Nascente 997

Nascente 997

{aridoc width=”100%” height=”800″}http://www.sindipetronf.com.br/images/pdf/nascente/997small.pdf{/aridoc}

EDITORIAL

Diretas por direitos já

Duas pautas que se cruzam nesta edição do Nascente precisam de atenção especial da categoria petroleira: uma, diz respeito à organização da Greve do próximo dia 30, chamada pelas Centrais Sindicais. Outra, anuncia a realização do 13º Congrenf (Congresso Regional dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense). Ambas estão inseridas em um contexto de enfrentamento aos golpes contra os trabalhadores, dentro do espírito resumido na bandeira “Diretas por direitos”.

Desde o momento em que elege delegados e delegadas ao Congrenf, a categoria está construindo a sua Pauta de Reivindicações e a sua estratégia de defesa e ampliação de direitos. É uma forma de luta, de resistência, contra a contínua pressão do Capital pela precarização do trabalho, formação de exército de reserva, redução de salários e de “custos” com benefícios e segurança.

Cada tijolinho é fundamental para a concretização da obra. Não é possível dissociar o empenho individual de uma liderança que, no local de trabalho, estimula os colegas a realizarem uma assembleia, como as que ocorreram nas últimas semanas, das lideranças sindicais que estão nos aeroportos, nas manifestações, na pressão sobre o Congresso. É uma corrente classista que não pode ser rompida. No Congrenf, estes elos se materializam pela atuação dos delegados e delegadas.

Com a construção de uma nova Greve Geral não é diferente. Os trabalhadores viram, nesta semana, por diferença de um voto no Senado, o quanto vale a pena pressionar para pôr empecilhos a cada frente do golpe que se coloca. Foi uma barreira importante erguida contra a Reforma Trabalhista em uma comissão, essencial em termos formais de tramitação e em termos simbólicos, mostrando que não é tão fácil como pensam passar o trator sobre direitos conquistados por décadas e décadas.

Tudo isso mostra que, além de ser preciso, é produtivo lutar. Dá resultado estar em sintonia com a causa correta. Ainda que não vencendo todas as batalhas, mas com a recompensa de estar cumprindo um dever ético, atuando do lado certo da história, brigando por inclusão, por justiça, por democracia, respeito e dignidade para todos, e não apenas para alguns privilegiados.

Vamos lutar no Congrenf, vamos lutar na Greve, vamos lutar em todas as frentes. A história é a gente quem faz. Diretas por direitos já!

ESPAÇO ABERTO

Acidentes X Gerências

Petroleiro da Bacia de Campos*

Os acidentes nas áreas da Petrobrás aumentaram de modo assustador no último ano. Por que será? Essa é a pergunta da gerência, embora eles mesmos saibam as razões. Vamos a alguns exemplos:

Trabalhadores das contratadas PCP, Iesa, entre outras, não receberam suas devidas indenizações e, pior, os que conseguiram se manter no mercado de trabalhos tiveram que reduzir seus salários em no mínimo 50%. Trabalhadores da contratada RIP foram demitidos e contrataram funcionários da mesma função com uma redução salarial de no mínimo 50%. Trabalhadores da contratada BV reduziram seus salários em 40% para trabalhar na Stefanini e hoje os mesmos terão que reduzir seus salários em 45% para trabalhar na Qualidados.

Tudo isso acontecendo com o aval ou omissão dos gerentes da nossa empresa, que agora informou que os trabalhadores que sofrerem acidentes poderão não embarcar mais, diante do sistema de punição. Para quem não sabe é aquele sistema da Dupon que havíamos conseguido exterminar, mas que hoje estão ressuscitando.

Diante de todos esses acontecimentos, com que cabeça as pessoas embarcam? Já que muitas vezes deixou a família sem sequer ter o que comer. Muitos trabalhadores dizem que estão sofrendo problemas com despejos, com cobranças de lojas, bancos, agiotas etc.

Então, gerentes, se tem alguém que merece ser punições são vocês, diante da omissão e da irresponsabilidade com que assistem a tudo e até corroboram para isso.

Quando falo gerentes quero dizer Gerente Geral, Diretor, Presidente dessa nossa Petrobrás, que diante de seus próprios interesses se juntam a essa política neoliberal que só escraviza o trabalhador.
Pior que ainda querem flexibilizar a CLT, com o discurso de que o trabalhador poderá acertar direto com o patrão. Acertar o que? A melhor forma de ser escravizado? A melhor forma de explorar e baratear a mão de obra?

