Nascente 1293

[VERSÃO EM PDF NA ÍNTEGRA NO FINAL DA PÁGINA]

19º CONGRENF

Participe das Assembleias do Congrenf

A categoria petroleira da região inicia nesta sexta, 16, o período de assembleias para eleger delegados e delegadas para o 19º Congrenf (Congresso dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense). Edital e mais informações estarão disponíveis no site da entidade. O Nascente antecipa o calendário para que todo mundo coloque na agenda e participe. O Congrenf inicia a Campanha Reivindicatória, com a discussão das pautas de ACT que serão levadas ao Confup.

Calendário

Base (delegados) – Data – Hora

Parque de Tubos (16) – 20/06 – 13h
Imbetiba (20) – 22/06 – 13h
Cabiúnas (16) – 21/06 – 07h
Plataformas (04 por unidade / Máx. 120) – 16 a 18 de junho, com retorno de atas até 19/06
Aposentados (Sede Campos) (40) – 21/06 – 10h
Setor Privado (online) (10) – 22/06 – 19h.

Obs. Os diretores sindicais são considerados delegadas e delegados natos. Para os representantes das bases, o critério será adotado a partir da ordem de inscrição, respeitando as limitações estatutárias sobre a representação por base, observando ainda os limites indicados.

A SEMANA

Hora de virar a chave na Bacia de Campos

O Sindipetro-NF vai encomendar estudos ao Dieese e ao Ineep sobre o futuro da Bacia de Campos. A entidade está preocupada com a ausência, até o momento, de uma postura mais clara da nova gestão da Petrobrás acerca da retomada de investimentos da companhia na região.

O sindicato defende uma postura política mais assertiva de reorientação da presença da empresa no Norte Fluminense, revertendo de modo definitivo a tendência privatizante que imperou nos anos Temer e Bolsonaro.

É essencial para o futuro dos empregos e das economias locais que esta sinalização seja dada e que novos compromissos sejam assumidos. Para o NF, a Petrobrás tem plena capacidade de fazer a opção de manter a sua atuação em campos maduros (que, mesmo com menor volume de óleo, têm rentabilidade em razão da sua alta previsibilidade e, por isso mesmo, são disputados por empresas privadas), impactando positivamente os estados do Rio e do Espírito Santo.

Também é necessário reverter o avanço da terceirização, garantindo pessoal próprio em várias áreas em que a empresa já atuou, como em alguns serviços de turno em bases de terra (como, por exemplo, portuários, tratamento de água e logística).

É inaceitável que, mesmo depois de estabelecido todo um cenário político de reconstrução do país, com a eleição do presidente Lula, ainda se dê espaço para o apetite voraz das petroleiras privadas sobre todo o patrimônio construído com a luta e com os recursos do povo brasileiro. A Bacia de Campos mantém todo o seu potencial e deve ser retirada desse cardápio privatista.

Toda a pressão do movimento sindical petroleiro na região estará a serviço da luta por este futuro, inclusive assimilando novas formas de produção de energia. É essencial garantir o caráter público e uma visão social acerca da geração de energia e da presença da companhia na região. Continua a ser essencial gritar: Petrobrás fica!

Até mercado prevê crescimento do PIB

A CUT divulgou nesta semana, repercutindo informações da imprensa, que “os bons resultados da economia nacional nos primeiros meses deste ano fizeram os bancos reverem de forma significativa suas previsões para 2023 sobre os principais indicadores econômicos nacionais”. A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, por exemplo, subiu de 1,02% para 1,84%. “Atinge até 2,11% em estimativas mais recentes. Os dados constam da última versão do chamado Boletim Focus”, informa a Central.

Transpetro

Na segunda, 12, a Transpetro comemorou 25 anos. O movimento sindical petroleiro, por meio da FUP, registrou a importância da empresa e a sua construção histórica, que começou com a Fronape (Frota Nacional de Petroleiros), há 73 anos. A Transpetro cumpre um papel essencial para o país.

ETC Engenharia

Operadores de rádio da ETC Engenharia têm reunião setorial nesta quarta, 14, às 14h, de modo online, para dialogar com a diretoria do NF sobre a Proposta de Acordo Coletivo 2022/2024. A reunião será pelo aplicativo Zoom e, para participar, os trabalhadores da empresa precisam acessar is.gd/setorialetc.

Anistia

O Coordenador Geral da FUP, Deyvid Bacelar, coordenadores do GT de Anistia da FUP e demitidos das empresas BR Distribuidora, Liquigás, Correios e Eletrobrás, se reuniram com a Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF), no último dia 7. O objetivo da reunião foi o de integrar uma Comissão de Anistia do Governo.

Cambaíba

A imprensa divulgou nesta semana que a Justiça Federal condenou o ex-delegado do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) Cláudio Guerra a sete anos de prisão em regime semiaberto, além de multa de R$ 10 mil, pelo crime de ocultação de cadáveres durante a Ditadura, na antiga usina Cambaíba, em Campos dos Goytacazes. Cabe recurso.

