Nascente 1306

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

[ÍNTEGRA EM PDF DISPONÍVEL NO FINAL DA PÁGINA]

A SEMANA

Editorial

Uma fala forte por federação única nacional

“O sonho nosso em 2026, quando passarmos esse bastão para um novo coordenador, uma nova coordenadora, que tenhamos uma única federação representando a categoria petroleira. Qual o nome ela vai ter? Não importa. Se é “FUNP”, Federação Única Nacional Petroleira, ou qualquer outro nome. O que importa é que tenhamos de fato essa unidade na prática.”

A fala acima, do coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, durante o programa NF ao vivo da semana passada, indica de modo claro e direto a disposição da Federação Única dos Petroleiros em promover o diálogo com a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) rumo a uma unificação da representação nacional da categoria.

Quem, em 2006, esteve no Congresso da FUP onde as delegações dos sindicatos que viriam a formar uma outra federação, sabe bem a dimensão dessa declaração. Naquele momento e durante muitos anos após, as duas frentes pareciam inconciliáveis.

Passadas quase duas décadas, todo um revés recente de extremismo de direita, que tomou conta do país, ajudou a mostrar que é infinitamente maior o que nos une do que o que nos separa.

Como o próprio Deyvid também falou, a riqueza da diversidade deve ser preservada, mas a unidade na ação, que torna ainda mais forte qualquer movimento coletivo, será sempre uma meta. Em benefício da categoria, que este diálogo avance.

Diretor se recupera bem após acidente

Está se recuperando bem o diretor Eider Siqueira, que coordena o Departamento do Setor Privado, após ter sofrido acidente de carro no último dia 6, no Trevo das Bandeiras, em Macaé. Um carro alugado, em uso pelo sindicato, estava sendo dirigido por Eider e foi atingido por um poste — derrubado por uma carreta da empresa Mirassol. Também estava no carro a diretora Bárbara Bezerra, que passou por atendimento médico, mas não sofreu ferimentos. Os sindicalistas seguiam para uma reunião setorial na base de Cabiúnas, em Macaé.

Wellbore

Petroleiros e petroleiros da empresa Wellbore, lotados na base sindical do Sindipetro-NF, têm assembleia geral marcada para a próxima sexta, 15, às 13h, por meio do aplicativo Zoom. A assembleia será seguida de votação pela plataforma Confluir por 24 horas, para a apreciação da proposta de Termo Aditivo ao ACT 2022/2024.

P-53 e PNA-1

O NF cobrou da Petrobrás a solução para a falta de alimentos em plataformas. Pelo menos duas fizeram relatos sobre o problema ao sindicato: P-53 e PNA-1. A empresa afirma que falha foi na logística e que fizeram reunião de gerências para buscar solução. A entidade está de olho.

Solução na P-62

Representantes do NF e da Petrobrás chegaram a entendimento sobre a garantia de descanso dos trabalhadores durante obras na P-62. “Em caso de desconexão da UMS (Unidade de Manutenção e Serviço), uma das equipes do turno do dia entra para o turno da noite, para garantir o revezamento. A que já estava na UMS fica na UMS e quem está na plataforma se divide”, explica o coordenador do Departamento de Saúde e Segurança da entidade, Alexandre Vieira.

Jorge Paco Paco

A cidade de Macaé perdeu, no último sábado, 9, Jorge Gomes, mais conhecido como Jorge Paco Paco. Grande macaense, ele foi um lutador por uma sociedade mais justa e igualitária. Ferroviário, sindicalista e membro do Partido Comunista, marxista estudioso e convicto, por essa razão foi preso e demitido nos anos de chumbo, período da ditadura militar e posteriormente anistiado.

Presente!

Paco Paco nunca deixou de lutar. Foi importante voz em Macaé na luta por Eleições Livres e Soberanas, pela criação dos Conselhos de Saúde, pela criação e defesa do SUS e por um Hospital Público na cidade. Sempre presente nas manifestações populares, participou e colaborou junto ao Sindisprev das greves dos trabalhadores do INSS.
Jorge Paco Paco, Presente!

NF ao vivo

O programa NF ao vivo desta semana, nesta quarta, 19h30, no YouTube e no Face do NF (is.gd/nfaovivo130923) volta a tratar das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho da Petrobrás, após reunião desta terça-feira com a gestão da companhia. Assim como fez na semana passada, o programa vai atualizar as informações sobre as negociações e informar sobre os próximos passos da Campanha Reivindicatória da categoria petroleira.

