Nesta quinta, 13 o Sindipetro-NF promove um Seminário para debater o Pré-sal e os trabalhadores

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – Sindipetro-NF –  promove na quinta, 13 de novembro o Seminário sobre o Pré-Sal e os trabalhadores. O evento terá início às 15h na sede do Sindipetro-NF em Macaé (R. Ten. Rui Lopes Ribeiro, 257 – Centro) e todos podem participar.

O evento conta com a ilustre presença do palestrante Ildo Sauer, Professor da USP e ex-Diretor de Gás e Energia da Petrobras e dos debatedores João Antônio Moraes (Coordenador da FUP e Diretor do Sindipetro-SP);  Normando Rodrigues (Assessor Jurídico da FUP e Sindipetro-NF) e Henrique Jäger (Economista do Dieese – Subseção FUP).

A idéia é apresentar o tema para a comunidade e mostrar a importância da construção de uma nova lei do petróleo. Nas data serão distribuídas cartilhas a respeito do tema e repassado o abaixo-assinado que é uma das frentes de luta para garantir que as riquezas do Pré-Sal sejam do povo brasileiro. É necessário coletar um milhão e 300 mil assinaturas para encaminhar ao Congresso nacional um projeto de lei de iniciativa popular. Esse projeto tem a finalidade de  manter o setor petróleo nas mãos do estado brasileiro, o fim das concessões para exploração das reservas brasileiras, a destinação social destas riquezas e o fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa eminentemente pública.

Como participar – Entre na página www.presal.org.br, baixe o documento e divulgue. Os formulários preenchidos devem ser enviados à sede da Federação Única dos Petroleiros (FUP), no Rio de Janeiro: Avenida Rio Branco, 133, 21º andar, Centro, CEP 20040-006 – RJ.

A importância do Pré-Sal

As mega reservas de petróleo descobertas na costa brasileira farão do nosso país uma das três maiores nações petrolíferas do mundo. Localizadas em águas ultra-profundas, abaixo da camada de sal – o chamado Pré-Sal, essas reservas deveriam ser integralmente do povo brasileiro, não fosse a ação entreguista dos neoliberais, que acabaram com o monopólio estatal e abriram a exploração das nossas jazidas para as empresas privadas. A atual legislação (Lei 9.478/97) permite que multinacionais explorem e produzam o petróleo e gás do Brasil, se apropriem das nossas riquezas e façam o que quiser com elas.

Imaginem quantos bilhões estas empresas têm lucrado, explorando nossos recursos minerais! Um prejuízo imenso para a nação! Por isso, é URGENTE uma nova legislação para regular a indústria de petróleo, garantindo que as reservas gigantescas recém descobertas sejam controladas pelo Estado e que as riquezas produzidas sejam utilizadas prioritariamente em benefício do povo brasileiro. (fonte: www.presal.org.br)