Apoie a marcha

A organização da Marcha das Margaridas está com campanha aberta crowdfunding para apoiar o evento, marcado para 15 e 16 de agosto. A expectativa é garantir a presença de pelo menos 100 mil mulheres em Brasília, apresentando a pauta das trabalhadoras rurais por mais direitos. Será a sétima edição, a primeira desde 2019. Para mais informações sobre a campanha, o endereço é: www.benfeitoria.com/marchadasmargaridas2023.

VOCÊ TEM QUE SABER

Categoria da lama ao caos em Imboassica

Petroleiros e petroleiras que atuam na base de Imboassica, em Macaé, enfrentam problemas no entorno da unidade que têm gerado insegurança e dificuldades de locomoção. Os relatos são de falta de pavimentação na entrada da área 4CD e de iluminação pública na rua lateral à base que dá acesso a esse portão. Nesta mesma via há ainda um ponto de ônibus que fica na lama quando chove.

Na portaria principal, o problema é o acúmulo de água da chuva, que demora muito a escoar. “Os trabalhadores que saem do trabalho ficam entre perder o ônibus e ficarem encharcados. Horas depois a água não escoa”, explica o diretor eleito do Sindipetro-NF, Anderson Gonçalves da Silva, o “Bigode”, que atua na base e foi vice-presidente da Cipa Imobassica.

De acordo com ele, as denúncias são de conhecimento dos gestores da Petrobrás e foram relatadas também à Cipa. Há informações extraoficiais de que a empresa demandou a Prefeitura de Macaé sobre estes temas mas ainda não teria obtido retorno.

O Sindipetro-NF reforça a cobrança da categoria junto à Petrobrás e à Prefeitura de Macaé. Para a entidade, as condições seguras e dignas de trabalho são direitos de todos os cidadãos. As intervenções reivindicadas são relativamente simples para a empresa e para o poder público e nada justifica que ainda não tenham sido atendidas.

Conquistas

O petroleiro também destaca que há reivindicações locais da categoria que foram atendidas, como a demolição do chamado “Carandiru”, um vestiário criado na obra das Torres Iriry e Imboassica, em 2006, que estava se tornando definitivo. “Agora está sendo demolido finalmente e um novo vestiário será construído dentro da base para os contratados, uma vitória dos trabalhadores”, afirma.

Nesta semana, o petroleiro cobrou da Petrobrás a conclusão das obras do novo vestiário para os contratados. A empresa afirma que ainda não há previsão, em razão de aguardar licenças que precisam ser emitidas pela Prefeitura de Macaé.

Anderson lembra ainda outros avanços, como o asfaltamento da rua de acesso à VIX e a implantação do guarda corpo no limite entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras.

Sindicalizado tem acesso grátis a evento

Depois do sucesso na parceria em 2022, que permitiu a participação gratuita de cerca de 100 petroleiros e dependentes, o Sindipetro-NF volta a apoiar a realização do Picnic do Glaubinho, evento de cultura e lazer que está se tornando tradição em Macaé.

Para ter gratuidade no acesso, o petroleiro ou petroleira deverá fazer inscrição pelo link is.gd/picnic2023 e aguardar um e-mail de confirmação (somente filiados ao NF podem solicitar a inscrição gratuita). O período de inscrições começa segue até o próximo dia 20. O Picnic será realizado no dia 25 de junho, a partir das 11h às 18h, no Rancho São Francisco – Horto, Macaé.

O acesso dá direito à participação nas atrações do evento, como apresentação de personagens de desenho animado e filmes, shows infantis, musical, oficinas inclusivas, recreação e distribuição de brindes. São pagos dentro do evento o uso de brinquedos infláveis e o consumo na praça de alimentação (não é permitido levar alimentos).

O evento será decorado com esteiras e toalhas xadrez ao chão, onde o público encontrará um ambiente aconchegante e descontraído. O organizador orienta às pessoas que pretendem chegar tarde a levar sua canga, porque as esteiras são limitadas. Neste ano, o Picnic tem como tema “Broadway Show – Astros e Estrelas”.

“Apesar de ser um evento que transita na simplicidade da vida, criando momentos únicos, sua estrutura é pensada para que todo o público seja bem recebido, de forma organizada. Para isso, haverá tendas e filas exclusivas para PCD e crianças com autismo, além de idosos e gestantes”, informam ainda os organizadores.

SETORIAL DOS APOSENTADOS – O auditório da sede de Campos dos Goytacazes do Sindipetro-NF ficou lotado no retorno das reuniões setoriais dos aposentados, aposentadas e pensionistas. A categoria teve informes sobre próximas atividades do sindicato contou com exposições dos diretores Antônio Alves (Tonhão) e Rafael Crespo, do consultor Luis Felipe, que participa do GT da Petros, e da advogada Luana Campos. Os aposentados voltam a se reunir no próximo dia 21, para eleição de delegados e delegadas ao Congrenf e ao Cecut.