* Texto apócrifo. Publicado de acordo com política descrita abaixo.
COMO ESCREVER: Entre os petroleiros, somente sindicalizados podem escrever. Textos devem ser enviados por e-mail ([email protected]), entre 1.500 e 1.600 caracteres com espaços, sujeitos a edições. Contribuições não assinadas são aceitas desde que o autor se identifique para o Sindipetro-NF — que manterá sigilo sobre a autoria.

GERAL

Greve para enterrar “reformas”

A categoria petroleira da região tem assembleias a partir de hoje para avaliar indicativo do Sindipetro-NF de adesão à Greve Geral Nacional, convocada pelas Centrais Sindicais para o próximo dia 30. Depois de um avanço na luta contra o corte de direitos, com a derrota do governo, nesta semana, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, em relação à proposta de Reforma Trabalhista, o movimento sindical chama os trabalhadores a uma mobilização ainda mais intensa para acabar com o conjunto de golpes contra os trabalhadores, derrubando o governo ilegítimo de Mishell Temer e barrando os ataques dos patrões no Congresso Nacional.

Para os petroleiros e petroleiras da região, o modelo indicado de greve para o dia 30 é o mesmo utilizado pela categoria na greve do dia 28 de Abril, com entrega da produção ou parada nas plataformas (caso a gestão não assuma o controle), corte de rendição em Cabiúnas e não entrada no trabalho nas bases administrativas. A categoria está em Estado de Assembleia Permanente desde o final de Abril, quando foi aprovada a primeira greve geral.

“A luta dá resultado, pode demorar um pouco, mas dá resultado, sempre deu. Fizemos a maior Greve Geral da história e não era possível que não desse resultado nenhum. E nosso trabalho está certo porque estamos indo aos municípios dizer que quem votar a favor (das reformas) não vai se eleger. Não adianta querer morrer abraçado com o Temer, porque ele tem prazo de validade. Deputado e senador que quiser se eleger precisa do voto do povo e o povo não vai votar em que acabou com o trabalho dele, com a carteira assinada dele, com as férias e com a aposentadoria”, afirma o presidente da CUT, Vagner Freitas.
Para o sindicalista, “vamos mostrar nas bases que governo teve a primeira grande derrota na proposta das reformas e com a greve do dia 30 poderemos enterrar de vez as reformas”.

Base / Data / Hora

Cabiúnas ADM / Quinta, 22 / 7h*
Imbetiba (P.Camp) / Quinta, 22 / 13h
Cabiúnas Grupo A / Quinta, 22 / 15h
Parque de Tubos / Sexta, 23 / 13h
Cabiúnas Grupo D / Sexta, 23 / 23h
Edinc / Segunda, 26 / 13h
Cabiúnas Grupo E / Segunda, 26 / 23h

Plataformas: De sexta, 23, a domingo, 25, com retorno de atas até às 12h do dia 26.

Indicativo
– Realização de Greve Geral no dia 30 de Junho.

[*Adiada após a circulação do boletim, em razão da chuva. Remarcada para 23/06, às 7h]

Protestos no NF contra mortes

A categoria petroleira realizou na segunda, 19, em diversas bases do País, um Dia Nacional em Defesa da Vida, contra a redução nos efetivos da Petrobrás, as mortes e acidentes do trabalho, o desmonte e a privatização da companhia. No Norte Fluminense, voos foram atrasados no Heliporto do Farol de São Thomé, onde o Sindipetro-NF espalhou cruzes pelo chão e exibiu caixões, representando as mortes recentes de três petroleiros em NS-32, na Bacia de Campos.

“Nenhum trabalhador a menos. Todos contra a redução de efetivo” e “A gestão Parente precariza e mata em todo o sistema Petrobrás. A vítima da vez: NS-32”, são alertas do sindicato, por meio de faixas estendidas no heliporto, com denúncias contra o presidente da Petrobrás, Pedro Parente.

Diretores se revezam no contato com os trabalhadores também nos demais aeroportos da região. Na base de Cabiúnas, em Macaé, houve reunião setorial com a categoria, onde os temas foram tratados.

A entidade indicou a realização de levantamentos sobre as condições de efetivo em cada unidade — antes dos PIDVs, os programas de incentivo ao desligamento voluntário, depois dos PIDVs e o que seria o ideal —, além de informar a listagem dos integrantes das brigadas de emergência. O mesmo levantamento também está sendo apurado na base de Cabiúnas.

No dia seguinte, manifestação também foi realizada no Aeroporto de Cabo Frio. Também foram levados caixões e cruzes para o saguão, para chamar a atenção da gestão Petrobrás e das demais empresas pelo fim das mortes e acidentes. Durante a explanação dos diretores, a entidade deixado claro que não será aceita a imposição da gestão em reduzir o efetivo operacional. Também foi realizada uma setorial com os trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás e do Setor Privado.

