Nascente 909

Nascente 909

{aridoc width=”100%” height=”800″}http://www.sindipetronf.com.br/images/pdf/nascente/909_separado.pdf{/aridoc}

Capatazes na latrina da história

Nos últimos dias, o Sindipetro-NF tem recebido relatos cada vez mais frequentes de ataques autoritários de gerentes da Petrobrás na região. É um comportamento típico daqueles que escolhem como estratégia de ascensão profissional a prática de mostrar serviço como capataz. Este perfil é conhecido desde a escravidão. É o daquele pusilânime que fala fino com quem está acima na cadeia de comando e fala grosso com quem está abaixo. Em resumo, um covarde.
Há vários deles por aí. Em lugar de inspirarem respeito e liderarem pela correção com a qual exercem o seu ofício, inspiram desprezo ao tentar liderar pelo terror. É comum que da boca destes personagens saiam expressões como “peão tem que ser tratado no chicote”.
Não espanta que ainda existam figuras assim em nosso meio, uma vez que séculos de tradição autoritária brasileira não desaparecem de uma hora para outra. O que espanta é que uma empresa que deveria ser referência de boas práticas, como a Petrobrás, abrigue gente assim em postos de chefia.
Nestes dias que antecedem a um movimento de greve, eles ficam ainda mais assanhados. É muito importante, portanto, que os trabalhadores estejam atentos para não caírem na armadilha de jogar este jogo de baixo nível. É tempo de manter a relação o mais formal possível com estas figuras, não tratar com elas assuntos relacionados à campanha negocial — para isso existe o sindicato, que se relaciona diretamente com a empresa — e não dar ouvidos a boatos plantados pela velha tática da contra-informação da empresa.
Todos precisamos estar cientes de que gerentes não tem o direito de abordar trabalhadores para saber o que pensam sobre a greve iminente, ou pedir cópia da ata de assembleia, ou, muito menos, insinuar ameaças para os que vão fazer o movimento. Tudo isso é assédio, coação, prática antissindical, e deve ser denunciado ao sindicato.

Espaço aberto

A resposta do povo

Texto apócrifo*

Leia abaixo trecho da carta de Getúlio Vargas e tire suas conclusões!
“Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas. Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao senhor, não de crimes que contrariei ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes. Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos. Que o sangue de um inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus. Agradeço aos que de perto ou de longe trouxeram-me o conforto de sua amizade. A resposta do povo virá mais tarde….”
Todos os personagens presentes em 1954, principalmente os rancorosos inimigos representantes das castas privilegiadas, aparecem com os mesmos objetivos de antes. Estes conseguiram reverter nossa conquista estabelecida em 1954 do monopólio do petróleo para os leilões hoje realizados.
Quando contra-atacamos com lei nº 12.351, de 22 de dezembro de 2010, que estabeleceu a Petrobrás como operadora única, procurou-se estabelecer em torno da operação lava jato um ambiente propício, para tentativas de golpe e de retirada da Petrobrás desta condição, pelo PLS 131-2015 do querido Motosserra. Ou seja, uma verdadeira tentativa de replay de 1964, novamente patrocinado pela mídia e pela falta de conhecimento histórico e geopolítico do povo.
Então, companheiros, abram os olhos, pois nossas conquistas não são definitivas, devemos lutar por elas e contra atacar tudo o que as ameaçam.
Sejamos a resposta do povo!
Sigamos firmes com a altivez dos justos e dos que estão do lado certo na trincheira da defesa da Petrobrás e do Brasil. Para os traidores do povo, a história reserva a latrina.

* Texto não assinado, recebido de acordo com política descrita no boletim.

Capa

GREVE APROVADA NAS ASSEMBLEIAS

Petroleiros estão prontos para deflagrar o movimento de paralisação por tempo indeterminado a qualquer momento, em data a ser definida pela FUP, como reação ao processo de desmonte da Petrobrás e em defesa da Pauta pelo Brasil. Sindicato está atento aos casos de assédio e práticas antissindicais pelas gerências

