Nascente Setor Privado 81
EM DEFESA DO PRÉ SAL
Trabalhadores de várias partes do país fazem manifestação na Cinelêndia no Rio
Na segunda, 15, caravanas com petroleiros de vários estados do país e do interior do Rio de Janeiro ocuparam a Praça da Cinelândia, em frente à Câmara Municipal, com bandeiras vermelhas e faixas em defesa do pré-sal, da Petrobrás e do Brasil. O ato começou por volta das 10 horas, com cerca de cinco mil trabalhadores, estudantes e militantes dos movimentos sociais e partidos políticos do campo da esquerda.
Lula fez questão de vestir o uniforme de operário com seu nome gravado, e, ao lado do coordenador da FUP, José Maria Rangel, seguiu em passeata em direção à Avenida Chile, onde fica localizada a sede da Petrobrás.
Cerca de dez mil pessoas,participaram da atividade no centro do Rio.”Eu não acreditava que seria possível tiramos petróleo de sete mil metros de profundidade. Muita gente dizia que não tínhamos tecnologia, pois estamos hoje tirando mais petróleo que tiramos nos primeiros 31 anos da Petrobrás”, destacou Lula. “A gente já tem petróleo e tem filho de pedreiro cursando universidade. Se a gente conseguiu fazer isso sem o petróleo, imagina o que faremos com os recursos do pré-sal”- afirmou Lula.
Trabalhadores da Baker e BJ rejeitam proposta da empresa
Apoio da categoria fortalece o Sindipetro-NF na mesa de negociação
Os petroleiros da Baker e da BJ Services rejeitaram a proposta apresentada pela empresa em Assembleias, realizadas na segunda, 22. A proposta de Acordo Coletivo apresentada pela empresa ficou abaixo do que a categoria reivindica.
A assembleia dos trabalhadores da BJ aconteceu na porta da empresa. Por 45 votos a favor, cinco contra e zero abstenções a proposta foi rejeitada. A noite, na sede do Sindipetro-NF, foi a vez dos 55 trabalhadores votarem massivamente pela rejeição da proposta. Para o coordenador do Departamento do Setor Privado do NF, Leonardo Ferreira, essa decisão e o apoio da categoria só fortalece ainda mais a entidade na mesa de negociações.
Futsal: Equipe Submarino é campeã
O Sindipetro-NF promoveu na sexta, 26, a partir das 19h, no Clube Cidade do Sol, em Macaé, a final doTorneio de Futsal da entidade.
A equipe Submarino foi consagrada campeã! Em segundo lugar ficou a equipe Os Amigos e em terceiro a Ply F.C. Após o torneio aconteceu um churrasco para integrar equipes e torcedores.
O Torneio de Futsal do Sindipetro-NF tem por objetivo promover a integração entre os trabalhadores do setor petróleo.
Reunião com a Cetco é adiada mais uma vez
A reunião sobre o ACT 2014, que estava marcada para o dia 30 entre representantes do Sindipetro-NF e a empresa Cetco, foi desmarcada em cima da hora uma reunião. Os representantes da empresa alegaram a falta, devido a uma conferência com a presidência da empresa, para tratar de assuntos relacionados ao acordo coletivo. É a segunda vez que isso ocorre. No dia 19 de setembro, a empresa alegou problemas técnicos em sua rede de dados, adiando a reunião paraa data citada.
O coordenador do Setor Privado, Leonardo Ferreira, lamenta que a empresa esteja tendo esta postura e cobrou da mesma uma nova data para a reunião.
Morte após dois dias de mal estar
Na sexta, 19, o petroleiro Jorge Antônio Tomaz morreu após passar mal por dois dias a bordo da plataforma PCH-2. De acordo com a Petrobrás, ao chegar a Macaé, o trabalhador sofreu o infarto e não resistiu.
O petroleiro havia embarcado na quarta, 17, e atuava como técnico de operações pleno da Petrobrás. Diretores do sindicato vão se reunir na próxima semana com a gerência de logística da companhia para cobrar esclarecimentos sobre o caso.
