Nascente Setor Privado 85

Nascente Setor Privado 85

SOB NOVA DIREÇÃO

No dia 2 de junho a nova diretoria 2014/2017 do Sindipetro-NF tomou posse. Após a cerimônia, os presentes participaram de uma festa de confraternização no CEPE-Macaé. A Chapa 1 – Unidade na Luta obteve 3884, Foram às urnas 5790 petroleiros. Nessa data, assumiram o setor privado, os diretores Leonardo Ferreira, Dimas Francisco de Moraes e João Paulo Rangel .

Frank’s

Impasse negocial: Empresa volta atrás e rebaixa valores dos benefícios

Em novembro, a negociação com a diretoria da Frank’s chegou a um impasse. Após ser acordado em mesa de negociação os valores para Ticket Alimentação e Vale Refeição, a empresa retrocedeu e rebaixou os valores dos benefícios.
O Sindipetro-NF compreendeu o momento de dificuldades que a empresa estava passando, mas reiterou que não cabia penalizar ainda mais a categoria, com perdas no TA e TR. Além disso, o reajuste concedido no salário contempla somente a reposição da inflação do período, não dando ganho real aos trabalhadores.
O Sindipetro-NF convocou uma nova assembleia para encaminhar a proposta para avaliação da categoria, que acabou aprovando.

Futsal : Equipe Submarino é campeã

O Sindipetro-NF promoveu no dia 26 de setembro, a partir das 19h, no Clube Cidade do Sol, em Macaé, a final do Torneio de Futsal da entidade. A equipe Submarino foi consagrada campeã! Em segundo lugar ficou a equipe Os Amigos e em terceiro a Ply F.C. Após o torneio aconteceu um churrasco no CEPE para integrar equipes e torcedores.
O Torneio de Futsal do Sindipetro-NF tem por objetivo promover a integração entre os trabalhadores do setor petróleo. Após a partida final, haverá uma confraternização entre participantes e familiares.

Baker e BJ

Após ameaça de greve, sai ACT

Maior vitória foi a organização e luta dos trabalhadores por avanços

O Acordo Coletivo dos trabalhadores da Baker e BJ Services foi conquistado a partir de muita luta da categoria. No dia 3 de novembro, a diretoria do Sindipetro-NF e trabalhadores da Baker/BJ realizaram um atraso de três horas na entrada do expediente, nas cinco bases das empresas (Lagomar, Vale Encantado e R1).
No ato denominado “Café com o Sindicato”, a categoria tomou um café da manhã com a diretoria no portão da empresa. Com isso atrasaram a entrada com o intuito de alertar os gestores para a necessidade de avanços no ACT 2014-2015.
“A intenção do Sindipetro-NF foi manter todos os trabalhadores e trabalhadoras mobilizados durante todo o processo negocial que envolve o ACT 2014-2015”. Ao final do movimento, em assembléias simultâneas nas três bases, foi aprovado por ampla maioria o Estado de Greve. Com isso a categoria deu mais um passo importante em seu objetivo, que era um ACT justo e democrático, que contemple avanços significativos”, comentou o Coordenador do Setor Privado, Leonardo Ferreira.
Só após esse movimento a empresa solicitou uma nova reunião com a Diretoria do NF.
“Com a categoria mobilizada e com a possibilidade real de uma greve, era urgente que a empresa contemplasse os anseios da categoria, mesmo que alegasse estar passando por dificuldades” – afirma Leonardo..
A proposta foi aprovada pelos trabalhadores no dia 17 de novembro. Para a direção do Sindipetro-NF, a maior vitória foi a organização e luta dos trabalhadores por avanços no Acordo Coletivo.
O novo acordo estabelece reajuste salarial de 7,5% a todos os empregados com salário base até R$ 4 mil. Para a faixa entre R$ 4 mil e R$ 8 mil, o reajuste é de 7,0%. Para os que estão acima de R$ 8 mil, o reajuste é de 5,0%, até o limite de R$ 1,2 mil de valor absoluto de reajuste.

Halliburton: Empresa teve que ceder

Reajuste conquistado foi de 7,2% , além de aumento do ticket e salário básico

Após três rodadas de negociação, onde a Halliburton estava criando resistência para conceder avanços, principalmente em relação ao ganho real, a direção do NF se manteve firme em defesa da categoria e conquistou uma proposta nova de Acordo Coletivo.
No dia 14 de novembro os trabalhadores Halliburton aprovaram por ampla maioria a proposta de ACT 2014/2016, que proporcionou um reajuste de 7,2%, com aumento real de 0,43%.
Também foram reajustados os Tickets Refeição que passou de R$ 28,00 para R$ 31,00. O Ticket Alimentação passou de R$ 440,00 para R$ 484,00. A proposta de ACT aprovada aumentou o auxílio-creche para R$ 418,00 e reajustou o salário básico inicial para R$ 1.332,50.

Saybolt: Um dos melhores reajustes do setor

Reajuste foi de 9,2%

Os trabalhadores da empresa Saybolt conquistaram um dos melhores reajustes concedidos ao setor privado. A empresa reajustou os salários em 9,2%, retroativos a outubro de 2014.
A empresa também se comprometeu em aplicar no mês de abril sobre o novo salário um índice de 4% a 6%, de acordo com seu resultado financeiro. Sendo 4% com qualquer resultado; 5% se o resultado apurado, no acumulado de janeiro a abril de 2015, atingir a meta entre 15% e 17,99% ou 6% se a meta atingir 18%. Esses resultados serão divulgados pela Diretoria da Saybolt.
Outras conquistas:
– adicional de 30% para os funcionários da base.
– reajuste o ticket alimentação para R$ 200,00
– reajuste do vale refeição de R$ 25,00 para R$ 28,00.
– visita técnica de saúde e segurança na sede de Macaé.