Os petroleiros da Bacia de Campos concluíram nesta semana as assembleias que avaliaram o indicativo de realização de greve por tempo indeterminado, a partir de data a ser definida pela FUP. A última assembleia estava marcada para às 23h de ontem, no Grupo B do Terminal de Cabiúnas, após o fechamento desta edição do Nascente, mas o resultado parcial com aprovação da greve por ampla maioria não poderia ser mais revertido.
Nestes dias que antecedem ao movimento de greve, o NF chama a categoria a realizar uma análise sobre as suas condições de trabalho. “Gerentes respeitam seus subordinados? Padrões de segurança são cumpridos? O efetivo mínimo para uma operação, com segurança, das áreas operacionais tem sido respeitado?”, questinou a entidade em carta aberta aos trabalhadores no último sábado.
“Hoje a categoria vive um retrocesso em algumas políticas da empresa, desde operadores com sobrecarga de PT’s em plataformas que sequer pertencem, descumprindo o prazo de 6 meses, passando pelo corte de internet, até trabalhadores sendo levados a trabalhar mesmo depois de acidentes graves. São várias as denuncias de desmandos de gerentes que ficam sem punição. Enquanto isso, uma farta distribuição de punições infundadas sobre os ombros dos trabalhadores”, afirma o documento.
Arma dos trabalhadores
O NF também avaliou que “a greve é a única arma dos trabalhadores para lutar pelos seus interesses no momento em que o governo, enfraquecido, entregou, irresponsavelmente, a gestão da empresa ao mercado. Este é o último recurso para forçar uma negociação, depois de ter entregue sua pauta há mais de 60 dias e procurar diálogo com a gestão da empresa e com o governo.”
A entidade alerta que está em implementação de um projeto de Petrobrás que planeja redução de investimentos e privatizações de 40% da empresa em quatro anos. Seriam cortes de projetos e saída da empresa de áreas importantes como a perfuração de poços. Também está prevista a venda de partes da empresa, os “desinves-timentos” de bilhões de reais.
Neste cenário, a empresa ainda tenta implantar a discussão do ACT de forma fatiada, desmantelando o sistema Petrobrás, o que não será aceito pelo movimento sindical.

Irresponsabilidade

Gerente joga contra a própria empresa

Em reunião ontem na comissão da Câmara de Trabalho, Administração e Serviço Público, que discute a reforma na Lei 5.811 (dos trabalhadores offshore), um gerente da Petrobrás alardeou que a empresa estará com o caixa negativo em meados do ano que vem. Para o Sindipetro-NF, a afirmação, feita de forma pública e irresponsável, pode influir no valor de mercado e na imagem da estatal, sendo passível de análise da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
O mesmo gerente também fez insinuações sobre a necessidade de cortes de direitos dos trabalhadores e negou a possibilidade de que seja possível a adoção do 14×21 na legislação — o que, segundo ele, quebraria a Petrobrás. Representando o Sindipetro-NF na reunião, o assessor jurídico Marco Antônio Parodi defendeu, ao contrário, a adoção do 14×21 para todos os trabalhadores do setor.
Onde está a punição?
Para o sindicato, um gerente como este é que deveria ser punido pela empresa, por, ao contrário de defender a companhia, atuar para aumentar as incertezas fabricadas pela mídia.
O diretor do Sindipetro-NF, Leonardo Ferreira, também participaria da reunião da comissão, mas o cancelamento do seu voo inviabilizou a sua presença.

Petros

Diretor do NF está na disputa

Norton Cardoso está entre as candidaturas que tem o apoio da FUP e do NF para conselhos da Petros

A FUP e o Sindipetro-NF divulgaram o apoio das candidaturas da chapa “Garantia no presente e segurança no futuro”, com Paulo César Martin (titular), diretor da FUP e do Sindipetro-BA, e Norton Cardoso Almeida (suplente), diretor do Sindipetro-NF, para o Conselho Deliberativo da Petros (Número 74). Para o Conselho Fiscal da Fundação, as candidaturas que tem o apoio das entidades são as de Daniel Saramate Queiroz (titular), diretor da FUP, e Sérgio Queiroz Lira (suplente), atual Conselheiro Fiscal da Petros na empresa Coelce (Número 81). O período de votação nas eleições da Petros será de 14 a 28 de outubro, pela internet.
Os candidatos da FUP e do NF têm como meta “garantir a segurança do Plano Petros cobrando dívidas da Petrobrás e patrocinadoras na Ação Civil da FUP. Incentivar crescimento do Plano Petros-2, com adesão de novas empresas e melhoria na sua Política de Investimentos. E defender direitos dos participantes e assistidos da Petros”.
Paulo César Martin é um “nome bastante conhecido no movimento sindical petroleiro e que tem dedicado sua vida em defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas trabalhadores da ativa da Petrobrás e suas subsidiárias”, defende a FUP.
O diretor do NF, Norton Cardoso, ingressou na Petrobrás em 2004. É técnico de manutenção pleno na UO-Rio. Formado em Engenharia Elétrica. Pós-graduado em Segurança do Trabalho. Professor e Consultor de Segurança do Trabalho (SMS). Professor de matemática e eletricidade (ensino público e privado). Trabalhou na Cemig (1988-2004). Foi diretor de Fiscalização de Obras Públicas na prefeitura de Ipatinga (1997-1998). Eleito no Sindipetro-NF desde 2008. Eleito membro do Comitê Executivo da União Internacional Sindical (Setor de Energia). Membro do Coletivo de SMS da FUP e Coletivo Internacional da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).

