NF apoia luta dos trabalhadores da Kempetro, que anunciam paralisação de dois dias

A diretoria do Sindipetro-NF se reuniu nesta terça, 23, com a diretoria do Senge-RJ (Sindicato dos Engenheiros) e está solidária à paralisação dos trabalhadores da Kempetro Engenharia Ltda, que atua em Macaé, marcada para os dias 1º e 2 de março, aprovada em assembleia realizada também ontem.

A categoria denuncia que a empresa, mesmo após fim do período de compensação emergencial do governo aos salários, está mantendo a redução nas remunerações, sem qualquer benefício ou novo acordo com os trabalhadores e sua entidade representativa.

Em ofício enviado à Kempetro, o Senge adverte que a deliberação pela greve “ocorreu após o comunicado da empresa aos empregados, sem qualquer diálogo prévio com as entidades sindicais que os representam, de que manteria a redução de salários com redução do trabalho realizada na forma da Lei 14.020/2020, mesmo fora dos limites temporais da referida normativa, e sem que fosse assegurado qualquer benefício pela empresa e/ou pelo Estado, tal como o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda”.

O sindicato lembra ainda que “a indignação expressa na deliberação da assembleia que deliberou pela paralisação do trabalho nos dias 01/03/2021 e 02/03/2021 se deu na exata medida da desconsideração da empresa com a equipe que colaborou todo o ano de 2020 para que produtividade da empresa se mantivesse, todos afetados pelas consequências da pandemia de COVID-19, concordaram em colaborar e a também sacrificar seus salários em prol da manutenção do emprego e da empresa, na forma excepcional autorizada na normativa vigente. Todavia, não existe mais autorização no ordenamento jurídico para a redução de salários fora dos limites constitucionais. Deste modo, os trabalhadores permanecerão a desenvolver suas atividades laborativas no horário contratual”.

O Sindipetro-NF está à disposição do Senge e dos trabalhadores representados pela entidade na luta pela preservação das condições salariais e demais direitos dos funcionários da empresa.