Nascente 1406

[VERSÃO NA ÍNTEGRA EM PDF DISPONÍVEL NO FINAL DA PÁGINA]

A SEMANA

Editorial

Prioridade no ACT sem deixar outras frentes

O Acordo Coletivo de Trabalho dos petroleiros e das petroleiras do Sistema Petrobrás, que está em período de negociações, é um dos mais complexos do Brasil, tanto em número de cláusulas quanto pelos impactos que elas produzem. É um documento que espelha décadas de lutas pelo reconhecimento do trabalho humano, da verdadeira força que impulsiona a companhia desde a sua fundação, há 72 anos que se completam no próximo dia 03 de outubro.

A complexidade das relações de trabalho em uma empresa desse porte e com o tipo de construção histórica que tem, envolvendo deveres e direitos entre as partes, extrapola até mesmo ao ACT, atingindo compromissos com a previdência dos trabalhadores — como mostra a grande luta pelo fim dos equacionamentos na Petros —, com os empregados de empresas contratadas, com o desenvolvimento econômico, com o meio ambiente, com a transição energética e com a soberania nacional.

Embora a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras sempre tenha sido a de ter protagonismo pleno em todos os assuntos, uma vez que é o seu trabalho que ocupa centralidade na manutenção da própria existência da vida em sociedade, infelizmente não são todas as categorias profissionais que conseguem atingir esse nível de ação política e presença na vida pública — o que só faz aumentar a responsabilidade deste segmento e de outros que conseguiram ter estruturas mais robustas e organizadas de luta.

É por isso que uma entidade como o NF está em tantas frentes. Apenas para ilustrar, além da Petrobrás, está em negociações de acordos coletivos em diversas empresas do Setor Privado, está em dezenas de ações judiciais, está nas ruas contra a anistia para golpistas e contra a Pec da Blindagem, está nas denúncias pela segurança, está na pesquisa sobre a Covid Longa, está nos patrocínios culturais, está nas iniciativas de comunicação, está nos debates da FUP e da CUT, está na solidariedade aos grupos de trabalhadores que não são de empresas com base representada pelo sindicato, entre tantas outras.

Seguiremos na luta!

Acesse o QR para não perder o NF ao vivo

O NF ao vivo de setembro, que vai ao ar nesta quarta-feira (24), às 19h30, no canal do Sindipetro-NF no Youtube e no Facebook, vai fazer um balanço das negociações do ACT da Petrobrás e reforçar que uma grande greve está no radar. Foram convidados Cibele Vieira (Sindipetro Unificado SP/FUP), Tezeu Bezerra (FUP/NF), Normando Rodrigues (assessor jurídico da FUP/NF) e Cloviomar Cararine (economista do Dieese). Assista em is.gd/nfaovivo80 ou pelo QR code acima.

Aposentados

Aposentadas e pensionistas têm reunião nesta quinta-feira (25), às 10h, na sede do NF em Campos. A categoria discute o encaminhamento das suas lutas, especialmente em relação à Petros. Haverá ônibus com saída da sede de Macaé às 7h30 — interessados precisam fazer contato com o funcionário Ezequiel Andrade (22 – 99996-8096).

Kempetro

Petroleiros e petroleiras da Kempetro, que atuam na base sindical do Sindipetro-NF, têm Assembleia Geral de caráter representativo marcada para a próxima quinta-feira (25), às 14h, de forma virtual, seguida de votação com duração de 24 horas pela plataforma Confluir. Na pauta, o Acordo Coletivo de Trabalho.

Luta do Benzeno

O 5 de Outubro, que se aproxima, é Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno. A data foi criada em homenagem ao petroleiro Roberto Viegas Kapra, que morreu em 2004 em decorrência de leucemia mieloide aguda, ligada à exposição à substância cancerígena. A data visa conscientizar sobre os perigos do benzeno e protestar contra a falta de fiscalização.

Debate dia 03

Como parte das atividades que envolvem a luta contra a exposição ao benzeno, a Fundacentro, maior referência brasileira no tema, vai promover, no próximo dia 3, debate com lideranças sindicais, representantes do governo e especialistas em saúde ocupacional no seminário “Benzeno e cancerígenos: avançar na proteção da saúde dos trabalhadores”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube.

Mudança na oficina

Prorrogado até o próximo dia 30 o período de inscrições para a oficina de artesanato que o Departamento de Aposentados e Pensionistas do Sindipetro-NF promove nas sedes de Campos dos Goytacazes e de Macaé. As vagas são limitadas. As aulas acontecerão uma vez por semana e tiveram o início adiado para 07 de outubro na sede de Campos dos Goytacazes, e para 09 de outubro na sede de Macaé. O Sindicato estimula a participação na atividade de arte e integração.

 

VOCÊ TEM QUE SABER

Setoriais em Cabiúnas até próximo dia 01

Os petroleiros e as petroleiras da base de Cabiúnas, em Macaé, iniciaram nesta semana uma sequência de reuniões setoriais com a diretoria do Sindipetro-NF, como parte da intensificação de presença do sindicato nas unidades e aeroportos da região para pressionar a Petrobrás por avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho e no atendimento às demais reivindicações da categoria.

Além de atualizar os trabalhadores e trabalhadoras sobre as negociações e ouvir as avaliações da categoria sobre o andamento da Campanha Reivindicatória, a diretoria do Sindipetro-NF também vai dialogar sobre as pautas específicas da unidade, como segurança no trabalho a incorporação à Petrobrás.

