NF acompanha auditoria do SPIE em oito plataformas da Bacia de Campos

Os diretores Raimundo Telles, Sérgio Borges e Tadeu Porto participaram hoje, 7, da abertura da auditoria externa do Serviço Próprio de Inspeção e Equipamentos (SPIE) no edifício Caseli, em Imbetiba. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) a auditoria acontecerá em oito plataformas (PCH-1, PNA-2, P-19, P-31, P-32- P-35, P-37 e P-62).

O diretor do NF Raimundo Telles alertou para a necessidade da empresa recuar em relação às punições e à redução de efetivo que estão afetando o SPIE. “As práticas de punições arbitrárias e a diminuição do efetivo estão afetando negativamente a qualidade do Serviço Próprio de Inspeção e Equipamentos. Se a gestão da empresa não recuar nessa política nefasta e anti-ética, será responsável por uma tragédia na Bacia de Campos que será inevitável” – disse Raimundo.

A auditoria acontece durante toda a semana. Durante esse período vão acontecer embarques nas plataformas da UO-BC para auditoria no local e análise dos documentos referentes ao SPIE nos prédios administrativos. Nesta terça, 8, o diretor Luiz Carlos Mendonça representará o sindicato na auditoria que será realizada a bordo de P-31 e P-35.

Sobre o nível de confiança do sindicato em relação às auditorias do IBP, Tadeu Porto afirmou: – Não vamos esconder que nosso nível de confiança com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás diminuiu nos último anos, principalmente depois da morte na Reduc. Assim, se o IBP não abrir os olhos para as falhas escancaradas que a gestão da UO-BC vem aplicando em seus trabalhadores e trabalhadoras, erros que refletem diretamente na qualidade do SPIE, vamos ter que começar a considerar a possibilidade de questionar o IBP enquanto certificador.