Nascente 1298

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

[VERSÃO EM PDF NA ÍNTEGRA NO FINAL DA PÁGINA]

A SEMANA

Editorial

Do que se afastou o Brasil e ainda precisa se livrar

O que todos nós, dos movimentos sociais, dos sindicatos petroleiros, dos partidos de esquerda, já sabíamos e alertávamos ainda durante as eleições de 2018, fica ainda mais explícito quando vocalizado por gente de dentro do governo fascista que assolou o Brasil entre 2019 e 2022: a Petrobrás era a bola da vez para ser definitivamente vendida.

Não eram apenas algumas das suas fatias, como vinha acontecendo e que, infelizmente, por força de contratos antigos (em disputa), ainda acontece pontualmente. Era tudo, de vez, o fim da Petrobrás como a temos hoje. A sua privatização nua e crua.

Foi o que revelou, em entrevista recente ao jornal O Estado de São Paulo, o ex-ministro de Minas e Energia do governo Bolsonaro, Adolfo Sachsida. Segundo ele, a venda da companhia foi definida pelo governo, com o “okay” do então presidente da República, em maio do ano passado, no cenário de alta dos combustíveis. A ideia era passar para a população a imagem (falsa) de que o problema dos preços seria resolvido com a venda da empresa.

Foi disso que nos afastamos com o resultado das eleições de 2022. E é disso que precisamos nos livrar definitivamente, e não apenas em razão da Petrobrás. Também como alertávamos, e como mostrou o 8 de janeiro, os fascistas ainda rondam e continuam em jogo a Democracia, a civilidade e a inclusão social. Sigamos firmes e fortes.

Dia da Mulher Negra terá evento do NF

Está ficando um primor a programação do evento, promovido pelo Sindipetro-NF, que vai marcar o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela. O objetivo é contribuir na promoção da cultura e da formação política em relação ao combate ao racismo e à memória de luta das mulheres negras. Haverá atrações culturais e barracas de expositores de alimentos, roupas e acessórios. A programação completa e mais informações sobre local e horários serão divulgados em breve.

Cetco

Petroleiros e petroleiras da Cetco têm data base em setembro e o NF chama a categoria a enviar propostas para o Acordo Coletivo 2023/24, até o dia 31 de julho, para [email protected]. A empresa tem um histórico de práticas antissindicais e de propor acordos rebaixados. É hora de mostrar força.

Franks

Outra empresa com data base em setembro é a Franks, que também terá negociação do ACT 2023/24. As propostas dos trabalhadores e trabalhadoras podem ser enviadas, igualmente até 31 de julho, para [email protected]. Fruto de mobilizações, houve avanços em acordos passados, mas ainda há reivindicações pendentes.

Covid longa

Uma ampla pesquisa com a categoria petroleira, sobre os impactos permanentes da Covid-19, a chamada Covid Longa, será lançada na próxima semana. Realizada pela Fiocruz, a pesquisa tem participação do Sindipetro-NF e dos demais Sindipetros do estado do Rio de Janeiro. O programa NF ao vivo do dia 26 de julho vai tratar do tema, conversando com as pesquisadoras envolvidas e com dirigentes sindicais.

Aposentados

Petroleiros e petroleiras aposentados, aposentadas e pensionistas têm reunião setorial nesta quarta, 19, às 10h, na sede do Sindipetro-NF em Campos dos Goytacazes. A categoria vai tratar de assuntos gerais com a diretoria e assessoria da entidade. Haverá ônibus com saída da sede de Macaé, às 8h (com inscrição pelo celular da funcionária Ivana de Fátima: 22-98178009).

Ao livro verde

Diversas entidades da sociedade campista estão empenhadas na campanha SOS Ao Livro Verde, para salvar a livraria mais antiga do Brasil. Uma petição pública, que cobra ação da Prefeitura de Campos, está disponível em is.gd/sosaolivroverde. Neste ano, a livraria completou 179 anos e, em maio, entrou com pedido de autofalência.

Efetivo

Fruto das cobranças da FUP nos Grupos de Trabalho, o Sistema Petrobrás começa a recompor o seu efetivo. No último dia 14, a TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A) lançou edital de concurso público, com vagas para nível médio e superior. A subsidiária oferece um total de 300 vagas, sendo 48 para contratação imediata e as outras 252 para formação de cadastro de reserva.