Na quinta, 18, pela manhã, o petroleiro apresentou um quadro de enjoos, fez um atendimento com o médico de terra por videoconferência e foi liberado em seguida. No dia seguinte, desmaiou no banheiro da unidade e foi levado à enfermaria. O médico, novamente por videocon-ferência, decidiu então pelo desembarque com resgate aeromédico.
Para o sindicato, toda a circunstância da morte precisa ser esclarecida, apurando o desenrolar dos acontecimentos desde o embarque do trabalhador, especialmente o primeiro atendimento e as condições do resgate. A entidade sempre criticou de forma veemente os atendimentos à distância que são realizados nas plataformas.
Muitas dúvidas
Há informações de que os problemas de saúde do petroleiro eram de conhecimento da empresa, e que não houve condições adequadas para o socorro tanto na enfermaria quanto no resgate. O sindicato quer saber até mesmo a pertinência de denúncia de que o petroleiro teria morrido ainda na plataforma, e não no aeroporto, como divulgado pela Petrobrás.
Jurídico
Sistema de Folgas Negativas
Marco Aurélio Parodi*
A prática realizada pelas muitas empresas da indústria, como excessivamente denunciado pelos seus empregados, quanto ao computo de folgas justificadas ou aqueles que ocorreram por culpa do empregador por motivos operacionais ou por questões de caso fortuito ou de força maior que impossibilitaram o embarque do empregado que se encontrava na área operacional ou no próprio local de embarque, deixando seu lar e família para estar a disposição da empresa é tido como folga negativa.
Este sistema de folgas negativas trata-se um sistema nefasto de compensação de horas trabalhadas que prejudica em muito os trabalhadores.
Tal prática está sendo objeto de proposta das empresas do setor privado visando retirar injustamente uma parte significativa da remuneração dos mesmos.
Não podemos compactuar com essa prática, onde há um desrespeito gravíssimo a norma trabalhista que trata desta folgas justificadas, não devendo ser objeto de desconto na remuneração dos trabalhadores sobre os dias em que os empregados se encontram a disposição da empresa e não foram utilizados para qualquer atividade por determinação gerencial destas companhias ou por casos fortuitos ou de força maior, desprovidos de qualquer fundamentação jurídica ou precedente normativo para transferir o risco da atividade econômica para os seus empregados deturpando a definição do empregador estabelecida no caput do artigo 2º da Consolidação das Leis do Trabalho.
Quanto a isso, as assessorias jurídicas vêm, atualmente, ingressando no judiciário para sustar tais procedimentos junto aos petroleiros da Petrobrás e de empresas do setor privado, resguardando o interesse destes trabalhadores e eventualmente daqueles que serão lesados por tal prática, como os trabalhadores terceirizados da indústria do petróleo.
Por isso os trabalhadores devem montar seus controles com essas folgas suprimidas ou horas extras que estão sendo compensados erroneamente por esse sistema absurdo que eiva as relações trabalhistas, trazendo essas informações para Sindipetro-NF, visando coibir em todas as instâncias, essas ações expropriatórias das gerencias locais e regionais da Industria Petróleo.
* Assessor jurídico do Sindipetro-NF no Departamento do Setor Privado.
Curtas
Perbras
No dia 18 de setembro, o Departamento do Setor Privado enviou uma proposta de Acordo Coletivo para a Perbras e agora aguarda uma reposta para iniciar as negociações. Até o fechamento dessa edição, a Perbras não havia encaminhado o calendário das mesas de negociação. A direção do Sindipetro-NF indica aos trabalhadores que mantenham contato permanente com o sindicato para acompanhamento das reuniões.
Greve Rádio Operadores
Os operadores de rádio GMDSS realizaram uma paralisação no dia 30 de setembro, para exigir o piso salarial de R$ 2.148,45. O Sinttel Rio está na organização da categoria na Bacia de Campos