Diretoria 2017/20 toma posse dia 2*

O Sindipetro-NF realiza no dia 2 de julho, às 11h, no Espaço Hangar (Rodovia Amaral Peixoto, número 7.905, em Macaé), a posse da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal para o período 2017/20. O sindicato dará um sentido político ao evento, em um momento estratégico para o enfrentamento de sucessivos golpes contra os trabalhadores e as trabalhadoras.

A nova diretoria do Sindipetro-NF será coordenada por Tezeu Bezerra, atual coordenador do Departamento Financeiro. A relação completa dos 40 diretores e conselheiros eleitos ou reeleitos está disponível no site da entidade.

Para o sindicato, neste momento, um dos mais difíceis da história recente do Brasil, é hora de reafirmar a luta e fortalecer a classe trabalhadora.

Congrenf histórico por direitos

A categoria petroleira realiza, na próxima semana, o mais importante dos seus eventos de organização sindical, o Congrenf (Congresso Regional dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense), que nesta 13ª edição encontra o País mergulhado no pior cenário de sua história recente. Os desafios impostos aos trabalhadores para manter a resistência e combater das diversas frentes golpistas são inúmeros.

Com o tema, “Diretas por Direitos”, o Congrenf começa nesta segunda, 26, e segue até a quarta, 28. Logo no primeiro dia, após período de credenciamento, de cerimônia de descerramento de placa alusiva aos 20 anos do sindicato e a passagem da diretoria 2014/17, apresentação do Coral do Sindipetro-NF e de mesa de abertura com representantes das forças políticas dos trabalhadores, uma mesa de debate dará o tom das lutas do momento: “Conjuntura Política: Diretas já e Greve Geral para derrotar o Golpe”.

No segundo dia, além dos trabalhos de eleição da mesa condutora e do Regimento Interno do Congresso, haverá debates sobre saúde e segurança e mesas com os temas “SindipetroNF 20 anos – uma história de lutas” e “O Golpe é contra os trabalhadores e as trabalhadoras”.

O terceiro dia começará com ato em defesa da vida, seguido da mesa “O golpe é para privatizar a Petrobrás” e das discussões de propostas para a Pauta de Reivindicações e eleição da delegação para o Confup (Congresso da Federação Única dos Petroleiros).

O Congrenf vai contar ainda com e exposição e venda da feira de agricultura familiar do MST, aferição de pressão arterial com alunos de Enfermagem da UFRJ, campanha de conscientização do Hemocentro, banca de livros do Núcleo Piratininga de Comunicação, exposição sobre Che Guevara e exibição de vídeo sobre os 100 anos da Revolução Russa.

De acordo com Tadeu Porto, um dos diretores do NF que participam da organização do Congresso, a programação procura contemplar “mesas plurais, abordando temas que não só interessam os petroleiros e petroleiras na questão do seu trabalho, como a luta contra a privatização da empresa, mas também no âmbito político nacional, debatendo as mazelas do Golpe, as medidas de resistência como a Greve Geral e a possibilidade das diretas já”.

Petros: Votação só até esta segunda, 26

Termina na próxima segunda, 26, o período de votação na eleição para a representação dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros. A votação é feita no site da Petros ou por telefone (0800 602 7550). Um dos diretores do Sindipetro-NF, Rafael Crespo, está entre os candidatos e tem o apoio da entidade.

As duplas apoiadas pela FUP e por seus sindicatos são a de número 47, que disputa a vaga do Conselho Deliberativo, com Crespo (NF) e André Araújo (BA), e a de número 51, que concorre ao Conselho Fiscal, com os petroleiros Arthur Ferrari (RJ) e Fernando Maia (RS).

Confira as propostas e não deixe de votar. As chapas apoiadas pela FUP e pelo NF têm materiais disponi-bilizados em página do Facebook (facebook.com/defesadapetros).

Ato no Rio com ônibus da região

O Sindipetro-NF disponibiliza transporte para os trabalhadores e familiares participarem de ato no Rio, na próxima segunda, 26, contra as devoluções injustificadas na Transpetro. Os interessados precisam preencher um formulário no site do NF (bit.ly/2rS6kR1).

Além de mostrar à gestão da Petrobrás a insatisfação dos trabalhadores com as devoluções injustificadas, o ato servirá para reivindicar a incorporação de todos os trabalhadores da Transpetro lotados na UTGCAB, inclusive todos que foram devolvidos ou remanejados por causa de assédios e dos que eram lotados em Cabiúnas em dezembro de 2014 e deixaram de ser em janeiro de 2015.

