NF ao vivo de hoje traz as últimas informações sobre as negociações do ACT com a Petrobrás

No dia em que acontece a última reunião da atual rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás, entre a FUP e a gestão da companhia, nesta quarta-feira (26), o programa NF ao vivo vai trazer, a partir das 19h30, um balanço da Campanha Reivindicatória da categoria petroleira.

O programa também acontece na véspera do Conselho Deliberativo da FUP, que vai definir nesta quinta-feira (27) os próximos passos da Campanha.

Estão previstas as participações de dirigentes sindicais da FUP que poderão compartilhar uma avaliação sobre as posturas da empresa em relação aos vários temas em disputa.

Clique no vídeo abaixo para acionar o sininho e deixe a sua pergunta para os participantes:

ARVE error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode

O momento da Campanha

O Conselho Deliberativo da FUP, integrado por representantes de todos os sindicatos filiados à federação, como o Sindipetro-NF, se reúne nesta quinta-feira (27), para avaliar a nova sequência de reuniões com a Petrobrás — iniciada no último dia 17 e que segue até esta quarta-feira (26). Além de fazer a avaliação, o Conselho vai definir os próximos passos da Campanha Reivindicatória, que poderá caminhar para a realização de uma grande greve ainda neste ano, caso a empresa não apresente uma contraproposta que atenda às reivindicações.

Nesta semana, as rodadas de negociações são integradas por reuniões que tratam de Parada de Manutenção, Frequência: saldo AF, banco de horas, jornadas (inclusive de médicos e dentistas) e HETT, na terça-feira (25); e de Benefícios: educacionais, licenças, auxílio transporte e alimentação fora da jornada de trabalho, SMS e Combate à Violência no Trabalho: fortalecimentos das Cipas, recomposição de efetivos, combate ao assédio moral e sexual, na quarta-feira (26).

Nas reuniões anteriores foram tratados temas como Relações Sindicais: regras para a realização de assembleias, liberações para atividades de representatividade coletiva, negociação coletiva x individual, regrar padrões que afetem cláusulas do ACT e vigência do Acordo; Prestação de Serviços: fundo garantidor, modelo de contratação e fiscalização, pacto global; AMS: saldo devedor, retorno dos que perderam o plano, auditoria da AMS, fundo da AMS, auditoria externa; e E&P: logística de embarque, ação do DSR, revogação dos desimplantes — que têm causado impactos graves em grande parcela do segmento offshore da categoria.