 

VOCÊ TEM QUE SABER

Delegação com ampla representatividade

Passados os congressos regionais, como o 19º Congrenf, realizado no início de julho, a categoria petroleira volta agora as suas atenções para o 19º Confup (Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros), que acontece de 03 a 06 de agosto, em Cajamar (SP). O Sindipetro-NF terá a maior delegação do congresso, com 44 delegados e delegados eleitos no Congrenf (18 presenciais e 26 remotos), outros quatro delegados natos, três observadores e quatro assessores ou funcionários, totalizando 55 sindicalistas e trabalhadores da entidade.

Um dos diretores natos, por ser diretor da FUP, o coordenador de comunicação do Sindipetro-NF, Tadeu Porto, destaca oa grande diversidade na delegação do NF, integrada por muitas mulheres,  por um petroleiro PCD (Pessoa com Deficiência) e por mais representantes da comunidade LGBTQUIAPN+. “A discussão da diversidade entrou de vez na pauta da categoria petroleira e essa é uma conquista importante para nós, pois contribui nas lutas contra todas as formas de opressão no mundo do trabalho e na sociedade em geral”, afirma Porto.

Com o tema “Energia para renovar o Brasil”, o Confup tem previsão de participação de cerca de 300 trabalhadores, entre delegados eleitos, observadores, assessorias e convidados. Em formato híbrido, 60% do público participará do evento virtualmente.

O Congresso Nacional é a instância máxima da organização sindical dos petroleiros das bases da FUP. É neste fórum de deliberação que a categoria define democraticamente as pautas de reivindicações e calendários de luta, previamente debatidas nos congressos regionais.

Nova direção

Neste ano, além de debater as pautas da categoria para a Petrobrás e para empresas do setor privado, além das lutas dos aposentados, aposentadas e pensionistas, as delegações vão eleger a diretoria da FUP, que conduzirá as lutas da categoria durante o mandato de três anos.

 

Avanços na área de saúde mental

Das Imprensas da FUP e do NF

Dirigentes da FUP participaram, no último dia 13, da quarta reunião do Grupo de Trabalho Paritário implementado pela Petrobrás para tratar de demandas da categoria relacionadas SMS e Saúde Mental.

As principais ações já implementadas pela empresa são respostas às cobranças da FUP no GT de SMS e Saúde Mental. É o caso do cumprimento de normas de saúde ocupacional (N-2691 e N-2692) referentes aos exames periódicos, que foram esvaziadas pela gestão anterior. A Petrobrás tornou a incorporar em seu protocolo exames que haviam sido retirados e incluiu no periódico novos procedimentos voltados para avaliações nutricional, oftalmológica, odontológica e biopsicossocial.

A implementação de ações multidisciplinares relacionadas à Saúde Mental dos trabalhadores e das trabalhadoras é outra conquista resultante das denúncias e intervenções da FUP, que desencadearam medidas imediatas para acolher e tratar os casos crescentes de sofrimento mental que atinge a categoria. Dados da Petrobrás apontam que entre 2018 e 2023 o percentual de afastamento de trabalhadores por transtornos mentais subir de 18,2% para 30,7%.

Outro pronto realçado pela FUP foi a necessidade do programa de saúde mental ser extensivo para os aposentados, um grande segmento da categoria que está adoecido em função dos ataques e desmontes que sofreram nos últimos anos. Nova reunião está prevista para esta quinta, 20.

 

Por mais acessibilidade, inclusão e equidade racial

Das Imprensas da FUP e do NF

Em reunião de caráter devolutivo que aconteceu no último dia 13, entre diretores da FUP e gestores da Petrobrás, foram apresentados programas elaborados recentemente sobre ações que vão garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos na empresa. Foram apresentados dados sobre plano de acessibilidade implementado que visa principalmente melhorar a inclusão do trabalho das pessoas com deficiência na busca pela igualdade de condições com os demais trabalhadores. Foi mencionada uma preocupação com a gestão continuada desse plano que também deve corresponder com as diversas atividades características de cada área desenvolvida na companhia. Verificações de acessibilidade geraram diagnósticos das instalações corporativas que deram origem a ações de capacitação e orientações divulgadas por meio de campanhas.

Equidade racial foi tema da segunda apresentação da reunião. Um programa desenvolvido nos últimos seis meses pela Responsabilidade Social destacou dados preocupantes presentes no índice de equidade racial relativos à empresa.

O diretor da FUP, Sérgio Borges, questionou a política de contratação de empresas fornecedoras e de serviços terceirizados assim como com o setor privado. “É preciso estender a política institucional da Petrobrás, com relação ao avanço que vamos conquistando nos temas da diversidade e inclusão, às empresas que prestam serviços e são parceiras da Petrobrás”, disse.

