NF chama novas assembleias para dizer não aos cortes no Acordo

Gestão da Petrobrás faz terrorismo com a categoria e fala em proposta “final” que acaba com dezenas de direitos. Participe das assembleias na próxima semana para, mais uma vez, dizer não aos cortes e partir para a greve

A voracidade com que a gestão bolsonarista da Petrobrás está atacando o Acordo Coletivo dos trabalhadores não encontra paralelo com nenhum outro momento da companhia. É o maior ataque de todos os tempos. Em sua terceira contraproposta, que em tom ameaçador chama de “final”, a empresa mantém a eliminação de dezenas de direitos, da remuneração aos benefícios, passando pela saúde e segurança e pela organização sindical, como mostra o quadro nas páginas 2 e 3 desta edição especial do Nascente.

A categoria petroleira vai, novamente, dizer um grande não a estes cortes e partir para a luta, que é o único modo de enfrentar essa desvalorização e esse desrespeito para com os que constroem a Petrobrás e são os seus verdadeiros patrimônios, os trabalhadores e as trabalhadoras.

É muito importante que os petroleiros e as petroleiras participem das assembleias (calendário ao lado) e relatem ao sindicato as tentativas das gerências em coagir a força de trabalho pela aprovação da contraproposta.

Ao mercado, tudo

Enquanto busca os melhores cenários para os acionistas, a gestão da Petrobrás quer impor os piores cenários para os trabalhadores. Um exemplo disso é a antecipação de dividendos que a empresa fez aos acionistas, enquanto quer cortar “custos” com os empregados.

“Com a expectativa da melhora do lucro líquido para o exercício de 2019, o Conselho de Administração aprovou a antecipação de distribuição de remuneração aos acionistas sob a forma de juros sobre o capital próprio (JCP) no valor de R$ 2,6 bilhões, equivalente a R$ 0,20 por ação ordinária e preferencial por circulação, superando os R$ 0,10 por ação do trimestre anterior”, registrou o blog Fatos e Dados, da empresa, em 1º de agosto (em bit.ly/2ODDxeK).

Calendário das Assembleias

Cabiúnas
Grupo A 22/08 7h
Grupo E 22/08 15h
Grupo B + Adm 26/08 7h
Barra do Furado 27/08 7h
Grupo C 28/08 7h
Grupo D 30/08 7h

Campos (Sede do Sindipetro-NF)
Dia 28/08 –  10h

BASES ADMINISTRATIVAS
De 26 a 30 de agosto – O Sindipetro-NF divulgará mais detalhes ao longo da sema- na, de modo a garantir a liberdade dos trabalhadores e não permitir o assédio dos gestores.

PLATAFORMAS
De 26 a 30 de agosto – Mais informações nas mídias do sindicato dia 25/08, às 19h30.

Indicativos da FUP e do NF

01 – Manutenção da negociação coletiva sobre os pontos divergentes.
02 – Prorrogação dos efeitos do atual acordo coletivo de trabalho enquanto durarem as negociações, demonstrando boa fé negocial.
03 – Rejeição da 3ª contraproposta da Petrobrás.
04 – Aprovação de greve em data a ser definida pela FUP e seus sindicatos, no caso de ataques ao patrimônio jurídico coletivo da categoria, durante o processo negocial.