Tetra: Banco de horas, não!

Após as setoriais do Sindipetro-NF com os trabalhadores e trabalhadoras da Tetra, sobre a proposta da empresa de banco de horas, o sindicato apresentou uma contraposta que não lesaria a categoria , por conta da criação do banco de horas temporário.
No dia 8 de outubro, os representantes da Tetra recuaram da tentativa da criação do banco, uma vez que o Sindicato e a força de trabalho se posicionaram contrários a proposta da empresa.
Foi solicitado pela empresa que este tema seja debatido no acordo do ano que vem.

SCHLUMBERGER: ACORDO APROVADO EM JANEIRO DE 2015

Categoria conquista auxílio creche e reembolso academia, benefícios voltados à qualidade de vida

Em assembleia realizada no dia 27 de janeiro, os trabalhadores da Schlumberger aprovaram a proposta de ACT 2014/2015 apresentada pela empresa. Essa nova proposta saiu após extensas negociações e uma assembleia na porta da empresa ter sido cancelada, devido a grande número de gerentes coagindo os trabalhadores.
A campanha salarial de 2014 se arrastou por meses devido a postura intransigente da empresa. Tanto que no dia 9 de janeiro desse ano, a diretoria da Fup se reuniu com representantes da Schlumberger onde salientaram em mesa a importância da empresa rever sua posição intransigente em apresentar uma nova proposta. Também rechaçaram em mesa a presença de gerentes nas assembléias.
Após o fechamento do ACT, a categoria conquistou avanços em relação ao ticket alimentação, auxílio creche e reembolso academia. Todas as condições eram vigentes e aplicáveis a partir de 1º de maio de 2014, sendo que o reembolso academia e o auxílio-creche passaram a ser aplicados a partir de janeiro de 2015.

Smith

A Schlumberger que adquiriu a Smith, se comprometeu a repassar para os trabalhadores dessa empresa o mesmo reajuste e valor do ticket refeição.

Terceirização

PL4330 volta à pauta do Congresso

O PL 4.330/04, que expande a terceirização, foi desarquivado. De autoria do ex-deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), o projeto está pronto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.
A votação do projeto em plenário depende do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que precisa incluir a matéria na ordem do dia. Essa decisão é tomada no âmbito do Colégio de Líderes.
O requerimento para desar-quivamento pedia o retorno à tramitação do PL 1.621/07, do deputado Vicentinho (PT-SP), anexado ao PL 4.330. Dessa forma, todas as proposições que versam sobre terceirização são resgatadas para iniciar a tramitação de onde pararam no encerramento da legislatura no dia 31 de janeiro de 2015.
Nesta fase do debate sobre o tema, o movimento sindical precisa ficar atento, pois há forte tendência de o projeto ir à frente, tendo em vista a composição da Câmara empossada no dia 1º de janeiro de 2015.
Trata-se de uma composição mais conservadora, com uma bancada empresarial que manteve sua força e poder, com 220 representantes na Câmara. Enquanto a bancada sindical, que na legislatura passada tinha 83 representantes na Casa, agora tem 51. Para conhecer a história da luta da CUT contra a terceirização acesse:
www.combateaprecarizacao.org.br para saber mais sobre o tema.

Conquista

Grande passo na luta por igualdade

Uma das principais conquistas da FUP no Acordo Coletivo de Trabalho foi o Fundo Garantidor (Cláusula 179), que foi im-plementado pela Petrobrás desde o dia 17 de março de 2014 para contratos de prestação de serviço acima de R$ 5 milhões.
A Petrobrás concordou em estender o Fundo Garantidor para contratos entre R$ 160 mil e R$ 5 milhões. Com isso, o Fundo passa a abranger praticamente todos os trabalhadores terceirizados, cujos contratos façam referência a essa grande conquista da FUP.
Os contratos de prestação de serviço abaixo de R$ 160 mil, em sua grande maioria, são de fornecimento e não envolvem contratação direta de trabalhadores em áreas do Sistema Petrobrás.
O fundo garantidor é uma luta histórica da FUP e de seus sindicatos, que há pelo menos oito anos, cobram da Petrobrás mecanismos de proteção dos direitos dos trabalhadores terceirizados e mudanças estruturais em sua política de contratação. Na última campanha reivindicatória, a empresa, finalmente, atendeu à reivindicação e passou a implementar um serviço de caução, seguro garantia ou depósito bancário no valor equivalente entre 1% e 5% do montante global do contrato firmado com as empresas terceirizadas, evitando, assim, os calotes recorrentes que os trabalhadores sofriam.
A luta por igualdade de direitos entre trabalhadores próprios e terceirizados continua e se fortalece ainda mais com a ampliação do Fundo Garantidor. Na reunião da Comissão de Terceirização, a FUP cobrou uma fiscalização efetiva da Petrobrás sobre as condições de trabalho dos terceirizados, bem como intervenção da empresa para a solução dos problemas trabalhistas relacionados aos contratos anteriores a março e que, não contavam com o Fundo Garantidor.