NF cobra e Petrobrás começa a corrigir pagamento de horas extras do deslocamento

O Sindipetro-NF cobra, há muitos anos, o correto pagamento das horas extras do deslocamento, independentemente de onde reside o trabalhador offshore. A Petrobrás tem começado a atender a essa demanda e o sindicato orienta que os petroleiros e petroleiras apontem estas horas.

De acordo com o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, esta é uma luta antiga que se intensificou durante a pandemia da Covid-19. “Começou a haver voos 6h da manhã [do Farol de São Thomé], e o trabalhador tinha que sair 1h30 da Praia Campista [em Macaé]”, lembra.

No último dia 23, o sindicato enviou ofício à empresa, onde cobra a isonomia e questiona sobre as razões para que os pagamentos estejam sendo feitos de formas diferenciadas nas unidades (confira abaixo).

O sindicato cobra que o pagamento seja feito com isonomia para todas as plataformas, mas, por enquanto, a empresa está avaliando caso a caso, de forma progressiva. A entidade também informa que vai acentuar a luta para que, além do pagamento geral, seja garantido o pagamento do direito retroativo a cinco anos.

A entidade reforça a orientação para que a categoria informe sobre o atendimento a direitos, como as horas extras, e sobre as condições de deslocamento para o trabalho, segurança nas áreas operacionais e demais condições que afetam a vida do trabalhador e da trabalhadora pelo e-mail [email protected].

Ofício enviado pelo NF

Ofício 269 _ 2023 - Pagt Horas Extras Viagem Serviço