NF apoia projeto que prepara educandos para prova de certificação dos ensinos fundamental e médio

O Sindipetro-NF está apoiando a preparação de 36 estudantes que farão, em agosto, a prova do Encceja 2024 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), em agosto. A entidade avalia que este apoio faz parte do seu compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária.

Parte dos estudantes que participam do projeto de preparação para o Encceja, realizado pelo Núcleo de Educação Popular Delso Gomes (NEP-Delso Gomes), estiveram na reunião da diretoria da entidade, na última terça, 18, para apresentarem informações sobre o andamento dos trabalhos.

“O NF é um sindicato que se preocupa, está no nosso estatuto, cumprindo até a nossa Constituição, com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O papel do sindicato, sobretudo depois do governo fascista que a gente passou, é reorganizar a sociedade como um todo, não só a nossa categoria como todos os segmentos. É uma missão histórica que nós, como categoria organizada, não podemos deixar passar. O resgate da cidadania através da educação, com princípios freirianos, é mais do que justo e mais do que pertinente”, afirma o diretor Luiz Carlos Mendonça, mais conhecido como Meio Quilo.

O sindicalista explica que a entidade dá apoio em forma de disponibilização de estrutura física, com a aula inaugural do projeto tendo sido realizada na sede de Campos dos Goytacazes, em 25 de maio passado, e com transporte e lanche em dias de aula presencial. Para os próximos dias está prevista, por exemplo, uma aula de campo no Mosteiro de São Bento, na Baixada Campista.

A maioria das aulas, no entanto, é online, de segunda a sexta-feira, com participação de estudantes de diversas comunidades e de assentamentos e acampamentos do MST na região. De acordo com o coordenador do projeto, o educador Diego Splinter, participam alunos da Tapera, Travessão, Floresta, Assentamento Dandara dos Palmares, Assentamento Josué de Castro, Acampamento 15 de Abril, Sesmarias, Rio das Ostras, Lajes de Muriaé e São Gonçalo e do Assentamento Paz na Terra.

Mais de 60% dos educandos tem mais de 30 anos de idade, o que reforça a importância de viabilizar a certificação do ensino formal para um público já trabalhador.

“O sindicato, além de ter dirigentes envolvidos diretamente, que é o caso do Meio Quilo, o que é muito importante para o coletivo, desde sempre contribuiu no que diz respeito a estrutura para a realização do curso. Nossa aula inaugural foi no auditório do Sindipetro, e em pleno sábado a diretoria esteve presente, e isso reforça e reafirma o compromisso de construir juntos processos que sejam emancipatórios”, afirma Splinter.

O educador destaca ainda que “o sindicato sempre foi parceiro histórico na luta pela construção de uma educação popular e emancipadora, e nós como militantes aqui na região e organizados nas lutas populares, temos o Sindipetro-NF como referência, e desde o principio do nosso trabalho tivemos os companheiros do sindicato próximos e dispostos a contribuir, desde o espaço, a alimentação, a confecção dos materiais, e sobretudo o diálogo aberto para propor nosso projeto”.

O que é o Encceja

O Encceja é uma oportunidade de garantir a certificação do ensino fundamental e médio para quem quer retomar os estudos. A aplicação da prova, que neste ano será em 25 de agosto, é feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As inscrições para participação terminaram no dia 10 de maio.

“A participação no exame é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar”, informa o Inep.

[Fotos: Luciana Fonseca / Imprensa do NF]