Nascente Setor Privado 171

Obrigado, Tarcy

Todo trabalho tem seu valor e sua especificidade. E não é diferente com um sindicato. Nossa particularidade está no fato de que os nossos trabalhadores trabalham para outros trabalhadores. Isso faz deles profissionais que atuam com uma acentuada dose de comprometimento. É um emprego, é verdade, mas é também uma causa. A causa deles e a nossa causa. A causa de toda a Classe Trabalhadora.

Esta introdução é para dizer que, no último domingo, o Sindipetro-NF perdeu uma representante perfeita deste espírito. Tarciana Freitas, a nossa Tarcy, nos deixou cedo demais, aos 41 anos, mas legou um grande engajamento com as lutas dos trabalhadores do Norte Fluminense, especialmente dos petroleiros e petroleiras das empresas do Setor Petróleo Privado — com os quais mantinha contato diário em razão da sua atuação no Departamento que organiza de modo mais específico as lutas dessa parcela da categoria.

Como disseram os seus colegas funcionários da entidade, em texto coletivo lido em seu velório, Tarcy “era muito mais do que uma funcionária. Era uma guerreira que honrava as melhores tradições de bravura da mulher nordestina. Alguém que sonhava conosco o sonho de uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna”.

Admitida no sindicato em fevereiro de 2009, Tarciana atuava como técnica de administração e controle. Cuidava do suporte às lutas sindicais e adquiriu grande experiência nas negociações com as empresas do setor privado. Com os diretores e advogados do departamento formava uma espécie de junta de combate em defesa dos direitos dos trabalhadores, que conquistou respeito da categoria e até mesmo dos representantes das empresas.

No convívio cotidiano, era quem se destacava pelo bom humor e pelo comportamento agregador. A primeira a chamar para almoçar juntos, a propor comemorações, a estimular a realização de confraternizações. Uma alegria contagiante que ajudava, e muito, a atravessar estes tempos sombrios em que vivemos.

Obrigado por tudo, Tarcy. Você já está fazendo muita falta. Mas sabemos que, de algum modo, nunca nos deixará.

Espaço aberto

Pre-sal: Sete vezes o PIB*

Roberto Moraes**

Há muitas pessoas que ainda não têm uma dimensão do tamanho da reserva de petróleo e gás do Brasil.
Todo o Pré-sal equivale a cerca de 7 vezes o atual PIB do Brasil.

Isso mesmo!

Para ser mais exato 6,9 vezes toda a riqueza material atual do país.

O que foi explorado até agora equivale a pouco mais de 1% do total de petróleo e gás natural, mesmo considerando que o pré-sal, hoje já produz cerca de 2 milhões de barris por dia (boe), ou 60% do total da produção no país.

Infelizmente, grande parte disso está sendo entregue a preço vil para as petroleiras privadas estrangeiras (IOCs), depois de ter sido descoberto pela Petrobras.

Assim, a renda petroleira extraída dessa riqueza passa para o controle externo.

Como os novos donos desse petróleo e gás extraídos, as petroleiras estrangeiras decidem o que fazer de sua produção e certamente levarão a maior parte para ser beneficiada fora do país, onde suas receitas se multiplicarão, na medida em que o produto processado ganha mais valor.

Da mesma forma, serão eles que decidirão onde e com quem comprar (ou fretar) plataformas, equipamentos, serviços e tecnologia que deixarão de empregar até 8 milhões de pessoas no Brasil (em funções de altas qualificações) na próxima década.

Assim, o golpe institucional de 2016 inverteu a lógica e começou a entregar, a preço de xepa, a joia da coroa, descoberta pelos geólogos do Brasil.

* Trecho de post do autor em seu Blog do Roberto Moraes, sob o título “Toda a reserva do Pré-sal equivale a 7 vezes o PIB. Só 1% foi extraído e boa parte está sendo entregue”, disponível em bit.ly/2XUqEgs. ** Engenheiro e professor do IFF

Campanhas

Sindipetro-NF luta para manter direitos

Trabalhadores das empresas com data base no primeiro semestre devem acompanhar as negociações pelos jornais, site e redes sociais do NF

A Reforma Trabalhista aprovada em 2018 começa a atingir os trabalhadores em cheio nessas novas negociações. Segundo o Coordenador do Setor Privado, Eider Siqueira, são os trabalhadores do Setor Privado os primeiros a sentir o peso dessa reforma, porque as empresas tentam de todo jeito cortar os benefícios que já estavam garantidos nos Acordos Coletivos. “Cabe à categoria estar unida e apoiar as ações do seu sindicato, não permitindo que cláusulas de retrocesso sejam aprovadas nos novos Acordos Coletivos – disse.
As empresas com data base em maio – Champion, Schlumberger, Smith. MiSwaco, Baker/GE e Expro – já tiveram as propostas de pauta entregue às empresas para dar início à negociação, que envolve a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Apenas no caso da Baker/GE foram realizadas assembleias nas bases de Macaé nos dias 26 e 27 de junho, para referendar a pauta antes de entregar para a empresa. Veja calendário abaixo.