Normando

Gerente mefisto

Ao se apresentar a Fausto, na versão de Goethe, o ardiloso demônio não pode ignorar a má fama que o precede. Invoca então uma justificativa final para suas ações:
“Quem eu sou? Parte da força, que, empenhada no mal, o bem promove.”
Assim age o gerente-demônio, que aterroriza os trabalhadores para que não façam greve. Seu autoritarismo está associado à corrupção e à ineficiência. Mas ele diz reprimir a greve pelo bem da empresa: “A Petrobrás vai quebrar!!!”
Vai quebrar!
Se fizer greve, quebra, diz o Asmodeus-Cabeça-de-Planilha. Porém, amputar a empresa de sua integração estratégica, da qual nenhuma petrolífera abre mão, para fazer caixa de curto prazo, não quebra!
Se pagar o Repouso Remunerado como a Justiça do Trabalho decidiu, quebra, afirma o Belzebu-Gestor. Contudo, continuar a fabricar horas extras para beneficiar os apaniguados, não quebra!
Se os trabalhadores ganharem a RMNR em definitivo, quebra, grita o Cramunhão-Gerente. Todavia, a redução do efetivo para muito aquém do necessário, causando 16 mortes no Sistema, só em 2015, não quebra!
Greve x Corrupção
Ameaças e mentiras se multiplicam no ABC dos demônios, às vésperas de qualquer greve. Quem somente se sustenta nos cargos de comissão por bajulação e servidão jamais verá com bons olhos a quebra de sua corrompida estrutura de poder.
Ante a perspectiva de questionamento do autoritarismo é normal reagirem com violência verbal e intimidação física, como alguns já fizeram.
Tudo o que tentam evitar é que os trabalhadores, de forma organizada, façam desaparecer seus truques e ilusões. Sabem que, para isso, basta dizer em conjunto “NÃO!”
“Plano de Destroços”
Muitos ainda não entenderam o que está em jogo na campanha contra o “Plano de Destroços” de Vendine. Minimizam o risco como os avestruzes, recusando-se até a ler matérias na imprensa.
Nunca, desde 1990, a Petrobrás demonstrou tão clara intenção de cortar direitos. Os gestores-mefisto radicalizaram o quadro de mentiras que vendem à Justiça do Trabalho: os culpados da crise são os empregados da estatal, verdadeiros aristocratas, nababos, marajás…
Querem cortar benefícios, vantagens, e ontem um outro desses espíritos declarou perante o Congresso Nacional, em audiência pública, que a Petrobrás quebraria se adotasse o 14×21 para todos os empregados do setor petróleo.
7%
Quase todos os gestores da Petrobrás saíram das Ciências Exatas, onde números são valorizados. Então só a esquizofrenia explica ignorar que o custo geral de pessoal é pouco maior do que 7%.

Curtas

Futsal
Aberto nesta semana o período de inscrições para a 11ª edição do Torneio de Futsal do Sindipetro-NF. O prazo segue até
25 de setembro, ou até completar o limite de 16 times. As equipes devem ser compostas por 12 atletas. A competição será realizada de 5 a 23 de outubro. Mais informações com o funcionário Paulinho, na sede do NF em Macaé (22 – 27659550).

Farmácia
Como era esperado, a Petrobrás divulgou nesta terça, 15, o rompimento do contrato com a Global Saúde, que administrava o Benefício Farmácia. Para o NF este é mais um sintoma do cenário de ameaças aos direitos dos trabalhadores, resultante do Plano de Negócios. Este é mais um motivo para a categoria estar unida em torno da construção da greve.

Ataque ao site
O site do NF sofreu um ataque na terça, 15, e ficou fora do ar por um período da manhã. De acordo com a empresa que dá suporte à entidade no ambiente online, houve um número excessivo de acessos simultâneos à home page, entre tentativas normais e ilegais de consulta, o que derrubou o servidor. O sindicato está tomando medidas técnicas e jurídicas para identificar os autores do ataque ao site da entidade.

Repouso
O assessor jurídico do Sindipetro-NF, Normando Rodrigues, publicou nesta semana texto no site da entidade para dar esclarecimentos sobre o processo do repouso. “Corre pelas bases uma fofoca de que haveria perda de prazo nas execuções do processo do repouso. Trata-se de infeliz mentira de quem desconhece processos”, advertiu. Íntegra em http://bit.ly/1ih7RGE.