VOCÊ TEM QUE SABER

Contraproposta aquém das reivindicações

No final da manhã desta terça, 12, no fechamento desta edição do Nascente, a FUP e a Petrobrás ainda estavam reunidas em mais uma rodada de negociações da Campanha Reivindicatória. As primeiras informações foram de que a companhia estava cumprindo a expectativa de apresentar uma contraproposta à Pauta de Reivindicações, mas as cláusulas ainda não contemplavam a categoria. “Não houve ainda os avanços que a categoria precisa”, afirmou, na reunião, o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Após avaliação da reunião e da contraproposta, a FUP e os sindicatos vão deliberar acerca dos encaminhamentos e dos próximos passos da Campanha. A tendência é de convocação de assembleias com indicativo de rejeição, o que ainda será confirmado pelas entidades nos próximos dias. No NF, a reunião da diretoria acontece na tarde desta quarta, 13.

A reunião desta terça confirmou o cenário imaginado por participantes do programa NF ao vivo da semana passada, entre eles o próprio Bacelar, após reunião anterior com a companhia. A avaliação dos sindicalistas é a de que ainda há uma mentalidade bolsonarista em setores da empresa, que é preciso superar para que a categoria consiga ver resolvida a maior parcela possível das demandas reprimidas dos governos Bolsonaro e Temer.

O movimento sindical petroleiro tem comemorado avanços em diversas áreas, que já se manifestam nos Grupos de Trabalho — como nos temas do teletrabalho para PCDs e pais de PCDs, a reversão de algumas privatizações, os investimentos da Petrobrás no PAC 3, a abertura de novos concursos, a chamada de cadastro de reserva de concursos passados, a suspensão do pagamento do saldo devedor da AMS por 90 dias, a nova política de combustíveis, a revisão na forma de pagamento dos acionistas e a reabertura de negociações com a Petros. Mas ainda há muito o que avançar no Acordo Coletivo de Trabalho.

Os petroleiros e petroleiras devem deve ficar atentos às mídias da FUP e do NF. Quem informa a categoria é o sindicato.

NA BASE Radiovaldo Costa, durante conversa com a categoria na base de Cabiúnas – Foto: Luciana Fonseca / Imprensa do NF

Petros: Campanha se intensifica rumo à votação

Na reta final da campanha, os candidatos da chapa Unidade para o Futuro da Petros, que disputam as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação, intensificam a agenda de atividades com os participantes e assistidos.

Esta semana, eles dão continuidade ao giro que estão realizando pelas bases do Sistema Petrobrás, participando de setoriais nas portas das unidades e de reuniões com aposentados e pensionistas nas sedes dos sindicatos da FUP e da FNP.

Entre terça e sábado, os candidatos se revezam em agendas pelos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Confira o calendário atualizado no final da matéria.

Nos encontros com a categoria, eles têm reforçado as propostas construídas coletivamente para garantir a sustentabilidade financeira e a qualidade dos planos administrados pela Petros. É o caso, por exemplo, da cobrança das dívidas da Petrobrás com o fundo de pensão, do fim dos equacionamentos dos déficits atuais e futuros dos PPSPs, da melhoria do atendimento e da democratização da gestão da Fundação.

A eleição começa no dia 25 de setembro e prossegue até 9 de outubro.

Giro pelo Norte Fluminense

Na semana passada, de quarta a sexta, os candidatos fizeram um giro pelo Norte Fluminense para conversar com os petroleiros e petroleiras sobre as suas propostas para a Fundação. Estiveram na região os candidatos titulares ao Conselho Deliberativo, Radiovaldo Costa (Chapa 65) e Vinícius Camargo (Chapa 66), e os candidatos ao Conselho Fiscal, Silvio Sinedino e João Antonio de Moraes (ambos da Chapa 51, como titular e suplente).

O giro começou pela base de Cabiúnas, em Macaé, onde os candidatos participaram de reunião setorial com os trabalhadores na entrada da empresa. Depois, eles seguiram para a sede do Sindipetro-NF em Campos dos Goytacazes, onde participam da reunião semanal dos aposentados. Na quinta e na sexta, eles estiveram no Heliporto do Farol de São Thomé.

Na reunião em Campos, o candidato Radiovaldo destacou o amadurecimento da categoria petroleira em relação aos temas da Petros, com um grande crescimento do nível de informações sobre o funcionamento do plano. Ele avalia que esta mobilização está promovendo avanços na busca por resolução do problema grave dos equacionamentos, pressionando a Petrobrás a assumir maior parcela de responsabilidade no aporte de recursos para sanar o déficit.

“A Petrobrás usava a força do seu controle do plano da Fundação, indicava o presidente, indicava os diretores, botava os conselheiros, tinha o voto de minerva e teve erro atrás de erro. Hoje temos vários problemas na Fundação, especialmente no plano Petros 1”, afirmou, defendendo uma reversão desse quadro.

