Nascente Setor Privado 84

Nascente Setor Privado 84

NOVEMBRO DE MUITA LUTA

Trabalhadores da Baker e BJ podem entrar em greve a qualquer momento

No dia 3 de novembro, a diretoria do Sindipetro-NF e trabalhadores da Baker/BJ realizaram um atraso de três horas na entrada do expediente, nas cinco bases das empresas (Lagomar, Vale Encantado e R1). No movimento foi demonstrado mais uma vez que a categoria está disposta a lutar para arrancar uma proposta que contemple a todos.
No ato denominado “Café com o Sindicato”, a categoria tomou um café da manhã com a diretoria e os funcionários da entidade. Foi preparada toda uma logística com pães, café e frutas, para que os trabalhadores fizessem no portão da empresa o seu desjejum, e atrasassem a entrada com o intuito de alertar os gestores para a necessidade de avanços no ACT 2014-2015. Essa atividade foi aprovada por unanimidade pela categoria, em assembléia realizada no dia 28 de outubro, na sede do Sindipetro-NF, assim como o Estado de Assembléia Permanente.
“A intenção do Sindipetro-NF é manter todos os trabalhadores e trabalhadoras mobilizados neste ato e, também , durante todo o processo negocial que envolve o ACT 2014-2015”. Ao final do movimento, em assembléias simultâneas nas três bases, foi aprovado por ampla maioria o Estado De Greve. Com isso a categoria deu mais um passo importante em seu objetivo, que é um ACT justo e democrático, que contemple avanços significativos”, comentou o Coordenador do Setor Privado, Leonardo Ferreira.

Representantes Baker e BJ solicitaram uma nova mesa de negociação

Segundo Leonardo Ferreira, “com a adesão em massa da categoria nas três bases onde ocorreu o “Café com o Sindicato”, o desdobramento não poderia ser outro senão a empresa solicitar uma nova reunião com a Diretoria, mesmo após dizer que a proposta amplamente rejeitada por todos seria a última”. Essa reunião aconteceu na sede da Federação Única dos Petroleiros no dia 7 de novembro e contou com a participação do Coordenador da FUP, José Maria Rangel, do Coordenador do Sindipetro-NF, Marcos Breda, do Coordenador do Setor Privado do NF, Leonardo Ferreira, além dos diretores da entidade João Paulo Rangel (Funcionário da Baker e diretor do Setor Privado do NF) e Rafael Crespo (Administrativo do NF). Ainda participaram da mesa as assessorias sindicais jurícica, Marco Aurélio Parodi e do Dieese, Cloviomar Cararine.
Na mesa, os representantes do NF ressaltaram a importância de haver avanços numa próxima proposta por parte da empresa. “Com a categoria mobilizada e com a possibilidade real de uma greve, é urgente que a empresa contemple os anseios da categoria, mesmo que alegue estar passando por dificuldades” – afirma Leonardo..
Ao final da reunião, representantes das empresas se comprometeram a apresentar uma nova proposta até o dia 14, para posterior avaliação da categoria e do Sindicato.
“Esperamos que a empresa dessa vez tenha realmente escutado o recado que trabalhadores e direção sindical tem dado nas últimas semanas. Estamos em estado de assembléia permanente e também em Estado de Greve. Um movimento paredista pode ser deflagrado a qualquer momento caso a proposta da empresa não atenda os anseios da categoria”, avaliou Ferreira.

Halliburton: Trabalhadores aprovam ACT

Categoria toma decisão por ampla maioria em Assembleia realizada na sexta, 14

Em assembleia realizada na manhã do dia 14, os trabalhadores Halliburton aprovaram por ampla maioria a proposta de ACT 2014/2016, por 314 votos a favor, 17 contra e nenhuma abstenção.
Após três rodadas de negociações, o Sindicato conseguiu fechar uma proposta digna para a categoria. Segundo parte da diretoria do NF que participou das negociações, nas primeiras reuniões a Halliburton criou resistência para conceder avanços, principalmente em relação ao ganho real.
A posição da direção do sindicato na mesa foi firme, afirmando que não aceitaria arrocho salarial dos trabalhadores e que não mediria esforços para conduzir a categoria a uma mobilização, caso avanços não fossem contemplados.
A empresa entendeu o recado e ofereceu um rejuste de 7,2%, dando à categoria um aumento real de 0,43%.
Também foram reajustados os Tickets Refeição que passou de R$ 28,00 para R$ 31,00. O Ticket Alimentação passou de R$ 440,00 para R$ 484,00. A proposta de ACT aprovada também contemplou o aumento do auxílio-creche para R$ 418,00 e o reajuste do salário básico inicial para R$ 1.332,50.
“A direção do Sindipetro-NF parabeniza a categoria pelos avanços conquistados e também por se manterem atentos aos indicativos da direção, o que foi sempre preponderante para dar força a diretoria na hora das negociações” – comenta Leonardo Ferreira.

