NF aprofunda investigação sobre incidente com aeronave na P-51

O Sindipetro-NF acompanhou, nesta semana, a inspeção do motor da aeronave PR-OHE, que registrou um incidente na P-51, no último 21 de maio. A empresa já havia apresentado as informações técnicas sobre o ocorrido, porém, o sindicato entendeu que era necessário aprofundar o entendimento visando trazer mais esclarecimento aos trabalhadores e trabalhadoras, que estavam apreensivos com a ocorrência.

Durante a inspeção, o diretor do Sindipetro-NF, Alexandre de Oliveira, acompanhou todos os testes feitos no motor da aeronave, nos quais os técnicos constataram que o motor em questão, não poderia ser recuperado, sendo necessária a troca para que a aeronave retornasse aos vôos. Além disso, novos testes foram realizados após a troca.

O sindicato também foi informado que o tempo entre a decolagem e o pouso durou menos de 20 segundos e que a aeronave estava com toda a documentação regular. Além disso, foram passadas informações como experiência do piloto e do copiloto, tempo de vôo da aeronave e outros dados técnicos necessários para avaliação do incidente.

A empresa também apresentou todo o plano de prevenção, que é realizado em todas as aeronaves e vôos e informou, que caso a manutenção preventiva não esteja em dia, a aeronave não é autorizada a decolar.  A empresa ressaltou ainda que cumpre o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 135, que desde 1974 impede o transporte de passageiros sobre o mar, em helicóptero mono turbina.

O Sindipetro-NF ressalta que entende a apreensão dos trabalhadores e trabalhadoras após o ocorrido e que ficará em alerta, o sindicato também está a disposição da categoria para esclarecer qualquer dúvida ou receber novas  denúncias.

“Estamos aqui para buscar oferecer tranquilidade aos trabalhadores, porque o trabalhador e a trabalhadora precisam estar seguros para trabalhar. Pedimos a Petrobrás que ofereça informações mais claras sobre o processo de decolagem e colocamos o nosso setor de assistência a disposição da categoria para esclarecer qualquer dúvida e receber possíveis denúncias”, declarou o diretor Alexandre de Oliveira.