NF apoia luta pelo reconhecimento das profissões de Alpinista Industrial e de Inspetor de Equipamentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A FUP e seus sindicatos, entre eles o Sindipetro-NF, tem mantido entendimentos com entidades representativas dos Alpinistas Industriais (Irata) e dos Inspetores de Equipamentos que somam esforços na luta pelo reconhecimento destas profissões. Nesta sexta, 2, o diretor do Sindipetro-NF, Alessandro Trindade, participou de reunião de sindicalistas com o deputado federal do Psol-RJ, Glauber Braga, sobre o tema.

“Esse é um debate muito importante, acerca da valorização destes trabalhadores que hoje são fundamentais na indústria petroquímica, na indústria offshore e todo segmento da área industrial naval. Há todo um estudo já detalhado, feito em parceria com a FUP, e nós acreditamos que é possível avançar na questão do reconhecimento”, afirma Trindade.

Os sindicatos atuam na construção de um projeto de lei que estabeleça a regulamentação das profissões e crie um piso salarial para a categoria. As entidades denunciam que há uma grande defasagem nas remunerações, em razão dos impactos nocivos da Lava Jato sobre o setor industrial.

O deputado Glauber Braga se comprometeu a defender estas pautas na Camada Federal em Brasília, colocando à disposição toda a bancada do Psol. O parlamentar recebeu, de Trindade, o jaleco laranja que simboliza as lutas da categoria petroleira.

A reunião foi articulada pelo Sinditac (Sindicato dos Trabalhadores de Acesso por Cordas e Inspetores Certificados) e pela Coteibras (Cooperativa dos Trabalhadores Especialistas de Inspeção do Brasil).