O sindicato reforça a importância da participação nas setoriais, como forma de demonstrar para a empresa a força da categoria. O movimento sindical tem avaliado, a partir das reuniões negociais já realizadas, que o cenário é de extrema dificuldade e vai exigir muita capacidade de luta, com previsão de necessidade de realização de uma grande greve.

Nesta semana também ocorrem os rolezinhos nas bases administrativas e as setoriais nos aeroportos. A categoria acompanha de modo bem-informado e mobilizado o andamento das negociações do Acordo Coletivo em reuniões entre a FUP e a Petrobrás, com apresentações das reivindicações de acordo com eixos temáticos. A última reunião da rodada está prevista para o dia 01 de outubro, com o tema “Pauta pelo Brasil e Transição Energética Justa”.

Na mais recente reunião de negociação até o fechamento desta edição do Nascente — na manhã da terça-feira (23) —, sobre a Petros, os representantes da FUP tornaram a enfatizar que a prioridade máxima da categoria petroleira é resolver este ano os equacionamentos dos Planos de Previdência do Sistema Petrobrás (PPSP-R e PPSP-NR).

Setoriais Cabiúnas

Turnos:
23/09 Ter 19h
25/09 Qui 19h
27/09 Sab 19h
29/09 Seg 19h
01/10 Qua 19h
ADM:
01/10 Qua 7:00h

NF participa de atos contra Anistia e PEC da Blindagem

Das Imprensas da FUP e do NF

Petroleiros de todo o Brasil se somaram aos milhares de brasileiros e brasileiras que tomaram as ruas do país no domingo (21) para protestar contra a PEC da Bandidagem, que foi aprovada na Câmara dos Deputados Federais, e o PL da Anistia, que está em discussão no Congresso para beneficiar os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As manifestações reuniram milhares de pessoas em cerca de 40 cidades brasileiras, com atos políticos e apresentações artísticas em meio a multidões de verde e amarelo.

No Rio de Janeiro, a praia de Copacabana, que nos últimos anos tornou-se um dos principais redutos das manifestações bolsonaristas, foi ressignificada, ao ser tomada por uma multidão em uma manifestação histórica em defesa da soberania nacional e do Estado Democrático de Direito. O ato reuniu diversos artistas e ícones da MPB, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Paulinho da Viola, Ivan Lins e Geraldo Azevedo, que participaram de atos e manifestos culturais na década de 60 contra a ditadura.

O Sindipetro-NF foi representado por diretores e diretoras nos atos do Rio de Janeiro e de Campos dos Goytacazes — que teve protesto durante a edição do mês do projeto Samba na Praça e concentração nas escadarias da Câmara de Vereadores.

SAIDEIRA

Petroleiros a bordo além do período de embarque em MV-18

O Sindipetro-NF acompanhou e pressionou por providências corretas, no final da semana passada e início desta semana, a situação de dezenas de trabalhadores embarcados na plataforma MV-18 Cidade de Niterói, operada pela Modec, que, após vários dias de tentativas frustradas de desembarque devido à indisponibilidade do heliponto provocada por trepidações do leme da unidade, tiveram que desembarcar em operações complexas de transbordo.

Segundo os relatos, o desembarque foi feito via FPNIT para a UMLI (Unidade de Manutenção) e, em seguida, os trabalhadores foram transferidos por aeronaves até o Farol de São Tomé. Para viabilizar a operação, a embarcação Asso 29 (AM11) permaneceu posicionada ao lado da Cidade de Niterói, em prontidão para executar os transbordos sempre que houvesse segurança.

As condições meteorológicas foram o maior obstáculo, mas o Sindipetro-NF questionou que não houvesse procedimentos consolidados para este tipo de situação. A Petrobras manteve recursos logísticos mobilizados, com embarcações e aeronaves.

O Sindipetro-NF reforça que a permanência prolongada dos trabalhadores em alto-mar ultrapassa os limites aceitáveis de jornada offshore e cobra que a Modec e a Petrobras adotem medidas preventivas para evitar que problemas que repercutem em helidecks resultem em situações de retenção e risco para a categoria.

 


APOIO DO NF AO IFEP O Teatro do Sindipetro-NF, em Macaé, recebeu no último dia 17 a 4ª Audiência Pública para discussão da criação do Instituto Federal de Especialização Profissional do Nível Médio e Superior (Ifep), voltado à formação técnica e superior nas áreas de Petróleo, Gás, Energias Renováveis e Transição Energética. A proposta de criação do Ifep está em tramitação no Ministério da Educação (MEC). O novo instituto tem potencial de qualificar cerca de 3 mil profissionais, ampliando as oportunidades de emprego em setores estratégicos para o desenvolvimento do país.

 


BENZENO O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Rio de Janeiro, representado pela auditora fiscal do trabalho, Ana Luiza Horcades, recebeu em audiência, no último dia 18, dirigentes sindicais dos Sindipetros-NF, RJ e Caxias, FUP, FNP) e da CNQ-CUT. As entidades formalizaram a solicitação de reabertura da Comissão Estadual do Benzeno. O diretor do Sindipetro-NF, Alessandro Trindade, representou a entidade.

 


NOVO GERENTE GERAL A diretoria do Sindipetro-NF realizou, no último dia 16, a primeira reunião com o novo gerente geral da Bacia de Campos, Guilherme Sargenti. O encontro ocorreu na sede da empresa em Macaé e teve como pauta central a defesa dos interesses da categoria petroleira, em especial quanto à manutenção de investimentos na Bacia de Campos, às condições de trabalho e à necessidade de diálogo permanente com os trabalhadores.

 

NORMANDO Excepcionalmente, a coluna Normando não é publicada nesta edição.

 

1406