cuecas. Um, de vívida e literal lembrança, é o de Chico Rodrigues (RR), em cujas partes íntimas foram encontrados 33 mil reais em outubro de 2020. Além de pouco dado à higiene, o gajo é feroz defensor do genocídio Yanomami.
Logo atrás vem aquele mesmo Magno Malta (ES) que se ombreou aos racistas no episódio valenciano de Vinícius Jr.  Recebedor de propina de 100 mil reais da fábrica de móveis Itatiaia em 2014, Malta já postou foto de pênis sem cueca no Facebook e junto à senadora Damares (DF) coagiu funcionários da Funai a permitir a entrada ilegal de missionários religiosos em terras indígenas.

Por falar em Damares, cúmplice no extermínio indígena, a ervadeira goiabeirista acredita que a causa de abusos sexuais a meninas seja a carência de calcinhas. Mas voltemos às cuecas.

Não poderia faltar no seleto rol (das roupas) de baixo o sequelado Marcos do Val, “manjador” do que vai dentro das cuecas dos outros, o que só é problema no caso dele, por demonstrar uma profunda e insana hipocrisia.

“Preparado” pelo governo dos EUA, Mister Moro está uns dois milímetros acima desses seus colegas de casa, na escala evolutiva. Talvez até tenha aprendido dos gringos a arte de prender o rabo alheio pelas cuecas, habilidade que rendeu cargo e poder político a J. Edgar Hoover (outro famoso “manja”, hipócrita e falso moralista), que assim se manteve diretor do FBI por 37 anos.

Uma vez senador, a compulsão manipuladora de Mister Moro passou pela urdidura de um farsesco sequestro e chegou à maquinação de falso telefonema, ardil primário mediante o qual atentou contra a honra do juiz que o sucedeu na 13ª Vara Federal de Curitiba.
Tudo com o objetivo de ocultar a festa da cueca na suíte presidencial do Hotel Bourbon.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP. [email protected]

1292merge