Negociação de Adicional de Dutos está emperrada

No dia 31 de agosto terminava o prazo para extensão do adicional de gasodutos para os demais técnicos extra muros, conforme Acordo Coletivo de Trabalho da Transpetro (ACT). No ano passado foi feita uma carta compromisso com a empresa de que essa cláusula deveria ser acertada esse ano, mas como não houve avanços, a FUP encaminhou documento solicitando extensão do prazo para 31 de agosto de 2019.

Como consta no Acordo, “a Companhia se compromete a desenvolver estudo, em conjunto com as entidades sindicais, e entabular negociação visando a conversão do Adicional de Gasodutos em Adicional Técnico de Dutos, considerando o alcance do adicional e os requisitos para sua concessão, com previsão de conclusão até a próxima data base da categoria”, só que isso não vem acontecendo. Desde que o ACT foi assinado até o momento, a empresa só realizou uma reunião de negociação com a FUP e seus sindicatos filiados. Além de não responder aos ofícios enviados pela FUP, cobrando nova reunião.

De acordo com o diretor da FUP e do Sindipetro Caxias, Paulo Cardoso, “o fantasma do PCR (Plano de Cargos e Remuneração) pode estar impactando nas negociações, mas a categoria tem que separar o joio do trigo caso a empresa venha com essa arapuca tentando resolver este problema”.