Outras cidades

O ato está programado para às 10h. O ônibus sairá às 6h no Shopping Estrada, em Campos dos Goytacazes, e passará por diversos pontos da região, como Macaé, Rio das Ostras, Barra de São João, São Pedro de Aldeia e Cabo Frio.

CURTAS

Mídia Ninja no NF

O Fora do Eixo e a Mídia Ninja realizam hoje, em Macaé, encontro no Teatro do Sindipetro-NF, às 20h, para promover uma conversa com articuladores, produtores culturais, jornalistas e midialivristas, designers, fotógrafos, bandas, bancos comunitários, pontos de cultura, movimentos sociais, sindicais e quem mais quiser participar da construção de arranjos colaborativos para a cultura e comunicação.

De olho na UTC

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de que a empresa UTC não está fazendo os depósitos de INSS e do Fundo de Garantia há vários meses (pelo menos há mais de três) e que neste mês de junho eles não depositaram o adiantamento salarial. O sindicato cobra explicações da empresa e vai mobilizar os trabalhadores caso o desrespeito não seja imediatamente solucionado.

Autor petroleiro

O petroleiro da P-26, Leandro Miranda, acaba de lançar livro sobre a fantástica história de um dirigível que caiu na Ilha do Farol, em Arraial do Cabo, durante a Segunda Guerra Mundial. Com base em documentos da Marinha norte-americana, o autor traça toda a trajetória do K-36, desde sua fabricação até a data do acidente. Vendas e mais informações sobre a obra estão disponíveis em bit.ly/2sqMlHB.

13º Futsal

Estão abertas as inscrições de equipes para o 13º Torneio de Futsal do Sindipetro, NF, que será realizado de 9 de agosto a 1º de setembro. Neste ano, o evento tem como tema “Gol´s de luta e resistência”. As inscrições começaram no último dia 19 e seguem até o próximo dia 30, na sede do sindicato, limitadas a 16 equipes. Mais informações pelo telefone 27659550.

NORMANDO

Você à venda

Normando Rodrigues*

Falemos da (contra)reforma trabalhista.

A Direita menospreza as ciências humanas, e as trata como um conjunto de “achismos”, ou de afirmações ideológicas. Mas, ao contrário das crenças assim disseminadas, há mais de 100 anos esse ramo de conhecimento se afirma sobre dados concretos.

A Direita desconhece tais dados? Não. Muitas vezes os manipula à sua conveniência. Na maioria dos casos, porém, faz por ignorar.

Vejamos alguns exemplos. Existe uma medida da desigualdade social (Índice de Gini), e quando comparada aos diversos indicadores de violência, revela-se uma tendência à proporção direta: maior desigualdade tende a gerar maior violência.

Do mesmo modo é possível estabelecer a relação entre tendências culturais e exemplos comportamentais de lideranças políticas: quanto maior o percentual de intenções de votos de um candidato que faz apologia ao estupro (Bolsonaro, no caso), maior a incidência dos crimes de estupro na sociedade.

Uma outra comparação incomoda muito mais. Trata-se da relação entre qualidade de vida (Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, apurado a partir dos indicadores de longevidade, acesso à educação, e PIB per capta), e a intervenção estatal na distribuição de renda e políticas sociais. Salvo nos casos de populações pequenas, premiadas por gigantescos recursos naturais (Singapura, em particular), quanto maior a presença estatal na economia, mais elevada tende a ser a qualidade de vida da população.

E das políticas públicas capazes de intervir diretamente na qualidade de vida da população, as mais eficazes dizem respeito à regulação do trabalho. Sobram dados na Organização Internacional do Trabalho – OIT. Acobertam-se tais vinculações para que se naturalize a superexploração do trabalho, sobretudo na economia brasileira, marcada por altíssima desigualdade social.

Daí os golpistas, após a tomada de assalto do Palácio do Planalto, tornam urgente uma (contra)reforma trabalhista.

Alegam que, ao reduzir o custo do trabalho, irão gerar empregos. Acompanham tal alegação de algum dado concreto? Não! Algum trabalho científico apurou a relação entre geração de postos de trabalho e menos direitos para os trabalhadores? Não! Por que?

Porque o único efeito identificado, em todos os países que desde os anos 80 reduziram direitos trabalhistas, é maior lucro do patronato, e maior desigualdade social. Patrão nenhum deixa de contratar quatro empregados, para contratar seis, sem precisar, porque “tá mais barato”.

*Assessor jurídico do Sindipetro-NF e da FUP. [email protected]

*CORREÇÃO

*Na matéria sobre a posse da nova diretoria, a versão impressa circulou com a data 2017/19. O correto é 2017/20, como nesta versão em texto online.