NF alerta em Manifesto: “Não ousem roubar o pré-sal”

Boletim especial do Sindipetro-NF, que circula a partir de hoje, traz manifesto do sindicato contra a mudança tramada no Senado para retirar da Petrobrás a condição de operadora única do pré-sal, por meio de projeto do senador José Serra (PSDB-SP). Confira o texto:

Não ousem roubar o pré-sal

Está sendo negociada no Senado a votação do Projeto de Lei 131, que acaba com a obrigatoriedade legal que garante à Petrobrás exclusividade na operação do pré-sal e sua participação mínima em 30% dos blocos. O projeto foi apresentado em março passado pelo senador José Serra (PSDB/SP), aproveitando o desgaste de imagem vivido pela companhia em razão da Operação Lava Jato.

Em tempo recorde, a proposta obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), sem o mínimo debate com a sociedade, apesar da relevância estratégica do tema.

O Sindipetro-NF, a FUP, a CUT e outras entidades dos movimentos sociais combatem a mudança pretendida pelo projeto de Serra, que quer alterar o sistema de partilha. Se, por um lado, este modelo não atendeu completamente ao que defendia estas mesmas entidades, por outro foi o que mais se aproximou das garantias que visam a soberania energética do país, assim como o seu desenvolvimento econômico e a promoção de justiça social.

Na semana passada, o boletim Nascente publicou editorial reafirmando a posição do Sindipetro-NF. A publicação condenou o fato de o prefeito de Macaé, Aluizio Santos, e o governador do estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, estarem apoiando a proposta nefasta do senador Serra. Esta parceria entreguista se materializa agora na aliança exposta em mesa programada para a feira empresarial Brasil Offshore.

Os petroleiros não se calarão. A categoria manterá a mobilização para alertar a sociedade em relação a este golpe que se trama. A garra para defender o petróleo para os brasileiros está no DNA destes trabalhadores desde a fundação da Petrobrás, e não faltam determinação e energia para mantê-la agora.”