Saybolt: Começa negociação

Empresa oferece sua contraproposta

No dia 12, às 14 horas na aconteceu a primeira mesa de negociação entre o Sindicato e os representantes da Saybolt, na sede do Sindipetro-NF em Macaé.
A empresa apresentou sua, contra-proposta de ACT 2014, onde oferece 7,59% de aumento no salário básico, aumento para R$ 200,00 o Vale Alimentação e Ticket Refeição que subiria para R$ 28,00 diários. A direção do sindicato solicitou à empresa que inclua no acordo uma cláusula que contemple uma visita técnica na sua sede de Macaé, a ser agendada em até 90 dias após a assinatura do acordo. Essa cláusula é de enorme importância para a categoria e também o Sindicato, pois abrirá caminho para outras discussões sobre a saúde e segurança do trabalhador via acordo coletivo. Em breve o Sindicato agendará assembléias para avaliação da proposta.

Perbras: NF convoca assembleias

Empresa oferece sua contraproposta

A diretoria do Sindipetro-NF está convocando os trabalhadores da Perbras a realizar assembleias de 16 a 18 de novembro para avaliar o indicativo de rejeição da proposta apresentada pela empresa no dia 12 e aprovação do Estado de assembléia permanente e Estado de Greve.
A Perbras ofereceu o reajuste salarial e da cesta básica pelo INPC, que para o mês de setembro é de 6,35%. Na reunião anterior, o sindicato já havia recusado em mesa a proposta de 5,5% de reajuste, após desmarcar uma reunião pré-agendada no dia 10 de novembro. Na opinião do Sindipetro-NF a empresa pode avançar mais, contemplando os trabalhadores com a reposição da inflação do período pelo ICV-DIEESE que é de 6,73%e também oferecer ganho real (acima da inflação) para a categoria.
A direção do sindicato entende que este momento é de união da categoria em torno da direção sindical para que possamos arrancar uma proposta da empresa, que se nega a reconhecer o pleito dos trabalhadores. Por isso é de extrema importância que a categoria se manifeste através das assembléias rejeitando o acordo e acatando o estado de assembleia permanente e o estado de greve para pressionar a empresa, afim de que ela retorne com uma proposta que contemple as nossas reivindicações.

Falcão Bauer: NF rejeita proposta

Ìndice rebaixado é oferecido pela empresa

A Falcão Bauer apresentou no dia 13, na sede da FUP – Federação Única dos Petroleiros, a contra-proposta do ACT 2014. A data-base da categoria é Novembro e essa foi a primeira rodada de negociações com o Sindipetro-NF.
A empresa ofereceu na mesa de negociações o índice da construção civil (ICC) de 5,5%. A diretoria do Sindicato rejeitou este índice na mesa, ponderando que o índice de reposição da inflação para a data base de novembro é o ICV-DIEESE, que é de 6,56%. Uma nova reunião está agendada para o dia 28 de novembro na sede da FUP, no Rio de Janeiro.

CATEGORIA DEVE SE MANTER UNIDA

A Diretoria do Sindiptero-NF está negociando o Acordo Coletivo dos trabalhadores de várias empresas do setor privado. Acompanhe como andam as negociações:

FRANKS
Para a diretoria do sindicato a negociação chegou a um impasse. .Após ser acordado em mesa de negociação os valores para Ticket Alimentação e Vale Refeição, a empresa retrocedeu e rebaixou os valores dos benefícios. O Sindipetro-NF compreende o momento de dificuldades que a empresa está passando, mas reitera que não cabe penalizar ainda mais a categoria, com perdas no TA e TR. Além disso, o reajuste concedido no salário contempla somente a reposição da inflação do período, não dando ganho real aos trabalhadores. O Sindipetro-NF agendará uma nova assembleia para encaminhar a proposta para avaliação da categoria.

SUPERIOR
Ocorreu no dia 14, as 09 da manhã, na sede da FUP, a primeira mesa de negociações envolvendo a Diretoria do NF e a empresa Superior, referente ao acordo coletivo de trabalho 2014-2105.
A empresa não apresentou uma contra-proposta. A direção do NF, representada na mesa pelo diretor Rafael Crespo, lamentou o fato. A direção do Sindipetro-NF aguarda uma nova proposta da empresa até a segunda-feira, dia 17.

EXPRO
A Expro apresentou sua contra-proposta à direção do NF em reunião na sede da FUP. A empresa dá apenas a reposição da inflação do período pelo ICV-DIEESE, que é de 7,05% e aumenta em um real o Ticket Refeição, que passa de R$ 26,50 para R$ 27,50 diários. Os demais benefícios não tem reajuste. O Sindicato marcará uma assembléia para que a categoria avalie a proposta apresentada.

