Neste Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, confira diálogos sobre o tema promovidos pelo NF

Hoje é Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e o Sindipetro-NF, junto à CNQ, CUT-RJ e FUP, aproveita a data e todo o mês de setembro para dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras sobre o tema, por meio do desenvolvimento da campanha “Heróis e heroínas também se cuidam”.

O objetivo é mostrar que os trabalhadores e as trabalhadoras, que muitas vezes enfrentam ambientes nocivos à saúde mental em seus locais de trabalho, precisam conversar mais sobre o assunto.

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira que começou no ano de 2015, em iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Na última sexta-feira, a Rádio NF disponibilizou um podcast sobre saúde mental que trouxe conversa com a psicóloga Soraya Carvalho; o médico do trabalho, Ricardo Garcia; e o diretor sindical Sérgio Borges.

Na quarta-feira, o tema foi tratado no NF ao vivo, interação semanal do Sindipetro-NF, com as participações de Alexandre Vieira, coordenador do Departamento de Saúde do sindicato; Santiago Santos, trabalhador da Fafen-PR; Graça Araújo, voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV); Mariana Oliveira, estudante; e Fabiana Serafim, viúva.

O programa se dedicou ao registro de experiências próximas de casos de suicídio, mostrando que é preciso falar abertamente sobre o tema e atuar na conscientização.

A campanha também preparou uma cartilha para auxiliar na abordagem da prevenção ao suicídio e da promoção da saúde mental. A publicação traz o histórico do Setembro Amarelo, a criação de políticas públicas, as redes de solidariedade e os dados mais recentes sobre os casos.

Cartilha_Setembro Amarelo_090921