Para ele, todo o interesse da categoria sobre o tema vai se reverter em ainda mais pressão sobre empresa, além de qualificação para a fiscalização e o debate em torno das questões complexas que envolvem um plano de previdência.

SAIDEIRA

Categoria tem encontro nesta sexta com presidente da Petros

Nesta sexta, 15, às 9h, o Sindipetro-NF promoverá um evento de grande importância para os participantes dos Planos Petros. O presidente da Petros, Henrique Jäger, estará no Sindicato dos Bancários, em Campos dos Goytacazes, para uma reunião que promete esclarecer dúvidas dos assistidos.

Para facilitar a participação dos interessados que residem em Macaé e região, o Sindipetro-NF disponibilizará transporte com saída programada para às 6h30 da sede em Macaé, garantindo que todos tenham a oportunidade de estar presentes neste encontro de grande relevância. Os interessados devem encaminhar nome e CPF para [email protected].

É importante destacar que a setorial de quarta-feira anterior ao evento não acontecerá devido à relevância da reunião do dia 15. Este é o momento certo para conhecer os planos da nova diretoria da Petros e para a categoria demonstrar suas angústias e insatisfações com a situação atual dos planos.

Para o diretor do Sindipetro-NF, Jocimar dos Santos Souza, “precisamos de um número muito significativo de pessoas para deixar clara a nossa indignação com esses PEDs. Não sejamos omissos. Temos que sair da zona de conforto e oferecer nossa cota de sacrifícios nesta causa. Façamos cada um de nós a nossa parte para que o coletivo tenha sucesso.”

NORMANDO

Pagando em crianças

Normando Rodrigues*

No século XIX os irmãos Grimm registraram histórias do folclore alemão inseridas no contexto do nacionalismo romântico, um movimento de resistência à racionalização da Contemporaneidade e ao que Weber chamou de “desencantamento” do mundo.

Um dos mitos coletados pelos Grimm se passa na pequena cidade de Hamelin, na Baixa Saxônia, que infestada por ratos contrata um flautista para dar um fim à praga, ao preço de um táler (o “pai” do dólar) por cabeça de bicho morto.

Como ao fim os roedores se afogam no rio Weser, não há cabeças por contar e os bons cidadãos de Hamelin se valem disso para dar calote no místico músico, o qual em represália atrai todas as crianças do burgo para uma caverna e a sela com um desmoronamento, para que morram de fome.

O Brasil sempre pagou seu capitalismo em crianças mortas de fome. O título mundial de concentração de renda no 1% mais rico da população foi alcançado e é mantido graças a milhões de restos esqueléticos de menores inocentes.

Trata-se de escolha. No quesito mortalidade infantil, escolhemos o caminho dos EUA. Vejamos um outro conto.

Era uma vez um brilhante astrofísico e insuperável divulgador científico chamado Carl Sagan. Entrevistado por jornalista tão ilustrado quanto aqueles da Globonews que chamaram de contradição o comunismo cristão de Flávio Dino, Sagan respondeu quanto a ser “socialista”:

“Acredito que o governo tem a responsabilidade de cuidar do povo… somos o 19° país em mortalidade infantil. Dezoito outros países salvam as vidas de seus bebês melhor do que nós.”

O ano era 1989. Hoje, após mais de 3 décadas de neoliberalismo, os Estados Unidos continuam a ser a maior economia do globo, enquanto em mortalidade infantil caíram para a 50ª posição, segundo dados da Unicef relativos a 2022.

Mas como essa escolha é muito pouco para quem vive de morte, em 2018 mais de 38% da população brasileira escolheram um outro flautista, merdorrágico fascista obcecado pela reação ao conhecimento, pela remistificação do mundo e pela mamadeira de piroca. Porém com resultados muito mais dantescos do que em Hamelin.

No mito do flautista enganado, cerca de 130 crianças morreram de fome. Já graças ao mito fascista, mais de 1,3 mil brasileirinhos viraram cadáveres apenas nos 2 primeiros anos da pandemia. Em junho de 2022, duas criancinhas morriam por dia de Covid-19 no Brasil.

Esse massacre de anjinhos foi um plus. Antes, durante e após existe a notável contribuição da polícia fascista, aqui incluídas das PMs à PRF e todas as outras. Na região metropolitana do Rio, duas crianças são baleadas a cada semana. E uma delas morre.

Sob os efusivos aplausos daqueles super ricos que se dizem “também humanos”.

* Assessor jurídico do NF e da FUP. [email protected]

 

1306