SAIDEIRA

Diversidade trabalhadora na fala potente de Rita Von Hunty

A noite do último dia 7 foi marcado pela apresentação da influencer Rita Von Hunty, no Clube Cidade do Sol, em Macaé, na programação do 2º Seminário Diversidades “Nas Cores da nossa luta”, realizado pelo Sindipetro-NF. Rita, persona de Guilherme Terreri Lima Pereira, reuniu centenas de pessoas para falar sobre vários temas que envolvem as diversas formas de opressão, aprofundando debates sobre pautas contemporâneas dos costumes da sociedade e da política, além, de quebrar estereótipos sobre drag queens.

Em entrevista exclusiva à Imprensa do NF, Rita Von Hunty contou sobre seu sentimento em estar pela segunda vez em Macaé. “Eu fico sempre muito feliz toda vez que a gente consegue dar um passo nesse sentido, porque significa que tem alguma coisa muito importante e muito séria acontecendo. Eu digo isso porque os espaços que a gente conseguiu construir como espaços de luta dos trabalhadores (as) são espaços históricos que tem uma importância e relevância que nós não temos dimensão, mas se existe direito ao voto, férias, décimo terceiro, participação nos lucros, no nosso país e em ouros países do mundo, é resultado de um processo longo de luta dos trabalhadores, só que essa luta não é única”, pontuou Rita.

O evento foi aberto oficialmente por Glauber Barreto, funcionário da entidade há quase 20 anos, que seguiu com o cerimonial falando um pouco sobre sua história de vida e junto ao Sindicato, dando também, fala aos diretores do Sindipetro-NF presentes, entre eles: Bárbara Bezerra, do Departamento de Cultura e Leide Morgado, que falaram um pouco sobre o pioneirismo do Sindicato em pontuar essas causas, na busca por transformação da sociedade, a importância de dialogar com as frentes e reunir tantas pessoas numa noite especial, plural, cultural, de lazer e conhecimento.

Os diretores Tezeu Bezerra e Sérgio Borges, destacaram que o evento proporcionou além de debates, porque se trata da evolução do ser humano. “Em nosso 1º Seminário falamos sobre o caso da Diana, uma mulher trans que foi hostilizada e perseguida em seu ambiente de trabalho e nós, enquanto Sindicato, abrimos as portas e a acolhemos para contar a sua história, ou seja, essa é uma luta de todos nós”, disse Tezeu. Já o diretor Serginho, falou do orgulho que sente em pertencer à entidade. “Pautamos temas que vão além do que se espera. Nós precisamos combater toda e qualquer forma de opressão e quem venham mais momentos como este de respeito e inclusão”.

NORMANDO

Aleijão moral

Normando Rodrigues*

Dia do Orgulho Autista, 18 de junho: de que modo convivemos com diferenças, transtornos e doenças cuja mera existência resulta em afronta estética ou comportamental aos hipócritas valores dominantes?

Para essa e muitas outras indagações o fascismo tem resposta fácil: políticas públicas de esterilização forçada e de eutanásia compulsória dos “retardados”, assim classificados os autistas.

Como no caso do genocida Bolsonaro perante a Covid-19, a “justificativa” surge da mesma conjunção entre afirmação ideológica (“pureza da raça”; “só morrerão pobres”) e pseudorracionalização neoliberal (“são pesos mortos para a sociedade”; “salvar a economia”).

Essa é a lógica da empresa de saúde privada campeã de reclamações na Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Unimed, investigada pelo ministério público por cancelar unilateralmente planos de autistas.

Foi também o que levou uma horda de adolescentes a espancar brutalmente um autista de 16 anos em escola pública de Paciência, Rio de Janeiro, em Maio. Os seis agressores físicos foram incentivados por uma multidão de outros alunos aos gritos e aplausos.

O combate a todo tipo de discriminação é um objetivo fundamental da República (Constituição, 3°, IV) e demanda ações efetivas e não meros discursinho lavajatistas. Tomemos o caso de Mister Moro, em tese senador da mesma República e não da de Curitiba, apenas para rápido exemplo da falsídia reinante.

Quando ministro do mito fascista, Mister Moro mandou investigar autodeclarados humoristas que fizeram piadas criminosas sobre autistas. Mais adiante, candidato ao senado, celebrou o Dia Mundial da Conscientização Autista, 2 de abril. Note-se que, passadas as eleições, no 2 de abril deste ano Moro ficou em silêncio sobre a data.

Porém, ainda no governo Bolsonaro, Mister Moro endossou o corte de mais de 70% da verba destinada à saúde de pessoas com deficiências em 2020; a extinção do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a criação de escolas apartadas, para segregar e impedir a socialização dos diferentes.

No fundo foram práticas características de Mister Moro, que se referia a uma pessoa sem um dos dedos como “naine”, do mesmo modo com que a antiga crueldade infantil chamaria um autista de “retardado”.

Agora esse aleijão moral chamado Mister Moro e sua pupila Ctrl+C/Ctrl+V, terão que dar conta de 2,9 bilhões de reais, fortuna que antes destinaram a uma fundação que seria gerida pelo criminoso Dallagnol, e que se descobriu desaparecida na 13ª Vara Federal de Curitiba.
O irônico é que só se descobriu o desaparecimento do dinheiro graças às denúncias da “festa das cuecas” do Senador.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP. [email protected]

1293merge