 

SAIDEIRA

Surpreenda-se com histórias da petroleira Ilma de Souza

Depois da entrevista com o aposentado Jocimar Souza, agora é a vez da petroleira para sempre Ilma de Souza contar a sua história. Nesta primeira temporada, cinco episódios serão publicados, sempre às 18h das sextas-feiras. Além da versão em vídeo, no Youtube, a série conta com versão editada em formato de podcast.

O projeto Petroleiros para Sempre foi lançado durante o 19° Congrenf, com exibição de um teaser e falas dos coordenadores dos Departamentos de Comunicação e dos Aposentados, Tadeu Porto e Antônio Alves (Tonhão), e da produtora do projeto audiovisual, Luciana Fonseca.

Além de Jocimar Souza e de Ilma de Souza, a primeira temporada reúne ainda a pensionista Eliane Carvalho (que é a primeira a ocupar a diretoria do NF) e os também aposentados Fidélis Mariano e Hamilton Cassiano.

LOGÍSTICA AÉREA Diretores do Sindipetro-NF estiveram, no último dia 13, no Cenpes e no Centro Integrado Logístico do E&P (CILEP) da Petrobrás para conhecer o trabalho do setor de logística e os procedimentos de segurança adotados pelo apoio aéreo. Os diretores também tiveram oportunidade de visitar os galpões da OMNI Taxi aéreo e da Lider. Além do NF, participaram da atividade diretores dos Sindipetros RJ, ES e LP. O NF foi representado pelo coordenador Tezeu Bezerra e pelos diretores Jancileide Morgado, Marcelo Nunes e Johnny Silva.

NORMANDO

Afogado em que?

Normando Rodrigues*

Era só um Zé Povinho, naquele gelado e encharcado 13 de julho da Gravataí dos Anjos d’Aldeia.

Um joão-ninguém, xiru do campo, talvez. Ou talvez um ex-industriário vitimado pelas desempregadoras GM, Pirelli, Heineken, Taurus…

Um Zé Povinho que saiu de casa em meio ao ciclone, na urgência de sepultar um cachorro, companheiro de dores e de alegrias por mais de uma década, carregado sem vida num saco.

Um Zé Povinho que virou cadáver. Mas que ao ser achado tinha uma certeza em cada mão.

A primeira é que, ao sentir a morte no cangote, ele recusou largar o amigo no então encorpado córrego Saraquá, regato ingrato que se tornou vagalhão e o afogou. O Zé Povinho sabia que ele, o cão e o riacho, são partes de um todo. E que as partes devem respeito ao todo.

A segunda estava na outra mão do Zé Povinho, que agarrava em última e desesperada providência a carteira de trabalho.

O mais triste nesse relato é o comportamento da grande família humana do sufocado Zé Povinho, família que não demonstra os menores cuidados nem para com o todo, nem para com a carteira de trabalho.

Dias antes, registraram-se as duas maiores temperaturas médias do planeta desde que aprendemos a escrever. Afora os terraplanistas e o ex-secretário de mudanças climáticas da cidade de Sampa, até os cães mortos e carregados em sacos sabem que o aquecimento global e os eventos extremos decorrem de nossas ações.

Chama-se antropoceno o abismo no fundo do qual encontraremos nossa própria extinção em nome do sacralizado lucro de uma insana minoria que não se vê parte do todo, senão como o próprio “todo”, e que acredita ter o umbigo imune aos efeitos de sua irracionalidade. Afinal, a enorme maioria dos desastres alcança o Zé Povinho e seu cão, e não os ricos.

A mesma irracionalidade dos ricos, gera também a colossal onda destruidora da carteira de trabalho dramaticamente agarrada pelo Zé Povinho. Assim agiu o Xandão cultuado por incautos, ao consagrar em fins de maio o grilhão neo-escravista conhecido como Uber ( Alles ).

Destroem na maré liberal e quando esta reflui e o Zé Povinho começa a ter direitos, fazem o esgoto regurgitar os Mussolixo, Hitlerlixo, Trumplixo e Bolsonalixo invocados pelos sacerdotes liberais para matar aos milhões.

Endurecidos na crueza do combate aos monstros e a seus invocadores, tendemos a nos fixar nas chances de o Zé Povinho de Gravataí ter votado no fascismo, que são de 60 a 40, apenas para assim evitar a dolorosa empatia. Como se o voto do Zé Povinho o definisse.

O que realmente importa é que o Zé Povinho preferiu morrer a abandonar o corpo de um amigo.

E mais ainda importa que ao morrer ele agarrasse a carteira do trabalho, sua identidade de classe.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP. [email protected]

1298merge