CHAMPION
A assembléia previamente marcada para o dia 6/11 teve que ser adiada em função de auditoria interna na sede da empresa. Uma nova data será agendada pelo Sindicato , que indica a aceitação, devido aos avanços conquistados na mesa de negociação.

SCHLUMBERGER
Após serem encerradas as rodadas de negociação, a proposta apresentada pela empresa para o ACT 2014-2015 não contempla avanços. O Sindipetro-NF convocará assembléias dia 19 para apreciação da proposta pela categoria. A entidade pede que os trabalhadores fiquem atentos aos boletins, site e demais mídias do Sindicato.

Jurídico

Conquistas na Schlumberger

Marco Aurélio Parodi*

Gostaria de passar dividir com os companheiros da Schlumberger , uma experiência positiva que este Sindicato vivenciou com os trabalhadores de uma grande prestadora de serviços, que durante muitos anos foi a principal competidora da empregadora de vocês. Esses trabalhadores ao longo dos anos sempre desempenharam uma relação muito próxima com está entidade, atenderam sempre os chamados da Direção, participaram em massa das assembléias e mobilizaram junto com o Sindipetro, sempre que necessário, com greves e vários tipos de mobilizações, como atrasos e diversas atuações que fizeram a empresa mudar o rumo e jeito de se relacionar com seus empregados. O resultado disso foi o seguinte: eles conquistaram todos os feriados e folgas suprimidas em dobro, os benefícios melhoraram sensivelmente tamanha era a garra desses trabalhadores. Em 2011, em uma greve de uma das divisões operacionais da mesma empresa, conquistaram o reajuste de 140% no bônus operacional de embarque e o parcelamento das folgas suprimidas devidas em pecúnia . Mas eles continuaram. Tamanho é o grau de comprometimento coletivo desses valorosos companheiros, que ainda esse ano devem conquistar mais vitórias, como um dos maiores reajustes salariais de todas as empresas do Setor de Petróleo, mesmo a sua empregadora perdendo contratos . Isso não foi por acaso e nem a toa, bastou a categoria se unir em prol de um ideal: o bem estar de todos e não de alguns poucos. Por isso meus amigos da Schlumberger, não esmoreçam , fortaleçam e acreditem no seu Sindicato. Procurem-nos e atendam ao comando desta entidade, pois sem unidade e luta essas conquistas se quedaram mais distantes. Não desistam!!! O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense é o instrumento de luta a ferramenta de vocês, saibam usá-lo o quanto antes.

* Assessor jurídico do Sindipetro-NF no Departamento do Setor Privado.

Dieese/NF: Cesta básica aumenta 1,21% em Macaé

Em outubro de 2014, o custo médio de uma cesta básica individual, ao atingir o valor R$ 281,53, em Macaé, registrou uma expansão de 1,21% em relação a setembro. No acumulado do ano de 2014, até o mês de outubro, foi registrado aumento de 6,25%, e, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o valor apurado foi 6,29% superior.
O trabalhador que reside em Macaé, com rendimento equivalente a um salário mínimo, necessitou cumprir uma jornada de 85 horas e 33 minutos para adquirir os itens alimentícios que compõem uma cesta básica individual. O valor gasto com essa cesta representou, em setembro, 42,27% do salário mínimo líquido (R$ 666,08), ou seja, após os descontos da Previdência Social.
O DIEESE calcula o Salário Mínimo Necessário para assegurar o suprimento das despesas para o mês de outubro foi de R$ 2.967,07 (4,10 vezes o mínimo vigente de R$ 724,00).

Curtas

Zé Maria na UFF
O diretor do NF e coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, será o palestrante do próximo dia 18, às 18h30, no ciclo organizado pelo Curso de Administração e Ciências Contábeis da UFF em Macaé. Os encontros discutem as relações de trabalho. Nesta semana, na terça, 11, houve palestra do coordenador geral do NF, Marcos Breda.

PWR
Em assembleia realizada na porta da empresa no dia 27 de outubro, a categoria rejeitou a proposta da PWR por unanimidade. A categoria não aceita a manutenção do ACT por dois anos e entende que o negociação anual é o melhor caminho para repor as perdas. O NF já comunicou a empresa sobre essa decisão e aguarda uma nova proposta.

International Logging
O Sindipetro-NF assinou nesta sexta,14, o acordo coletivo de trabalhp 2014/2015 com a International Logging.
Após várias mesas de negociação chegaram a um acordo que foi bom para a categoria, contemplando avanços significativos, além da reposição da inflação e também do ganho real. O sindicato parabeniza os trabalhadores pela celebração do acordo.