Data – Hora – Base
26/06 – 7h30 – Lagomar
26/06 -13h30 – Belavista
27/06 – 7h30 – Vale Encantado

Luto no NF

A GUERREIRA DO SORRISO LARGO

O Sindipetro-NF está em luto pela perda da funcionária Tarciana Freitas, 41 anos, que atuava na área administrativa da entidade. A companheira foi encontrada sem vida em sua casa, em Macaé, no último domingo. A causa da morte foi registrada como tendo sido um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
O coordenador do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, o diretor do Setor Privado, Eider Siqueira e a funcionária Tatiane Moraes representaram diretores e funcionários da entidade no velório e sepultamento, que aconteceu em Limoeiro (PE), cidade natal de Tarciana. As sedes do sindicato não tiveram funcionamento na segunda-feira (10) em sinal de luto.
Tarcy, como era mais conhecida entre os colegas de sindicato e como se apresentava nas redes sociais, teve uma atuação destacada como assistente administrativa do Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado onde atuou há muitos anos. Além de se ater às funções burocráticas internas, a trabalhadora estava sempre presente nas assembleias e contribuía com sua experiência nas estratégias de negociação e na organização da categoria, auxiliando e dando apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do setor privado.

DIRETORA DO NF NO CRQ

A diretora do Sindipetro-NF, Jancileide Morgado, tomou posse no dia 28 de maio, como integrante da Câmara Técnica de Petróleo e Gás no Conselho Regional de Química da Terceira Região (CRQ-III), que abrange o estado do Rio de Janeiro.
A Conselheira têm a missão de propor e avaliar atividades na área e tema de atuação, e assim, assessorar a plenária do CRQ-III e também beneficiar a sociedade como um todo. Também passa a ser um representante do Conselho Regional em caso de necessidade.

Organização Sindical

NF sediará Seminário Nacional do Setor Privado

O Sindipetro-NF sediará em agosto o Seminário Nacional dos Petroleiros Terceirizados e do Setor Privado promovido pela Federação Única dos Petroleiros. Esse evento tem o objetivo de discutir ações políticas e sindicais voltadas para esse importante segmento da categoria.
Nele, os sindicatos darão continuidade à unificação das lutas por melhores condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores terceirizados que atuam na indústria de petróleo e os empregados das operadoras privadas. Além disso, o seminário continuará o debate de uma política nacional para ampliar a representação destes petroleiros pela FUP e seus sindicatos filiados.
No seminário anterior que aconteceu na Bahia foi realizado um diagnóstico do setor, com o intuito de entender quais eram as causas dos problemas do setor privado, além de propor soluções e estratégias para fortalecer esse segmento
O diretor do Sindipetro-NF, Eider Siqueira, reforça a importância da participação de todos os sindicatos nesse evento para construção de bases para aluta desses trabalhadores em seus estados, visto que após a refoma trabalhista são os mais afetados com a precarização das condições de trabalho.

Oiltanking

Nova proposta apreciada pela categoria

Os trabalhadores da Oiltanking (Oiltanking Açu Serviços Ltda e Oiltanking Logística Ltda), lotados nas bases de terra da região e em plataformas da Bacia de Campos, avaliarão uma nova proposta de Acordo Coletivo apresentada pela empresa, em assembleia no próximo dia 2 de julho.
A proposta anterior apre-sentada em 7 de junho foi rejeitada pelos trabalhadores e fez com que a empresa revisasse sua proposta.
A data base dos trabalhadores é janeiro.

Curtas

Marcha

O Sindipetro-NF, que tem longa história de participação e de organização na luta das mulheres petroleiras, está se preparando para estar presente na Marcha das Mulheres Negras em Copacabana, no dia 28 de julho. As interessadas podem fazer contato com a diretora Conceição de Maria ([email protected]) para saber como participar. O número de vagas é limitado.

Frank’s
O Sindipetro-NF convoca os trabalhadores da Frank’s para assembleia a ser realizada no dia 1 de julho, às 18h30, na sede do sindicato em Macaé (R. Ten. Rui Lopes Ribeiro 257 – Centro). O indicativo do sindicato é de rejeição da proposta, porque não atende a Lei 5811/ 72 que rege a atuação da categoria petroleira em todo país.
Já aconteceram seis mesas de negociação, sem que a empresa atenda as reivindicações dos trabalhadores, que tem data base em setembro.

Químicos
Os químicos, categoria que está entre as mais importantes na cadeia do petróleo e do gás, celebraram em 18 de junho – o dia brasileiro dedicado à profissão. A data tem origem na luta dos trabalhadores pela criação dos conselhos de química (Nacional e Regionais), formalizados em ato do presidente Juscelino Kubitschek em 18 de junho de 1956, pela chamada “Lei Mater dos Químicos”. O NF registra seu abraço a todos e todas da categoria.